Pesquisar No Site

16 dias de ativismo visa conscientizar população contra às violências

Destaques
16 dias de ativismo visa conscientizar população contra as violências
16 dias de ativismo visa conscientizar população contra às violências

Com o intuito de realizar um movimento em prol da Não Violência, a Prefeitura de Caraguatatuba, aderiu a mais um ano de campanha em apoio aos 16 dias de ativismo.

A campanha tem início dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Desse modo, a iniciativa pretende unir as duas lutas e criar uma conscientização geral, alertando a sociedade para a importância desse tema.

Em Caraguatatuba, a principal proposta desse movimento é unir e dar visibilidade a luta contra outros tipos de violência e preconceitos sociais, raciais, de gênero, violência ao idoso, criança e adolescente etc.

Para este ano, as Secretarias Municipais preparam uma panfletagem nas ruas do município de Caraguatatuba no dia 25 de novembro, destacando os diversos tipos de agressões e aspectos do comportamento cotidiano da população que alimentam a cultura da violência contra as mulheres. Como data de início da Campanha estará reservado no auditório da Fundacc para o dia 25 de novembro a Palestra da Defensoria Pública com o tema: “Defensoria Pública e a Proteção dos Direitos das Mulheres”.

Ao longo das semanas, outras ações e atividades também contribuirão para a luta de conscientização, junto a debates artísticos e intervenções que enaltecerá o assunto.

O evento é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e conta com o apoio: Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Secretaria de Esportes e Recreação, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal da Condição Feminina, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Fundacc, Instituto Federal, Defensoria Pública e Ministério Público.

No Brasil, a Campanha do Laço Branco tornou-se uma das parceiras no enfrentamento à violência de gênero. Com o objetivo de envolver os homens no ativismo contra a violência de gênero, a Campanha foi criada por um grupo de homens canadenses que se indignaram com o massacre da Escola Politécnica de Montreal com o objetivo de mostrar que existem homens que repudiam o sexismo e as práticas violentas contra as mulheres.

História – Em 25 de novembro de 1999, a Assembleia Geral da ONU proclamava esta data como Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra a Mulher, a fim de estimular que o Poder Público e a Sociedade Civil organizada, Nacional e Internacional, realizassem eventos anuais com o propósito de erradicação da violência contra a mulher.

A data foi escolhida no primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia, para homenagear as irmãs Maria Teresa, Minerva e Patria Mirabal, Las Mariposas, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

As irmãs haviam sido presas e torturadas várias vezes, apesar disso, continuavam a luta contra a ditadura. A morte violenta delas causou grande comoção na República Dominicana com repercussão mundial.

Por causa desse e outros casos, movimentos vêm crescendo, conscientizando e transformando a visão da sociedade. Portanto, é preciso se juntar a luta, entender e combater.

Diga não a violência: Denuncie – Disque 100 ou 180.

#PraCegoVer: Programação da Campanha 16 Dias de Ativismo. (Foto:Arte/PMC)

 

Marina Larcher
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informação para a imprensa (12) 38975650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Eleição o Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo
Eleição do Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo

Interessados podem participar nesta quinta-feira (18), da eleição dos conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). A votação será das 10h às 17h, na Secretaria de Turismo, no Centro. O Conselho terá composição paritária entre membros do poder público e da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a municipalização do Licenciamento Ambiental em reunião com CETESB
Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a municipalização do Licenciamento Ambiental em reunião com CETESB

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, marcou presença em um encontro com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) nesta quarta-feira (17). A reunião foi realizada no Auditório Augusto Ruschi, da SEMIL, em São Paulo. O encontro foi uma continuidade

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, visitou nesta terça-feira (16/4) as obras de implantação da rede de esgoto no bairro Jaraguazinho. As obras ocorrem na Rua Oziel Egídio de Farias e o prefeito acompanhou o empreendimento ao lado do vereador Gil Oliveira; do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella; e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Prefeitura divulga resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato
Prefeitura divulga resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato

A Prefeitura de Caraguatatuba publicou nesta sexta-feira (19), resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). O pleito foi realizado na quinta-feira (18), na Secretaria de Turismo e contou com 160 votos. O Conselho tem composição paritária entre membros do poder público e

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 19/04/2024
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (21), a entrega dos kits de escovação aos alunos da 1ª fase ao 5º ano da rede municipal de ensino. Ao todo, 11 mil kits serão entregues, contendo escova dental, pasta de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/03/2024