Pesquisar No Site

Maior evento de empreendedorismo do Litoral Norte começa nesta quarta-feira em Caraguatatuba

Destaques
Maior evento de empreendedorismo do Litoral Norte começa nesta quarta-feira em Caraguatatuba
Maior evento de empreendedorismo do Litoral Norte começa nesta quarta-feira em Caraguatatuba

A abertura oficial da 2ª edição do Empreenda Caraguatatuba será nesta quarta-feira (18), às 14h, na Praça da Cultura, no Centro.  Em seguida, às 15h, no Auditório 1, a palestra “Caraguatatuba e seus Potenciais de Negócios”, com o prefeito Aguilar Junior, marca o início do ciclo de debates da feira de empreendedorismo.

#PraCegoVer: Empresário participam de rodada de negócio no Empreenda Caraguatatuba 2018 ( Fotos: Luis Gava/PMC ).

Em 2018, cerca de 10 mil pessoas visitaram os estandes do maior evento de empreendedorismo do Litoral Norte realizado entre os dias 8 e 11 de novembro. Os interessados ainda podem se inscrever gratuitamente nas palestras no site http://empreendacaraguatatuba.com.br/. As vagas são limitadas.

A Prefeitura de Caraguatatuba promove o Empreenda Caraguatatuba 2019 nos dias 18, 19, 20, 21 e 22 de setembro (quarta a domingo), das 14h às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O evento, aberto ao público, contará com exposição e venda de produtos e serviços, além de palestras, workshops e rodadas de negócios entre os empresários da cidade e da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RM/Vale), em uma aérea de 4.950 m².

Aguilar Júnior é formado em Ciências Biomédicas e pós-graduado em Citologia Oncótica e Endócrina pela Universidade de Mogi das Cruzes; e em Direito pelo Centro Universitário Módulo. É empresário do ramo da construção civil, foi chefe de Gabinete da Prefeitura de Caraguatatuba (2005 a 2007) e presidente da Rede Casa Vale Mais (2014 e 2015). Candidatou-se a Prefeitura de Caraguatatuba em 2016 e venceu as eleições majoritárias.

Tomou posse como prefeito da “Capital do Litoral Norte” em 1º de janeiro de 2017.  Aos 39 anos, Aguilar Junior é o segundo prefeito mais jovem da história da cidade e tem como bandeiras a saúde e a regularização fundiária. Utiliza como slogan de seu governo “A gente faz, a gente cuida”.

Além do prefeito, também ministram palestras nos cinco dias de evento, nomes como Laura Barbosa (analista de importações da Investe SP), Geraldo de Assunção Júnior (especialista em programação neurolinguística), Igor da Guia Rosa (engenheiro da UTGCA Monteiro Lobato), Henrique Nunweiler (fundador das franquias Desbravadores Airsoft e Action VR de jogos de diversão), Guilherme de Almeida Rosa (diretor da ABRH/SP – Regional Vale do Paraíba e supervisor do CIEE de São José dos Campos), Maurício Tomé (administrador de empresas, instrutor MasterMind Lince e diretor Distrital Vale do Paraíba na empresa Master Mind Treinamentos de Alta Performance), Érika Stancolovich (CEO do Instituto Stancolovich, doutora em Psicanálise e Oficial da Reserva de 2ª classe da Força Aérea Brasileira), Cezar Scarpato (arquiteto e urbanista, com certificação internacional em edificações sustentáveis – selo verde) e Luiz Otávio Cristo Cabral (formado em Aviation Science pela North Shore Community College –Massachussets, EUA/ e Transporte Aéreo pela Universidade de Guarulhos – UNG), instrutor de voo e diretor da Charlie 0, empresa de consultoria em treinamentos aeronáuticos).

O Empreenda Caraguatatuba 2019 visa incentivar a integração entre comércio, indústria, serviços, instituições de fomento, universidades e comunidade, com temas relacionados à capacidade e iniciativas empreendedoras do município; fortalecimento da rede de empresas locais; fomento para atrair novas empresas para se instalarem no município; e fortalecimento da cultura do empreendedorismo e formalização de trabalhadores autônomos.

#PraCegoVer Montagem dos estandes do 2º Empreenda Caraguatatuba (Foto: Luis Gava/PMC)

A Prefeitura de Caraguatatuba disponibiliza 86 estandes com 4x4m de medida para o evento. Os estandes vão contar com energia elétrica e conexão à internet, ficando a cargo do expositor a estilização, decoração e criação da identidade visual do espaço, com sinalização bilíngue em Línguas Inglesa e Portuguesa.

Em 2019, a organização ofertou 76 estandes para empresas do município de Caraguatatuba e outros 10 para firmas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RM/Vale).

O lançamento do maior evento de empreendedorismo do Litoral Norte ocorreu na última quarta-feira (11) e foi marcado pela palestra “Quais São Seus Valores?”, com empresário e escritor Geraldo Rufino, proprietário da JR Diesel, líder em reciclagem de caminhões na América Latina.

A Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento fica à Avenida Frei Pacífico Wagner, 163, piso superior, no Centro. O horário de atendimento ao público é das 9h às 16h30. Mais informações pelos telefones (12) 3897-1101 e (12)  99779-1638; ou pelos e-mails planejamento@caraguatatuba.sp.gov.br e contato@empreendacaraguatatuba.com.br.

