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Educação inclusiva discute aspectos da pedagogia surda, estratégias e boas práticas

Publicado em: 16/10/2019
Educação inclusiva discute aspectos da pedagogia surda, estratégias e boas práticas
Educação inclusiva discute aspectos da pedagogia surda, estratégias e boas práticas

A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, por meio do Setor de Educação Inclusiva, promoveu um encontro com profissionais especialistas em educação especial, inclusiva e linguística. A atividade faz parte da formação continuada promovida pelo setor.

#PraCegoVer: Em pé, palestrante fala ao microfone. Ao fundo há bandeiras nacional, estadual e municipal. Auditório com educadores sentados em carteiras escolares (Fotos: Denis Lavinas/PMC)

Participaram do evento educadores da rede municipal e a equipe da escola bilíngue, EMEFEB´s Ricardo Luques Sammarco, no bairro Praia das Palmeiras. Caraguatatuba é pioneira na implantação da escola bilíngue no Litoral Norte.

O objetivo do evento foi abrir um espaço para reflexão sobre as barreiras do dia-a-dia, as dificuldades e, principalmente, os caminhos pedagógicos para ampliação e maior efetividade do trabalho com os alunos surdos.

As ilustres convidadas, Profª. Me. Mirian Lourdes F. dos S. Silva e Profª. Me. Shirley Vilhalva trouxeram informações enriquecedoras em suas palestras. Os temas apresentados foram “Protagonismo Surdo: Despatologizando os discursos sobre surdez” e “Educação Bilíngue: Pedagogia Surda”, respectivamente.

#PraCegoVer: Educadores em roda de conversa, sentados em carteiras escolares (Fotos: Gabriel Batalha/PMC)

Além das palestras, foi realizada uma roda de conversa para esclarecimento de dúvidas dos educadores. Nesse bate-papo foram abordados diversos assuntos, destacando-se o incentivo ao uso de tecnologia nas aulas, uma metodologia especial composta principalmente por imagens, que facilitam a compreensão da língua.

A professora Mirian Lourdes F. dos S. Silva, falou sobre a importância da utilização de ferramentas como lousas digitais, tablets e imagens impressas em revistas e jornais. “Isso serve de estímulo ao aprendizado da primeira língua e facilita a inserção ao ensino do Português”, disse ela.

Outro importante tema abordado foi a aplicação de avaliações diferenciadas aos surdos. A educadora Shirley Vilhalva faz parte do grupo Sulp (Surdos Usuários de Língua Portuguesa). Ela explicou que a forma como acontecem as avaliações individuais dos alunos surdos deve ser diferente. Há registros de atividades impressas, cadernos e provas, mas como entender Libras é de extrema importância para a evolução desses alunos, as principais avaliações devem acontecer em vídeo.

“É importante o uso do vídeo como recurso para melhor avaliação do aprendizado em Libras porque é um meio próprio de comunicação do surdo. Com esse método é possível, por exemplo, observar se o aluno está gesticulando e entendendo o que é ensinado da forma correta”, explica Shirley.

A diretora do Setor de Educação Inclusiva de Caraguatatuba, Adriana Coelho, informa que além de compor o projeto pedagógico, a escola bilíngue atende diversas necessidades dos alunos, entre elas, oferece condições adequadas ao desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social dos estudantes surdos e experiências de exploração da linguagem.

Durante a visita, os alunos surdos e ouvintes se apresentaram aos convidados interpretando duas músicas em Libras, reforçando a mensagem de escola bilíngue e inclusiva, respeitando as limitações e o jeito particular de ser dos alunos.

 

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