Pesquisar No Site

ONGs, patrocinadores e voluntários se unem para o Dia Mundial da Limpeza de Praia

Dia Mundial da Limpeza terá mutirão neste sábado em sete praias de Caraguatatuba
ONGs, patrocinadores e voluntários se unem para o Dia Mundial da Limpeza de Praia

Organizadores do World Cleanup Day – Dia Mundial da Limpeza de Praia – em Caraguatatuba se reuniram nesta quinta-feira (12/09), na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), para alinhar os pontos de limpeza e ações que serão promovidas no dia 21 de setembro.

#PraCegoVer: Mulher com saco de lixo em mãos pegando lixo na areia da praia. (foto: Luis Gava/ PMC)

O evento tem unido muitas instituições, empresas e ONGs em rede com o poder público para promover atividades em benefício do meio ambiente.

Até agora, a praia da Martim de Sá, liderada pela munícipe Ana Paula Prebianchi, conta com coordenadores, equipes de guardas-vidas, bombeiros, e outros voluntários.

Ana Paula conta com patrocínios e apoios do Colégio Canópus, empresa Elo, M&M Empreendimento, Milk Shake Mix, Alfa 7 Comunicação Visual, mergulhadores profissionais do Scuba Diving, Supermercado Dia, JoyPay Meios de Pagamento, Instituto Sada Shiva e outros.

“Eu tenho grandes expectativas para esse evento e espero que as pessoas estejam tão animadas quanto eu e venham participar”, disse Ana.

Equipes da Guarda Mirim Municipal e do time de futebol americano Ghost Ship também estarão envolvidos na ação e preparados para colaborar no recolhimento de lixos ao longo das praias.

Cada ponto terá um monitor responsável pelas orientações, direcionamento e organização dos resíduos coletados. A limpeza tem início às 8h30min na Martim de Sá e deve terminar por volta das 12h.

Outros grupos que trabalham em prol do meio ambiente também aproveitam a data para promover o bem. A ONG Caraguatás Ambiental, com o apoio do Instituto Terra e Mar e a ONG Acaju, já pontua as praias onde as equipes de voluntários irão colaborar. Entre elas estão Flecheira e Romance, na região sul; Camaroeiro, Centro e Indaiá, na região central, Cocanha e Mococa, no lado norte. O início das atividades também está marcado para as 8h30 com previsão de término 12h.

Um dos representantes da ONG Caraguatás Ambiental, Roque Alves, disse que essa limpeza é muito importante para a cidade. “É legal ver todos se mobilizando e realizando essa ação do Dia Mundial da Limpeza, mas devemos lembrar que o cuidado com o meio ambiente deve ser todos os dias, não apenas em datas simbólicas”, destacou.

Em cada praia serão distribuídos kits com coletores, luvas e água aos colaboradores da ação. É recomendável que cada um leve protetor solar, use boné ou chapéu e roupas frescas. A Sabesp, como um dos apoiadores do projeto, será estará colaborando com distribuição de águas.

O evento conta com a parceria das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Educação, Esporte e Serviços Públicos.

Praias e equipes

Abaixo as praias em que acontecerá a limpeza e equipes representantes:

  • Praia do Porto Novo- ONG Acaju
  • Praia do Centro- Colégio Objetivo
  • Praia do Camaroeiro- ONG Caraguatás Ambiental
  • Praia Martim de Sá- Representante Ana Paula Prebianchi
  • Praia da Mococa- ONG Caraguatás Ambiental
  • Praia da cocanha – Grupo de Pescadores do Massaguaçu
  • Praia do indaiá- Instituto Federal de SP (IFSP)
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal

O Ginásio Morro do Algodão, em Caraguatatuba, recebeu nesta quarta-feira (3/4) as partidas das oitavas e quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. No primeiro jogo da noite, pela fase de oitavas, Lion FC e Chelsea/Irmandade se enfrentaram. Após um empate em 2 a 2 no tempo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/04/2024
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais

O CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, no Perequê-Mirim, recebeu ontem (27) a emocionante estreia do projeto ‘Encantando com as Mãos’. Com a missão de promover a inclusão por meio da música e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o projeto traz consigo uma abordagem criativa e eficaz para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba dá ordem de serviço para desmobilização da ATT do Barranco Alto
Prefeitura de Caraguatatuba dá ordem de serviço para desmobilização da ATT do Barranco Alto

A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nos próximos dias os trabalhos de desmobilização, incluindo avaliação ambiental e destinação correta dos resíduos acumulados na ATT (Área de Transbordo e Triagem), localizada no bairro do Barranco Alto, Região Sul do município. A ação faz parte do cumprimento da sentença exarada da Ação Civil

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 01/04/2024
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba

A Secretaria de Turismo publicou os nomes dos candidatos e candidatas da sociedade civil na eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC) – Gestão 2024/2026 na Edição 1.279 do Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (3/4). O Conselho terá composição paritária entre membros do poder

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 03/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, está com chamamento aberto para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games, que será realizado de 02 a 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. As propostas devem ser protocoladas até o dia 19 de abril, na

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 15/04/2024