Pesquisar No Site

Caraguatatuba conta com Brigada Municipal e Sala de Controle para combate à dengue

Publicado em: 28/01/2020
Destaques
Caraguatatuba conta com Brigada Municipal e Sala de Controle para combate à dengue
Caraguatatuba conta com Brigada Municipal e Sala de Controle para combate à dengue

A Prefeitura de Caraguatatuba é a única do Litoral Norte com Brigada Municipal exclusiva para o combate à dengue nos prédios públicos, que conta com a participação de cerca de 300 servidores municipais.

Além disso, a cidade conta com a “Sala Municipal de Coordenação e Controle da Dengue, Chikungunya e Zika”, que acontece mensalmente para arquitetar estratégias de combate à dengue.

Os dois mecanismos fazem parte da “Campanha Minha Família Sem Dengue”, criada no ano passado pelo prefeito Aguilar Junior para fortalecer a conscientização de moradores, veranistas e turistas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

#PraCegoVer: Ricardo Fernandes dá explicações técnicas sobre os criadouros do mosquito transmissor (Foto: Divulgação/PMC)

Na manhã desta terça-feira (28/01), representantes de diversas secretarias municipais se reuniram para tratar de novas estratégias para o combate à doença, como a fiscalização em prédios públicos. A Brigada Municipal conta com servidores de todas as secretarias municipais, que são responsáveis pela análise diária dos espaços coletivos.

Segundo o prefeito Aguilar Junior, presente o objetivo maior da brigada e destes encontros é a mobilização de servidores para a eliminação de criadouros nos locais de trabalho também. “O intuito principal é fazermos nossa lição de casa. Precisamos visitar nossos espaços públicos e casas todos os dias. Esta é uma luta de todos nós. Neste sábado, realizaremos um Cata-Treco no bairro Sumaré. Temos feito nossa parte e precisamos que toda a população também colabore”, ressaltou.

Caraguatatuba conta também com a Sala de Situação, que também acontece mensalmente com o objetivo de monitorar o Índice de Densidade Larvária (IDL) nos bairros e definir novas estratégias, bem como qualificar os profissionais de saúde que atuam no atendimento dos pacientes que possuem diagnóstico positivo para a doença.

Nos bairros, as ações continuam e depois do Rio do Ouro, uma força tarefa será realizada no bairro do Sumaré no próximo sábado (01/02). Um batalhão de agentes estará fiscalizando as residências e eliminando os criadouros.

Somente na ação do Rio do Ouro foram vistoriados 1.600 imóveis e recolhidos mais de três caminhões de entulhos com a Operação Cata-Treco.

Agentes são identificados

A Prefeitura de Caraguatatuba alerta aos munícipes para permitirem a entrada dos agentes da Campanha Minha Família Sem Dengue nas residências.

Todos estes profissionais possuem identificação e utilizam uniformes padronizados. Eles fiscalizam as residências em duplas e contam com veículos da Secretaria de Saúde.

“Em caso de dúvidas, ligue para a Secretaria de Saúde. Não podemos deixar pessoas más intencionadas atrapalharem o trabalho de fiscalização e controle da dengue em nossa cidade”, disse o secretário de Saúde, Amauri Toledo.

O telefone para informações sobre os agentes é o Disk Dengue 3887-6085 ou pela Central 156.

 

Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

“De Ponta a Ponta” comemora Dia Internacional da Dança
“De Ponta a Ponta” comemora Dia Internacional da Dança

Para comemorar o Dia Internacional da Dança, lembrado em 27 de abril, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza “De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante” para promover e reunir os grupos artísticos da nossa região em diversas apresentações gratuitas. “De Ponta a Ponta – Mostra

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 17/04/2024
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas

O time de basquete de Caraguatatuba disputou, no último final de semana, o “Basquete Adulto Metropolitano” contra a equipe XXT Basketball. O time teve um desempenho notável, que deixou a partida acirrada, mesmo que o resultado final não tenha sido favorável. A competição terminou em 73 a 68 para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e retirada de resíduos estão em diversos bairros de Caraguatatuba
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e retirada de resíduos estão em diversos bairros de Caraguatatuba

Praia das Palmeiras, Balneário dos Golfinhos e Jardim Jaqueira são alguns dos bairros de Caraguatatuba que estão recebendo esta semana serviços de zeladoria da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Equipes de roçada, varrição e retirada de entulhos estão essa semana nas ruas do Morro

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 16/04/2024
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Cerca de 150 mil atendimentos foram realizados durante cinco anos no Pró-Mulher
Cerca de 150 mil atendimentos foram realizados durante cinco anos no Pró-Mulher

O Centro de Referência da Mulher, o Pró-Mulher, completa cinco anos neste sábado (20). O equipamento é um diferencial nos cuidados com a saúde da mulher, garantindo mais qualidade de vida, através de um olhar diferenciado, acolhimento e mais atenção às pacientes. Neste período, o Pró-Mulher realizou cerca de 150

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024