Pesquisar No Site

V Fórum Regional de Educação Ambiental do Litoral Norte debate importância do Ecoturismo

Destaques
V Fórum Regional de Educação Ambiental do Litoral Norte debate importância do Ecoturismo
V Fórum Regional de Educação Ambiental do Litoral Norte debate importância do Ecoturismo

O Ecoturismo no Litoral Norte, aproveitando suas principais características. Este foi um dos temas debatidos dentro do V Fórum Regional de Educação Ambiental (ForEa), realizado em Caraguatatuba na terça e quarta-feira (1º e 2) pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), em parceria com as prefeituras de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. O evento reuniu ambientalistas e estudantes da região e convidados de outras cidades.

Imagem 1 #PraCegoVer: Homem fala de frente a um telão (Foto: Luís Gava/PMC).

Um dos coordenadores do evento, Pedro Rego, destacou que a ideia foi debater o Ecoturismo como uma solução ou um problema para o Litoral Norte, muito dependente da temporada de verão e turismo de praia quando há muitas alternativas sustentáveis que podem colaborar com o desenvolvimento da região, sem agressão ao meio ambiente.

Para tanto, um dos módulos de discussão reuniu hoteleiros que apostam nesse nicho que cresce e agrega a cada ano. Um deles é o empresário da Rede dos Sonhos, José Fernandes, que falou sobre seus empreendimentos nas cidades de Socorro (SP) e Bueno Brandão (MG).

#PraCegoVer: Imagem mostra uma sala grande com várias mesas e um espaço vazio no centro; algumas pessoas observam materiais expostos. (Foto: Luís Gava/PMC).

De uma pequena propriedade que possuía, o então engenheiro agrônomo hoje comanda um império que engloba o Campo dos Sonhos, Parque dos Sonhos, Terra dos Sonhos e, em breve, Colina dos Sonhos. Todos sustentáveis e com responsabilidade social, servindo de exemplo para outros empreendimentos e vencedor de vários prêmios.

São chalés sustentáveis, adaptações para deficientes, quartos que abrigam cachorros, cozinhas funcionais, produtos orgânicos produzidos nos espaços. “Tinha uma terra que não era muita coisa, criei lagos de pesca, depois, com a plantação de café, uma torrefadora, com a cana de açúcar veio o alambique e assim vamos crescendo, criando produtos, reduzindo lixo, sendo sustentáveis”, explicou aos presentes.

Nessa pegada, o empresário Alexandre Haberkorn também contou como criou a Banana Bamboo Ecolodge, incrustada no Sertão do Ubatumirim e totalmente integrada à Mata Atlântica com projetos ambientais semelhantes e integração da comunidade do entorno que trabalha na propriedade permitindo o desenvolvimento do turismo sustentável.

No Centro Histórico de São Sebastião, a Pousada Sesmaria é um exemplo nesse quesito, principalmente na separação de lixo orgânico e ‘fábrica’ de compostagem que serve para atender as necessidades do estabelecimento, doar para os hóspedes e reduzir em 40% a produção de lixo que antes ia para o aterro.

“Incentivamos nosso hóspede nessa pegada deixando lixeiras com separações nos quartos, evitando garrafas plásticas e latas e a maioria colabora”, explica o empresário Eduardo Melchert.

Nesta quarta-feira, destaque para a temática da Educação formal e o que se espera das gerações e a economia circular. Ressaltando a importância da preservação, o Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba confeccionou e presenteou cada palestrante com porta canudos, que contém dois canudos de alumínio e um limpador.

A questão do desenvolvimento sustentável foi bem debatida na abertura que contou com a presença do vice-prefeito de Caraguatatuba e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, capitão Campos Junior; do secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Daniel Fernandes; da secretária-adjunta de Educação de Ilhabela, Vilma Barreto; e do supervisor de Ensino da Diretoria de Ensino, Victor Paulo Fida Gema.

Campos Junior, que foi comandante do Policiamento Ambiental no Litoral Norte por muitos anos, destacou a importância desse evento para o desenvolvimento do potencial turístico da região e não só vocação.

