Pesquisar No Site

V Fórum Regional de Educação Ambiental do Litoral Norte debate importância do Ecoturismo

Destaques
V Fórum Regional de Educação Ambiental do Litoral Norte debate importância do Ecoturismo
V Fórum Regional de Educação Ambiental do Litoral Norte debate importância do Ecoturismo

O Ecoturismo no Litoral Norte, aproveitando suas principais características. Este foi um dos temas debatidos dentro do V Fórum Regional de Educação Ambiental (ForEa), realizado em Caraguatatuba na terça e quarta-feira (1º e 2) pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), em parceria com as prefeituras de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. O evento reuniu ambientalistas e estudantes da região e convidados de outras cidades.

Imagem 1 #PraCegoVer: Homem fala de frente a um telão (Foto: Luís Gava/PMC).

Um dos coordenadores do evento, Pedro Rego, destacou que a ideia foi debater o Ecoturismo como uma solução ou um problema para o Litoral Norte, muito dependente da temporada de verão e turismo de praia quando há muitas alternativas sustentáveis que podem colaborar com o desenvolvimento da região, sem agressão ao meio ambiente.

Para tanto, um dos módulos de discussão reuniu hoteleiros que apostam nesse nicho que cresce e agrega a cada ano. Um deles é o empresário da Rede dos Sonhos, José Fernandes, que falou sobre seus empreendimentos nas cidades de Socorro (SP) e Bueno Brandão (MG).

#PraCegoVer: Imagem mostra uma sala grande com várias mesas e um espaço vazio no centro; algumas pessoas observam materiais expostos. (Foto: Luís Gava/PMC).

De uma pequena propriedade que possuía, o então engenheiro agrônomo hoje comanda um império que engloba o Campo dos Sonhos, Parque dos Sonhos, Terra dos Sonhos e, em breve, Colina dos Sonhos. Todos sustentáveis e com responsabilidade social, servindo de exemplo para outros empreendimentos e vencedor de vários prêmios.

São chalés sustentáveis, adaptações para deficientes, quartos que abrigam cachorros, cozinhas funcionais, produtos orgânicos produzidos nos espaços. “Tinha uma terra que não era muita coisa, criei lagos de pesca, depois, com a plantação de café, uma torrefadora, com a cana de açúcar veio o alambique e assim vamos crescendo, criando produtos, reduzindo lixo, sendo sustentáveis”, explicou aos presentes.

Nessa pegada, o empresário Alexandre Haberkorn também contou como criou a Banana Bamboo Ecolodge, incrustada no Sertão do Ubatumirim e totalmente integrada à Mata Atlântica com projetos ambientais semelhantes e integração da comunidade do entorno que trabalha na propriedade permitindo o desenvolvimento do turismo sustentável.

No Centro Histórico de São Sebastião, a Pousada Sesmaria é um exemplo nesse quesito, principalmente na separação de lixo orgânico e ‘fábrica’ de compostagem que serve para atender as necessidades do estabelecimento, doar para os hóspedes e reduzir em 40% a produção de lixo que antes ia para o aterro.

“Incentivamos nosso hóspede nessa pegada deixando lixeiras com separações nos quartos, evitando garrafas plásticas e latas e a maioria colabora”, explica o empresário Eduardo Melchert.

Nesta quarta-feira, destaque para a temática da Educação formal e o que se espera das gerações e a economia circular. Ressaltando a importância da preservação, o Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba confeccionou e presenteou cada palestrante com porta canudos, que contém dois canudos de alumínio e um limpador.

A questão do desenvolvimento sustentável foi bem debatida na abertura que contou com a presença do vice-prefeito de Caraguatatuba e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, capitão Campos Junior; do secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Daniel Fernandes; da secretária-adjunta de Educação de Ilhabela, Vilma Barreto; e do supervisor de Ensino da Diretoria de Ensino, Victor Paulo Fida Gema.

Campos Junior, que foi comandante do Policiamento Ambiental no Litoral Norte por muitos anos, destacou a importância desse evento para o desenvolvimento do potencial turístico da região e não só vocação.

“Estamos às margens do maior eixo comercial da América Latina e temos na nossa região o maior patrimônio preservado da Mata Atlântica. Portanto, se há um lugar neste país onde tem que acontecer o desenvolvimento com a preservação é aqui. Está nas nossas mãos e fico feliz que o assunto está em mãos de pessoas dedicadas a essa questão tão importante”.

Confira a programação desta quarta-feira

Educação formal: o que podemos esperar das nossas futuras gerações

13h30 – 14h30 – Recepção e Estandes

14h30 – 15h – Abertura – Apresentação Projeto Garoçá com Luciana Galani

15h00 – 16h20 – Projeto de Compostagem nas escolas com Taluana Laiz Martins Torres; Jardim Sensorial; Projeto Tecendo as Águas (São Sebastião e Caraguatatuba) – Educomunicação e Projeto de Educação Ambiental para Redução de Risco e Desastres

16h20 – 17h – Mesa de debate com  Andrée de Ridder Vieira

17h – Apresentação – Maracatu

17h – 18h – Atividades culturais e roda de conversa (saguão do teatro) com Programa de Comunicação do CBH-LN

Economia circular

18h – 19h – Sociedade Resíduo Zero com Carlos Henrique Andrade de Oliveira

19h00 – 19h20 – “Menos é tudo. Reflexão sobre consumo”  Georgeta Gonçalves

19h20 – 19h40 – “Projeto de Olericultura” Guilherme Felipe Ferreira dos Santos – Consultor de Negócios do Sebrae – SP

19h40 – 20h – Ecoempreendedorismo com Instituto Supereco

20h – 21h – Mesa de Debate com Tatiana Flow e Pedro Rego

21h – Encerramento

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal

O Ginásio Morro do Algodão, em Caraguatatuba, recebeu nesta quarta-feira (3/4) as partidas das oitavas e quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. No primeiro jogo da noite, pela fase de oitavas, Lion FC e Chelsea/Irmandade se enfrentaram. Após um empate em 2 a 2 no tempo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/04/2024
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal terá mais duas rodadas de jogos pelas oitavas de final nesta quarta-feira (27), no Ginásio Morro do Algodão. A competição promete muita emoção com dois jogos imperdíveis. Às 20h terá o confronto entre Hidráulica Caiçara e Litoral City. Em seguida, às 21h, será

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/03/2024
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart

Na última etapa da Copa São Paulo Light de Kart, realizada no renomado kartódromo Ayrton Senna em Interlagos, a jovem pilota de Caraguatatuba, Anna Luiza Pimpão, superou desafios e conquistou um lugar no pódio da F4 Graduados B, uma das categorias mais competitivas do campeonato. Após enfrentar dificuldades com seu

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba registra boletim de ocorrência contra beneficiária por venda ilegal de fralda geriátrica
Prefeitura de Caraguatatuba registra boletim de ocorrência contra beneficiária por venda ilegal de fralda geriátrica

A Prefeitura de Caraguatatuba registrou nesta quinta-feira (25), Boletim de Ocorrência contra a responsável por um paciente, beneficiado com a entrega de fraldas geriátricas. A Secretaria de Saúde recebeu a denúncia de que a mulher estava vendendo 12 pacotes de fraldas em um grupo de vendas do facebook, o que

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 25/04/2024
GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado
GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou na noite de terça-feira (02) a apreensão de um veículo, sob suspeita de ter sido furtado. Por volta das 19h30, um agente de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, ao fazer o patrulhamento na região central da cidade, avistou

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 03/04/2024