Pesquisar No Site

Ações da Defesa Civil de Caraguatatuba são apresentadas na Alemanha

Publicado em: 25/10/2019
Ações da Defesa Civil de Caraguatatuba são apresentadas na Alemanha
Ações da Defesa Civil de Caraguatatuba são apresentadas na Alemanha

O vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão de Caraguatatuba, Capitão Campos Junior, está em Bermerhaven, na Alemanha, onde apresenta ações desenvolvidas pela Defesa Civil e participa de uma troca de experiência com os profissionais daquele país.

#PraCegoVer: Várias pessoas estão sentadas em uma mesa octogonal e olham à frente para slide escrito Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Foto: Divulgação/PMC)

Na quinta-feira (24), ele fez apresentação de um estudo sobre o quadro de um possível apagão elétrico e quais medidas poderiam ser adotadas. “A ideia é que cada participante apresente um cenário e depois sejam feitos os estudos para delinear um tipo de plano de contingência para as comunidades de Caraguatatuba, de São José dos Campos e do governo estadual, levando em consideração as infraestruturas críticas das cidades e o impacto para a população”, explica Campos.

Ele também participou de workshop com Beate Colleen, do órgão responsável pela Defesa Civil da Alemanha, que abordou a importância da preparação para catástrofes e da realização de simulados. Ela foi responsável pela gestão de crise nas Copas do Mundo da Alemanha e da África do Sul e da delegação da Alemanha na Copa do Mundo no Brasil.

Outro encontro foi com Frieder Kircher, ex-comandante dos Bombeiros de Berlim. Por ele, foi mostrado o exemplo de pontos (locais) de reunião e encontro para emergência na capital alemã.

#PraCegoVer: Vice-prefeito e secretário Campos Junior está em pé, de lado para uma parede onde tem um slide e ele aponta o dedo para uma frase (Foto: Divulgação/PMC)

Com o prefeito de Bremerhaven, Melf Grantz, Campos Junior teve a oportunidade de entregar lembranças de Caraguatatuba como revista, artesanato e um azulejo feito especialmente para a ocasião.

A comitiva brasileira conta também com o coordenador municipal de Defesa Civil de São José dos Campos, Paulo Henrique Zacarone; o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Walter Nyakas Júnior; mais três bombeiros, sendo um o coordenador regional da Defesa Civil, capitão Bernardes, um da Escola de Bombeiros, capitão Baruffaldi, e um da Casa Militar, capitão Smario, além de uma tradutora Priscila Orsi.

Troca de experiência

A ida da comitiva ocorre um ano após a visita de coronéis do Corpo de Bombeiros da Alemanha a Caraguatatuba. O intercâmbio foi feito a convite da Fundação Engagement Global, que atua financiando projetos. “Eles trouxeram os bombeiros no ano passado e agora estão nos levando, sem qualquer ônus para o município”, explica Campos Júnior.

“A vinda da comitiva no ano passado foi até em função do que Caraguatatuba já vivenciou, com a Catástrofe de 1967 e a resiliência de seu povo e foi um passo importante para a criação da Defesa Civil no país. O brasileiro e o caiçara, em especial, é muito solidário e nossa cidade precisa desenvolver essa cultura de voluntariado e despertar nas pessoas esse sentido de envolvimento e participação organizada”, conta o secretário.

A comitiva brasileira participa de ações até o dia 30 de outubro no Quartel do Corpo de Bombeiros de Bremerhaven. Haverá visitas a várias instalações que se referem a esse tema, bem como palestras e debates com vários atores do sistema de contingência desse tipo de risco tecnológico daquela região da Alemanha.

“A ideia é discutir as melhores práticas para agir em questões de segurança, abastecimento de água, esgoto, hospitais, abastecimento de alimentos, remoção e abrigo, enfim, todos os vários segmentos e sistemas da sociedade”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura finaliza reconstrução da ponte de pedestres do Cantagalo/Colibri
Prefeitura finaliza reconstrução da ponte de pedestres do Cantagalo/Colibri

Foram necessários somente dois dias para a Prefeitura de Caraguatatuba reconstruir a ponte de pedestres sobre o rio Guaxinduba, que liga o bairro Cantagalo à região do Colibri. Os responsáveis pela obra são as Secretarias de Obras Públicas e Serviços Públicos (Sesep), Os trabalhos foram iniciados na quinta-feira (14) e

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 18/03/2024
“Uma certa noiva cadáver
“Uma certa noiva cadáver” retorna ao TMC

A peça “Uma certa noiva cadáver” está de volta ao Teatro Mario Covas na quinta-feira (14/3) às 20h. A entrada é gratuita e o espetáculo é livre para todos os públicos. O ingresso deve ser retirado uma hora antes na bilheteria. A adaptação livre da obra dirigida por Tim Burton

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/03/2024
Caraguatatuba abre inscrições para Campeonato de Futebol Master 50 anos e Municipal de Futsal Feminino Livre
Caraguatatuba abre inscrições para Campeonato de Futebol Master 50 anos e Municipal de Futsal Feminino Livre

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, abre hoje (13/3) o período para retirada de fichas de inscrições para as equipes que queiram participar do Campeonato Municipal de Futebol Master 50 ou do Municipal de Futsal Feminino Livre. Os times interessados têm até o dia

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 13/03/2024
Prefeitura realiza hoje Congresso Técnico para Copa da Criança de Futsal
Prefeitura realiza hoje Congresso Técnico para Copa da Criança de Futsal

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza nesta terça-feira (12/3), a partir das 19h, o Congresso Técnico que vai definir o regulamento e as regras da Copa Criança de Futsal 2024. Se inscreveram para a competição 70 times nas categorias Sub-7, Sub-9, Sub-11, Sub-13,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/03/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas intensas em Caraguatatuba

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta para a passagem de uma frente fria pelo oceano, possibilitando condições de pancadas de chuvas a qualquer momento no Litoral Norte do Estado de São Paulo, em especial Caraguatatuba, com acumulados que podem chegar a 80 milímetros. De acordo com o

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 05/03/2024