“Estamos às margens do maior eixo comercial da América Latina e temos na nossa região o maior patrimônio preservado da Mata Atlântica. Portanto, se há um lugar neste país onde tem que acontecer o desenvolvimento com a preservação é aqui. Está nas nossas mãos e fico feliz que o assunto está em mãos de pessoas dedicadas a essa questão tão importante”.

Confira a programação desta quarta-feira

Educação formal: o que podemos esperar das nossas futuras gerações

13h30 – 14h30 – Recepção e Estandes

14h30 – 15h – Abertura – Apresentação Projeto Garoçá com Luciana Galani

15h00 – 16h20 – Projeto de Compostagem nas escolas com Taluana Laiz Martins Torres; Jardim Sensorial; Projeto Tecendo as Águas (São Sebastião e Caraguatatuba) – Educomunicação e Projeto de Educação Ambiental para Redução de Risco e Desastres

16h20 – 17h – Mesa de debate com  Andrée de Ridder Vieira

17h – Apresentação – Maracatu

17h – 18h – Atividades culturais e roda de conversa (saguão do teatro) com Programa de Comunicação do CBH-LN

Economia circular

18h – 19h – Sociedade Resíduo Zero com Carlos Henrique Andrade de Oliveira

19h00 – 19h20 – “Menos é tudo. Reflexão sobre consumo”  Georgeta Gonçalves

19h20 – 19h40 – “Projeto de Olericultura” Guilherme Felipe Ferreira dos Santos – Consultor de Negócios do Sebrae – SP

19h40 – 20h – Ecoempreendedorismo com Instituto Supereco

20h – 21h – Mesa de Debate com Tatiana Flow e Pedro Rego

21h – Encerramento

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba inicia fiscalização em estabelecimentos do setor hoteleiro
Prefeitura de Caraguatatuba inicia fiscalização em estabelecimentos do setor hoteleiro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Fazenda (Comércio) deu início, nesta semana a uma fiscalização mais efetiva em estababelecimentos do setor hoteleiro. O objetivo é verificar que eles possuem Alvará de funcionamento e Auto do Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Aqueles que estiverem irregular serão notificados

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 24/02/2021
Inscrições abertas para cursos gratuitos do Fundo Social e Sebrae em Caraguatatuba
Inscrições abertas para cursos gratuitos do Fundo Social e Sebrae em Caraguatatuba

Estão abertas até o dia 19 de março, inscrições para duas capacitações ofertadas pelo Fundo Social de Caraguatatuba em parceria com o Sebrae. A ideia é ofertar gratuitamente, oportunidades para quem já tem ou planeja abrir seu próprio negócio. Foram disponibilizados dois tipos de cursos: ‘Descomplique’ para ex-alunos das oficinas

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 03/03/2021
CMPCC realiza eleições para Conselheiro Titular e Suplente dos Fóruns de Produtores Culturais e Música
CMPCC realiza eleições para Conselheiro Titular e Suplente dos Fóruns de Produtores Culturais e Música

O Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba (CMPCC) se reúne em assembleia, terça-feira (17), às 18h, pela plataforma online Google Meet, para eleger os novos conselheiros titulares e suplentes dos fóruns setoriais de Produtores Culturais e Música. Podem participar da reunião, artistas, agentes culturais e consumidores de cultura em

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/02/2021
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 50 bolsistas do PEAD para atuar na limpeza do município
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 50 bolsistas do PEAD para atuar na limpeza do município

 A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 50 bolsistas selecionados do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para trabalhar em serviços de limpeza e manutenção das vias e logradouros públicos do município. Os convocados devem comparecer, observando as datas específicas para evitar aglomerações, nesta quarta, quinta e sexta-feira (24, 25 e 26/02), das

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 23/02/2021
Poupatempo de Caraguatatuba volta a funcionar
Poupatempo de Caraguatatuba volta a funcionar

A partir desta segunda-feira (08/02), as regiões que foram reclassificadas para a Fase Laranja do Plano São Paulo terão as unidades do Poupatempo reabertas à população, entre elas, a de Caraguatatuba. Os atendimentos são oferecidos mediante agendamento, com capacidade reduzida e seguindo os todos os protocolos sanitários de combate à

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 08/02/2021