Pesquisar No Site

Com a entrega de novos equipamentos, Caraguatatuba otimiza atendimento a idosos dependentes

Destaques
Com a entrega de novos equipamentos, Caraguatatuba otimiza atendimento a idosos dependentes
Com a entrega de novos equipamentos, Caraguatatuba otimiza atendimento a idosos dependentes

Caraguatatuba já provou que se preocupa com o idoso e continuará com este comprometimento. Prova disso, são que 90 idosos atendidos pelo Lar São Francisco contarão com novos equipamentos, entregues na manhã desta quinta-feira (24), no Gabinete do Prefeito, Aguilar Junior.

#PraCegoVer: Três mulheres e dois homens posam para foto com as cadeiras de rodas, segurando colchão inflável e camisetas (Fotos: Divulgação/PMC)

O Lar São Francisco é uma instituição localizada no bairro Perequê-Mirim que atende idosos dependentes e semidependentes em isolamento e vulnerabilidades com visita domiciliar. Diariamente, cuidadores visitam as residências e realizam cuidados básicos, como auxílio no banho, medicação e orientações em geral.

Para otimizar o serviço e oferecer melhores condições, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Sepedi), entregou 15 cadeiras de rodas básica, 20 cadeiras de banho e 15 colchões infláveis para prevenção e tratamento da lesão por pressão (casca de ovo).

Mais que promover o melhor acolhimento à população é dar condições aqueles que atuam no atendimento direto. A equipe técnica recebeu também 48 camisetas de manga curta e 18 de manga comprida com tecido dry-fit, como uniforme para identificação dos funcionários.

 A assistente social da instituição, Cleia Regina Nascimento, agradeceu pelo cuidado com os atendidos e os colaboradores. “Sem dúvida irá suprir uma demanda de necessidade extrema. A maioria dos equipamentos já foi emprestada, zerando nossa fila de espera”, destacou.

O secretário da Sepedi, Léo Macedo, parabenizou o trabalho do Lar São Francisco e destacou a atenção com os usuários. “Todos os dias idosos em vulnerabilidade familiar recebem visitas de cuidadores em suas casas, com troca de fralda, banho, remédios e até alimentação. Alguns moram sozinhos, mas na maioria não. É uma alegria oferecer um atendimento humanizado como este”, explicou o secretário.

Com objetivo de multiplicar informações sobre cuidados com idoso e reforçar a responsabilidade da família nesta participação, o prefeito Aguilar Junior quer desenvolver um projeto “sementeira”, com ampla participação da população.

Segundo Aguilar Junior, o Poder Público é suporte, mas a responsabilidade em cuidar do idoso é da família. “Temos que dividir os deveres, por isto, realizar um trabalho de conscientização sobre higiene, medicação, organização da casa, aumentará a qualidade de vida do idoso e proporcionará à instituição possibilidades de atender novas pessoas”, disse o prefeito.

O Lar São Francisco também promove atividades abertas à comunidade. Toda terça e quinta-feira, das 8h às 9h, oferece aula de alongamento e, das 14h às 17h, atividades diversas como artesanato, pintura e confraternização. Qualquer pessoa acima de 60 anos pode participar.

A instituição fica localizada na Rua Emilio Marcondes Ribas, 150, no Perequê-Mirim.

Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5660 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba executa 179 serviços de tapa-buracos em fevereiro
Prefeitura de Caraguatatuba executa 179 serviços de tapa-buracos em fevereiro

Mesmo no período de temporada, quando Caraguatatuba recebe milhares de turistas, a operação Tapa-buracos prosseguiu normalmente, sob responsabilidade da Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop). Em fevereiro foram executados 179 operações Tapa-buracos, beneficiando diversos bairros. Em relatório apresentado pela empresa terceirizada, os bairros

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 11/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis
Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, está notificando comerciantes que estão depositando materiais recicláveis em dias em que não é feita a coleta seletiva. O caminhão da coleta seletiva passa na porta de residências, prédios e casas comerciais de acordo com a

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 20/03/2024
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha

A Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) realiza no dia 22 de março (sexta-feira), das 8h às 12h, a ação ‘Farol do Lixo’. Um evento inovador de Turismo de Base Comunitária, que vai além da conscientização sobre o lixo nos oceanos, iluminando o caminho para um

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 11/03/2024
Equipes Sub 15 e Sub 16 do Caraguá Basktball estreiam na Liga Paulista
Equipes Sub 15 e Sub 16 do Caraguá Basktball estreiam na Liga Paulista

Os meninos que representam a equipe de base do basquete da cidade (Caraguá Basketball) fizeram a estreia no sábado (16/03) na Liga Paulista, nas categorias sub 15 e sub 16. Depois de longos três meses de treinamento, muita dedicação e comprometimento, o time abriu o campeonato com uma vitória contra

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 19/03/2024
Jogos do Torneio de Aniversário da Cidade Futsal serão nesta quarta-feira
Jogos do Torneio de Aniversário da Cidade Futsal serão nesta quarta-feira

Caraguatatuba terá mais uma rodada eletrizante do Torneio Aniversário da Cidade Futsal nesta quarta-feira (6). Às 20h, a equipe do Jetuba/Caiçara entra em quadra para enfrentar Os Travados, seguido do embate entre Eduardo Stadium e União do Morro, às 21h. Os jogos serão realizados no Ginásio Morro do Algodão, localizado

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 06/03/2024