Pesquisar No Site

Moradores de Caraguatatuba devem fazer biometria da Justiça Eleitoral até dia 31 de outubro

Publicado em: 20/09/2019
Destaques
Biometria: prazo para regularizar a situação cadastral vai até 6 de maio
Moradores de Caraguatatuba devem fazer biometria da Justiça Eleitoral até dia 31 de outubro

Os eleitores de Caraguatatuba que ainda não fizeram a identificação biométrica têm até o dia 31 de outubro para realizá-la.

#PraCegoVer: Coleta das impressões digitais para o cadastro biométrico da Justiça Eleitoral (Foto: Luís Gava/PMC)

O cadastro digital é necessário para evitar o cancelamento do título eleitoral e outros documentos, além da perda de uma série de direitos. Os moradores precisam comparecer ao Cartório Eleitoral, no bairro do Sumaré, munidos do documento de identidade original, título de eleitor (se tiver) e um comprovante de residência (emitido, no máximo, há três meses). O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h.

De acordo com a Justiça Eleitoral, o prazo do cadastro biométrico encerraria no dia 19 de dezembro, mas mostrou-se exagerado em função do alto percentual de revisões biométricas realizadas em aproximadamente 75% do eleitorado do município. Após análise da capacidade de atendimento, o Cartório Eleitoral de Caraguatatuba decidiu antecipar a data limite da biometria para 31 de outubro. A medida visa tornar o atendimento à população mais eficiente e evitar a formação de filas nos últimos dias de cadastramento.

É necessário realizar a biometria para evitar o cancelamento do título eleitoral e perder uma série de direitos e benefícios como: tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública (licitações) e praticar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Atualmente Caraguatatuba possui 94.090 eleitores. Até o momento, 69.921 (74,31% do eleitorado) pessoas com idade para votar fizeram o cadastro biométrico. Além disso, quem não executar o procedimento não poderá votar nas próximas eleições.

Com o título eleitoral cancelado, o eleitor fica impedido de obter passaporte, inscrever-se em concurso público, assumir cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais e até mesmo receber salário (em caso de servidor público), entre outros impedimentos.

A identificação biométrica envolve a coleta das impressões digitais dos dez dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.

O Cartório Eleitoral fica na Avenida Brasil 775 – Sumaré (próximo ao Fórum de Caraguatatuba). Mais informações pelo telefone (12) 3882-1398.

Plantão

Os Cartórios Eleitorais de todo o Estado de São Paulo promovem plantão da biometria neste sábado (21/9), das 8h às 13h.

Poupatempo

Quem for utilizar os serviços do Posto do Poupatempo de Caraguatatuba a partir do dia 1º de outubro (terça-feira), pode cadastrar a identificação biométrica. Os funcionários do Cartório Eleitoral permanecem no local até o dia 31 de outubro. O atendimento é das 9h às 17h. O posto fica na Av. Rio Branco, 955 – Indaiá (Em frente à Escola Estadual Colônia de Pescadores).

CIDE Casa Branca e UBS do Perequê

O cadastro da identificação biométrica do Cartório Eleitoral também pode ser feito no Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional (CIDE) do Casa Branca e na Unidade Básica de Saúde do Perequê-Mirim até o dia 30 de setembro (segunda-feira). Os interessados precisam comparecer de segunda a sexta, das 8h às 17h, no prédio da secretaria, no Indaiá, munidos do documento de identidade original, título de eleitor (se tiver) e um comprovante de residência (emitido, no máximo, há três meses).

O CIDE Casa Branca fica na Rua José Pedro de Oliveira Barbosa, 805 – Bairro Casa Branca. A UBS está situada na Rua José Geraldo Fernandes Da Silva Filho, 295 – Perequê-Mirim.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, iniciou os preparativos para a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’, um evento que acontecerá entre os dias 16 e 19 de maio no Parque Natural Municipal Juqueriquerê. Realizado pela primeira vez em Caraguatatuba, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
Caraguatatuba inicia Escutas Públicas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)
Caraguatatuba inicia Escutas Públicas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)

A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura, a maior e mais estruturante política cultural da história do Brasil, destinará R$940.917,51 para Caraguatatuba, verba que será administrada em cogestão pela sociedade civil e setor público. Os artistas e amantes da cultura irão decidir como usar esse dinheiro participando

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/04/2024
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba

Porto Novo, Perequê Mirim e Travessão são alguns dos bairros da região Sul de Caraguatatuba que estão recebendo esta semana serviços de zeladoria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Equipes de roçada, varrição e retirada de resíduos e entulhos estão essa semana nas ruas do Porto

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba estará reunido na próxima semana (27), no Centro

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove no dia 27 de março (quarta-feira), a partir das 18h, mais uma reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 21/03/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado
Plano Preventivo de Defesa Civil de Caraguatatuba está em nível de Atenção

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu na noite de quinta-feira (21) um alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para risco hidrológico MODERADO. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil do município está em nível de Atenção. Até a tarde dessa sexta-feira

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 22/03/2024