Pesquisar No Site

Vegetarianismo e Alimentação Sustentável são temas de palestra na 4ª Semana de Segurança Alimentar

Vegetarianismo e Alimentação Sustentável são temas de palestra na 4ª Semana de Segurança Alimentar
Vegetarianismo e Alimentação Sustentável são temas de palestra na 4ª Semana de Segurança Alimentar

No Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, comemorada na última quarta-feira (16), o Banco de Alimentos, equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoveu as palestras “Vegetarianismo – Mitos e Verdades” e  “Desperdício de Alimentos e Sustentabilidade”.

#PraCegoVer: Anfiteatro da Fundacc. No palco estão as nutricionistas Paula Almeida (coordenadora do Banco de Alimentos) e Cíntia Araújo, o vereador De Paula, o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, e o presidente da Câmara Municipal, Carlinhos da Farmácia. De pé, atrás do púlpito, o locutor Juca Bala. (Fotos: Claudio Gomes /PMC)

O evento faz parte da programação da 4ª Semana de Segurança Alimentar (14 a 18), e foi realizado no auditório da Fundacc e aberto ao público.

Na primeira exposição, a nutricionista Sabrina Viana, coordenadora da pós-graduação em Nutrição Vegetariana e Estilo de Vida do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-SP), desmistificou conceitos sobre a alimentação vegetariana.

“Há quem diga que a alimentação vegetariana não pode ser adotada por crianças e idosos, pois não contém nutrientes necessários. Não é verdade. O fato de uma pessoa ingerir carnes em geral não a torna mais saudável. Tudo depende da quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos. A proteína animal pode perfeitamente ser substituída pela vegetal por meio das leguminosas (feijões, soja, grão-de-bico ou lentilha)”, afirmou.

A nutricionista também ressaltou que estudos comprovam que os vegetarianos apresentam menor pressão sanguínea, menos riscos de doença cardíaca, melhor controle do peso corporal e menor incidência de cânceres.

“Os alimentos in natura, ou seja, minimamente processados, são os melhores para a saúde. Os ultraprocessados com ingredientes produzidos industrialmente são os piores. Quanto maior a ingestão de frutas, legumes e vegetais, melhor para a saúde. Além disso, a adoção da dieta vegetariana também faz bem para o meio ambiente. Para produzir um litro de carne, por exemplo, são gastos 15.500 litros de água e de frango, 3.900 litros. Já para 1 quilo de milho são gastos 900 litros e de trigo, 1.300 litros (dados do site Water Footprint)”, disse.

Sabrina ainda refletiu sobre a filosofia vegana. “Se formos avaliar como são obtidas as carnes de boi, frango e peixe, o leite, os ovos, produtos cosméticos, vestuários, entre outros, chegamos à conclusão que é às custas do sofrimento de animais. Esse foi um dos motivos que me tornei vegetariana”.

#PraCegoVer: Anfiteatro da Fundacc. A palestrante está de pé no palco segurando e falando no microfone para uma plateia formada de homens e mulheres sentados na plateia. Ao fundo, um telão branco projeta fotos e informações. (Fotos: Claudio Gomes/PMC)

O palestrante seguinte, Delano Moreira de Rezende, nutricionista e professor da  ETEC/Caraguatatuba, abordou a questão do desperdício de alimentos.

“No mundo, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são jogados fora por ano. Desse número, 10% ocorrem no campo, 50% durante o transporte, 30% na comercialização e 10% no consumidor final. A saída está na sustentabilidade, ou seja, produzirmos e retirarmos somente o necessário, pensando nas gerações futuras. Temos que aprender a sermos sustentáveis senão enfrentaremos a escassez”, alertou.

Rezende propõe mudanças de atitudes no dia a dia para combater esse panorama. “Comprar somente a quantidade certa de alimentos, conservá-los adequadamente, reutilizar sobras limpas, separar o lixo orgânico e o reciclável, programar as comprar, fazer um cardápio semanal, congelar e descongelar corretamente os produtos são ações que farão a diferença no futuro”, afirmou.

Banco

Na abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, ressaltou que o Banco de Alimentos de Caraguatatuba foi fechado há oito anos e reaberto, em 2017, pelo prefeito Aguilar Junior.

“Agradeço ao prefeito, às nutricionistas Paula Almeida (coordenadora) e Cíntia Araújo, e equipe por esse importante trabalho. Em quase três anos de funcionamento foram distribuídas 70 toneladas de alimentos a 28 entidades de assistência social no município. Além disso, o equipamento realiza vários cursos de capacitação de aproveitamento integral dos alimentos, voltado para funcionários de hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes e à população em geral”, disse Fontes.

O presidente da Câmara de Caraguatatuba, vereador Francisco Carlos Marcelino, o Carlinhos da Farmácia, lembrou que foi o autor da lei 1.548/2008, que criou o Banco de Alimentos, na gestão do prefeito José Pereira de Aguilar. “Fico satisfeito com o crescimento e fortalecimento desse equipamento que tem ajudado muitas instituições na cidade. Parabéns à Prefeitura e às nutricionistas responsáveis”, declarou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Circuito Mares agita Praia da Cocanha em Caraguatatuba com expectativa de 6 mil pessoas no fim de semana
Circuito Mares agita Praia da Cocanha em Caraguatatuba com expectativa de 8 mil pessoas no fim de semana

A Praia da Cocanha, em Caraguatatuba, será o palco do retorno do Circuito Mares neste sábado e domingo, dias 2 e 3 de março, para a 10ª edição do evento que reunirá três mil atletas de diversas localidades. Considerado o maior evento de Águas Abertas e Aquathlon do Brasil, a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 01/03/2024
Donos da Bola e Real Madrid vencem os jogos de abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal
Donos da Bola e Real Madrid vencem os jogos de abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal

As disputas de abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal foram realizadas nesta quarta-feira (28), no ginásio Morro do Algodão, com os jogos entre Amigos/MDJ, Donos da Bola, Pedrinho FC e Real Madrid. Na primeira partida da noite, às 20h, os Donos da Bola marcaram presença em quadra vencendo Amigos/MDJ

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 29/02/2024
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas de ações do 3º quadrimestre de 2023
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas de ações do 3º quadrimestre de 2023

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caraguatatuba prestou contas na manhã desta quinta-feira (29), das ações realizadas no 3º quadrimestre de 2023, na Câmara Municipal. O balanço envolveu as atividades da pasta realizadas nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do ano passado. A audiência pública foi transmitida

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 29/02/2024
Prefeitura reforça pedido ao DER para que obras da SP-55 sejam agilizadas com trabalho noturno
Prefeitura reforça pedido ao DER para que obras da SP-55 sejam agilizadas com trabalho noturno

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, está encaminhando ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) um ofício reiterando a solicitação de adequações ao plano de ação das obras de recapeamento da Rodovia SP-55. O principal pedido é que os trabalhos passem à ser realizados no

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 29/02/2024
Projeto ‘Saúde em Primeiro Lugar’ orienta 4 mil pessoas sobre prevenção de doenças e melhor qualidade de vida
Projeto ‘Saúde em Primeiro Lugar’ orienta 4 mil pessoas sobre prevenção de doenças e melhor qualidade de vida

O projeto “Saúde em Primeiro Lugar” desenvolvido pelo Instituto Sócrates Guanaes em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba já atendeu 4 mil pessoas com diversas oficinas sobre nutrição, fisioterapia e psicologia. O “Saúde em Primeiro Lugar” foi lançado em 2023 com atividades e orientações que visam a promoção da saúde,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 12/03/2024