Pesquisar No Site

Novo contrato da Prefeitura com Sabesp prevê antecipação de obras de água e esgoto para seis anos

Destaques
Novo contrato da Prefeitura com Sabesp prevê antecipação de obras de água e esgoto para seis anos
Novo contrato da Prefeitura com Sabesp prevê antecipação de obras de água e esgoto para seis anos

Caraguatatuba renovou nesta quarta-feira (30/10) o contrato de prestação de serviços com a Sabesp. A Companhia assume por mais 30 anos o investimento em saneamento do município, que visa muito mais que distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos, proporciona à população saúde e qualidade de vida.

#PraCegoVer: Prefeito assina contrato em cima de um púlpito transparente e autoridades estão ao lado (Foto: Divulgação/PMC)

O contrato foi assinado entre o Governo do Estado, Prefeitura de Caraguatatuba e Sabesp. A parceria beneficiará mais de 120 mil pessoas na baixa temporada e mais de 300 mil durante a temporada de verão.

O investimento com o novo contrato é de R$ 422 milhões em água e esgoto. Entre os benefícios, os destaques são as ampliações das estruturas e sistemas de reservação das Estações de Tratamento de Água (ETAs) Porto Novo e Massaguaçu.

Em esgotamento sanitário, no período de oito meses já avançaram 53% as obras do Jardim Gaivotas – o prazo de execução é de dois anos. Outras prioridades são a ampliação dos sistemas de esgotos Indaiá, Jardim Adalgisa; implantação de coleta de esgotos para os bairros Golfinho, Jardim Terralão e melhoria dos sistemas Martim de Sá e Jaraguazinho, com implantação de novas redes e ampliação da cobertura em esgotos para imóveis atualmente não atendidos.

Vale ressaltar que, conforme as necessidades, o contrato pode sofrer alterações e revisões a cada quatro anos com o intuito de atender sempre as demandas da cidade.

O superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui Rodrigues Bueno, destacou a importância da palavra sanear, originária do latim sanus, que significa tornar saudável, habitável, higienizada.

“Por isto a importância do dia de hoje, celebrar um seguro de saúde preventivo e coletivo à população dessa cidade, considerada a mais importante para o Litoral Norte. Para cada dólar investido em água e saneamento, economiza-se U$ 4,3 dólares em saúde, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e desta forma, seguimos no caminho certo”, relatou Rui.

De acordo com o diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Ricardo Daruiz Borsari, essa renovação é um bem para a população de Caraguatatuba, onde do total acordado, cerca de 80% serão investidos nos primeiros 11 anos. “É uma decisão valorizada que daqui uma década vamos ver a diferença do município. Obrigado pela confiança em continuar com o trabalho em manter uma cidade saneada”, disse.

O subsecretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Glaucio Atorre Pena, representando o governador João Dória, disse que Caraguatatuba está no rumo certo. “É uma decisão acertada, que minimizará os problemas de saúde pública. Sem dúvidas, para o período de veraneio será um grande investimento”, afirmou Glaucio Pena.

O prefeito Aguilar Junior disse que os investimentos representarão uma nova era para a cidade. “É uma nova era. Quanto mais qualidade de vida e balneabilidade no município, mais geração de negócios também. Vamos sempre caminhar mais para entregar o melhor para a população”, destacou.

Aguilar Junior também abordou o Plano Municipal de Saneamento Básico, onde foi proposta a garantia de cinco mananciais, permitindo água por mais tempo, uma preocupação para os próximos 20 anos. “Enfrentamos problemas que nunca foram enfrentados e tenho certeza que em no mínimo seis anos, todas as obras já estarão em andamento”, garantiu o prefeito.

“O contrato contempla 12 obras de diferentes pontos, uma delas no bairro Gaivotas, já em andamento. Um investimento de R$ 11 milhões, com 2 mil novas ligações de esgoto. Outro compromisso é resolver as questões das enchentes no bairro Golfinhos, que durante muito tempo ficou esquecido”, acrescentou o prefeito Aguilar Junior.

Participaram também da cerimônia o presidente da Câmara, Carlinhos da Farmácia, vereadores e secretários municipais, funcionários da Sabesp e comunidade em geral.

Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5660 ou

jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Alunos do Módulo fazem visita técnica noturna ao Parque do Juqueriquerê
Alunos do Módulo fazem visita técnica noturna ao Parque do Juqueriquerê

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), em Caraguatatuba, recebeu na noite de quinta-feira (14) a visita técnica de 15 alunos do Módulo Centro Universitário, que fizeram uma vivência prática no local. A visita dos alunos do 7º semestre do curso de Ciências Biológicas foi supervisionada pelo professor Dr. Fernando

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 15/03/2024
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu no domingo (24) avisos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para cessa os alertas para risco hidrológico e movimento de massa. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do município volta ao nível de “Observação”.

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 25/03/2024
Prefeitura realiza mais de 200 plantios de mudas nativas entre janeiro e fevereiro
Prefeitura realiza mais de 200 plantios de mudas nativas entre janeiro e fevereiro

A Prefeitura de Caraguatatuba já plantou 216 mudas de árvores nativas nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, em diversos pontos estratégicos da cidade, como prédios públicos, praças e vias públicas. Além dos esforços da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a comunidade também está engajada neste processo.

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 06/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza sinalização de solo em ruas do Indaiá
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza sinalização de solo em ruas do Indaiá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop), promove a revitalização de diversas sinalizações de trânsito no bairro do Indaiá, região central da cidade. Nas avenidas Maranhão e Minas Gerais, foram demarcadas vagas para estacionamento destinadas a idosos e Pessoas com Deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 06/03/2024
“Uma certa noiva cadáver
“Uma certa noiva cadáver” retorna ao TMC

A peça “Uma certa noiva cadáver” está de volta ao Teatro Mario Covas na quinta-feira (14/3) às 20h. A entrada é gratuita e o espetáculo é livre para todos os públicos. O ingresso deve ser retirado uma hora antes na bilheteria. A adaptação livre da obra dirigida por Tim Burton

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/03/2024