Pesquisar No Site

Secretaria de Educação estende a programação do setembro azul

Publicado em: 02/10/2019
Secretaria de Educação estende a programação do setembro azul
Secretaria de Educação estende a programação do setembro azul

O mês de setembro, conhecido como setembro azul, é um mês especial para a comunidade surda, visto que no dia 26 é comemorado o Dia Nacional dos Surdos. Pensando nisso, a Secretaria de Educação de Caraguatatuba, por meio da Diretoria de Educação Inclusiva, estendeu as atividades relacionadas à temática e está promovendo ações como palestras e capacitações aos educadores e profissionais da área.

#PraCegoVer: Educadora fala ao microfone. À direita é uma interprete em Libras. (Fotos: Cláudio Gomes /PMC)

As atividades iniciaram no dia 26 de setembro, quando a Profª Me. Sandra de Fátima F. dos S. Silva, especialista em Libras, Educação de Surdos e Mestre em Educação, proferiu a palestra “Caminhos Pedagógicos para atuação com alunos surdos”.

Mais de 100 profissionais da área de inclusão lotaram o salão Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação. Eles puderam refletir sobre as possibilidades de abordagens pedagógicas na alfabetização dos alunos surdos.

A diretora de educação inclusiva, Adriana Coelho, ressalta que Caraguatatuba tem a primeira escola de educação bilíngue para surdos do Litoral Norte. Ela explica que na educação bilíngue para surdos, a escola ensina Libras como língua materna e a modalidade escrita da Língua Portuguesa. Ambas são línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo. Ao reconhecer o direito dos surdos ao bilinguismo, o sistema de ensino abre para esse grupo de cidadãos a possibilidade de se reconhecerem e de serem reconhecidos na sua diferença linguística e cultural.

Sobre as atividades preparadas para os profissionais da área, ela disse que “refletir sobre a prática pedagógica no cotidiano escolar, faz com que, cada vez mais, seja ampliada a inclusão dos alunos nas escolas e na sociedade, e esse é nosso principal objetivo. Além dos estudantes surdos, a comunidade escolar também ganha com uma orientação inclusiva e o ensino de Libras”.

Novas atividades voltadas aos profissionais da rede municipal estão programadas para os dias 04 e 07 de outubro.

#PraCegoVer: Programação das capacitações do “Dia Nacional do Surdo”,para os profissionais da rede municipal de ensino. (Foto: Luís Gava/PMC)

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT

O município de Caraguatatuba está sendo representado pelo confeiteiro Felipe Barreto Pereira na 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT. Morador de Caraguá há oito anos, onde atua como professor de confeitaria, Felipe passou pela primeira prova do reality e agora, no dia 9

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 05/04/2024
‘Gabinete em Ação’ registra cerca de 350 atendimentos no primeiro dia e segue até sexta-feira no Tinga
‘Gabinete em Ação’ registra cerca de 350 atendimentos no primeiro dia e segue até sexta-feira no Tinga

O projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você” iniciou nesta terça-feira (19), no bairro Tinga, com cerca de 350 atendimentos realizados à população. A ação segue até sexta-feira (22), das 9h às 17h, na Praça em frente à escola Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, na Rua Denilza

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 20/03/2024
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (03/04) o quadro de vagas de emprego para 254 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 03/04/2024
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro

Caraguatatuba foi palco da 16ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu realizada no último domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais uma vez, a cidade se destacou ao garantir o primeiro lugar na classificação geral. Ao todos, os competidores de Caraguá acumularam impressionantes 134 medalhas, sendo 59 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024