Pesquisar No Site

Com a entrega de novos equipamentos, Caraguatatuba otimiza atendimento a idosos dependentes

Destaques
Com a entrega de novos equipamentos, Caraguatatuba otimiza atendimento a idosos dependentes
Com a entrega de novos equipamentos, Caraguatatuba otimiza atendimento a idosos dependentes

Caraguatatuba já provou que se preocupa com o idoso e continuará com este comprometimento. Prova disso, são que 90 idosos atendidos pelo Lar São Francisco contarão com novos equipamentos, entregues na manhã desta quinta-feira (24), no Gabinete do Prefeito, Aguilar Junior.

#PraCegoVer: Três mulheres e dois homens posam para foto com as cadeiras de rodas, segurando colchão inflável e camisetas (Fotos: Divulgação/PMC)

O Lar São Francisco é uma instituição localizada no bairro Perequê-Mirim que atende idosos dependentes e semidependentes em isolamento e vulnerabilidades com visita domiciliar. Diariamente, cuidadores visitam as residências e realizam cuidados básicos, como auxílio no banho, medicação e orientações em geral.

Para otimizar o serviço e oferecer melhores condições, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Sepedi), entregou 15 cadeiras de rodas básica, 20 cadeiras de banho e 15 colchões infláveis para prevenção e tratamento da lesão por pressão (casca de ovo).

Mais que promover o melhor acolhimento à população é dar condições aqueles que atuam no atendimento direto. A equipe técnica recebeu também 48 camisetas de manga curta e 18 de manga comprida com tecido dry-fit, como uniforme para identificação dos funcionários.

 A assistente social da instituição, Cleia Regina Nascimento, agradeceu pelo cuidado com os atendidos e os colaboradores. “Sem dúvida irá suprir uma demanda de necessidade extrema. A maioria dos equipamentos já foi emprestada, zerando nossa fila de espera”, destacou.

O secretário da Sepedi, Léo Macedo, parabenizou o trabalho do Lar São Francisco e destacou a atenção com os usuários. “Todos os dias idosos em vulnerabilidade familiar recebem visitas de cuidadores em suas casas, com troca de fralda, banho, remédios e até alimentação. Alguns moram sozinhos, mas na maioria não. É uma alegria oferecer um atendimento humanizado como este”, explicou o secretário.

Com objetivo de multiplicar informações sobre cuidados com idoso e reforçar a responsabilidade da família nesta participação, o prefeito Aguilar Junior quer desenvolver um projeto “sementeira”, com ampla participação da população.

Segundo Aguilar Junior, o Poder Público é suporte, mas a responsabilidade em cuidar do idoso é da família. “Temos que dividir os deveres, por isto, realizar um trabalho de conscientização sobre higiene, medicação, organização da casa, aumentará a qualidade de vida do idoso e proporcionará à instituição possibilidades de atender novas pessoas”, disse o prefeito.

O Lar São Francisco também promove atividades abertas à comunidade. Toda terça e quinta-feira, das 8h às 9h, oferece aula de alongamento e, das 14h às 17h, atividades diversas como artesanato, pintura e confraternização. Qualquer pessoa acima de 60 anos pode participar.

A instituição fica localizada na Rua Emilio Marcondes Ribas, 150, no Perequê-Mirim.

Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5660 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba realiza serviços de roçada em vários bairros
Prefeitura de Caraguatatuba realiza serviços de roçada em vários bairros

Continuam os serviços de limpeza em toda a cidade de Caraguatatuba, equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) realizam a roçada manual e mecânica em cinco bairros simultaneamente. Somente hoje (07/01), as equipes de limpeza e roçada trabalham nos bairros Porto Novo, Estrela D’Alva, Califórnia e Sumaré, além de toda

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 07/01/2020
Departamento de RH da Prefeitura de Caraguatatuba funciona em novo endereço no Centro
Departamento de RH da Prefeitura de Caraguatatuba funciona em novo endereço no Centro

O Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração está atendendo os servidores e o público em um imóvel localizado na Av. Frei Pacífico Wagner, 985 – Centro.  O prédio abriga as Áreas de Cadastros e Registros, de Escola de Governo e de Folha de Pagamento. Algumas das funções

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 06/01/2020
Caraguatatuba Summer Festival: Michel Teló agita público de 30 mil pessoas
Caraguatatuba Summer Festival: Michel Teló agita público de 30 mil pessoas

A programação do Caraguatatuba Summer Festival 2020 continua a todo vapor com apresentações de cantores de renome nacional e de artistas locais. Na noite de sábado (04/01), o cantor Michel Teló agitou um público estimado em 30 mil pessoas, no palco da Praça da Cultura, no centro da cidade. Cantor,

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 06/01/2020
Caraguatatuba empossa novos conselheiros tutelares para a gestão 2020/2024
Caraguatatuba empossa novos conselheiros tutelares para a gestão 2020/2024

Foi realizada na tarde desta sexta-feira (10/01), no auditório da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, a solenidade de posse dos 10 conselheiros tutelares e um suplente, eleitos no último pleito, realizado em outubro de 2019. O CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 10/01/2020
Defesa Civil de Caraguatatuba recebe alerta sobre ventos superiores a 80 km/h na 5ª feira
Defesa Civil de Caraguatatuba recebe alerta sobre ventos superiores a 80 km/h na 5ª feira

A Defesa Civil de Caraguatatuba está em alerta para a chegada de uma frente fria na quinta-feira (16) que deve vir acompanhada de ventos superiores a 80 km/h. O comunicado foi feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de Cachoeira Paulista. Também deve chover o equivalente a 80 milímetros

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 14/01/2020