As inscrições para palestras, rodadas de negócios e oficinas (vagas limitadas) são realizadas no site www.empreendacacaguatatuba.com.br.  Outros detalhes também podem ser encontrados na FanPage do Facebook https://www.facebook.com/empreendacaraguatatuba2019/, perfil no Instagram @empreenda_caraguatatuba. A entrada é gratuita.

Alimentação

A Prefeitura de Caraguatatuba também publicou o Edital de Chamamento Público 05/2019 para selecionar seis empresas do segmento de alimentação para o “Empreenda Caraguatatuba 2019”. As empresas utilizarão estruturas com 4x6m de extensão.

Além dos espaços, a Prefeitura Municipal fornecerá energia elétrica, iluminação, água, esgoto e conexão à internet. No Empreenda Caraguatatuba 2019, a organização sorteou três estandes entre os estabelecimentos participantes do 14º Festival Gastronômico Caraguá a Gosto (realizado de 1º de agosto a 8 de setembro), além dos outros seis do Edital de Chamamento Público 05/2019.

Realidade Virtual

O Sebrae/SP traz a realidade virtual aplicada aos negócios para o Empreenda Caraguatatuba 2019. Ao colocar os óculos de realidade virtual, o usuário participará de um tour por uma loja-conceito de moda e as tendências do mercado. No passeio, receberá dicas de iluminação, layout e organização de produtos.

O ambiente apresenta os conceitos de visual merchandising para lojistas ou interessados em investir no setor. Ao chegar ao espaço, o visitante recebe os óculos de realidade virtual para assistir vídeos desenvolvidos com tecnologias 3D e 360°, que demonstram a ambientação da loja. O tour tem duração de 20 minutos com apresentação de vídeos.

O Empreenda Caraguatatuba é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, e conta com o apoio da Sabesp, Sebrae/SP, Grupo Focus Leader, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba (AHP), Associação dos Quiosques de Caraguatatuba (AQC), Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), De Huber Acabamentos para Construção, Caraguá Luz, Charlie 0 – Gestão e Suporte de Treinamento Aeronáutico, Concessionária Tamoios, MasterMind Treinamentos de Alta Performance, Grupo Studio, Optilink Ultraconexão, Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Imaruí Litoral Norte Distribuição Logística Ltda, Inglês Inteligente, Instituto Federal (IFSP), Litoral Med, Centro Universitário Módulo e Petrobras.

Confira a Programação do 2º Empreenda Caraguatatuba

Dia 18 de setembro (quarta-feira) – Auditório 1

15h – “Caraguatatuba e seus Potenciais de Negócios”, com o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior

Portfólio: Formado em Ciências Biomédicas e pós-graduado em Citologia Oncótica e Endócrina pela Universidade de Mogi das Cruzes e em Direito pelo Centro Universitário Módulo; empresário do ramo da construção civil, chefe de Gabinete da Prefeitura de Caraguatatuba entre 2005 e 2007; presidente da Rede Casa Vale Mais em 2014 e 2015; eleito prefeito de Caraguatatuba em outubro de 2016. Aos 39 anos é o segundo prefeito mais jovem da história da cidade e tem como bandeiras a saúde e regularização fundiária e utiliza como slogan de seu governo “A Gente faz, a gente cuida”.

18h30 – “Expandindo Negócios além das Fronteiras Nacionais”, com a analista de exportação da Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), Laura Barbosa

Portfólio: Formada em Economia e Relações Internacionais com pós em Inteligência Competitiva, é uma profissional com experiência diversas no setor privado (empresas multinacionais e familiares), terceiro setor e em empresas governamentais. Atualmente na Investe São Paulo, Laura tem passagens pela IBM Brasil, SER Informática e ADVANCE Consulting, além do voluntariado na CISV – Children International Summer Villages – organização sem fins lucrativos, independente, apartidária e voluntária, que promove a educação para a paz e amizade intercultural.

19h40 – “Atitude Empreendedora – A Chave Mestra para Todos os seus Sonhos”, com Geraldo de Assunção Júnior (Vagas Esgotadas)

Portfólio: Formado em NLP Practitioner (Programação Neurolinguística), IN pela International Association of – NLP Institutes (IN); Master Coach, ICI, pela International Association of Coaching-Institutes; Analista Comportamental pelo Instituto Você e Metaforum International; Analista Comportamental Disc Coacheecom; e diversos cursos de empreendedorismo pelo Sebrae entre eles o Empretec e o Empreenda. Sócio administrador do Grupo Focus Leader – Excelência em Gestão Empresarial. Atualmente graduando Administração no Centro Universitário Módulo.

Dia 19 de setembro (quinta-feira) – Auditório 1

18h – Oficina Sebrae/SP – “Como formar o preço de Venda?” – O Objetivo dessa oficina é aprender a formar o preço do seu produto ou serviço e valorizar suas vendas. O participante entenderá sobre o que são gastos; A importância da margem e ponto de equilíbrio operacional. (Vagas Esgotadas)

Dia 20 de setembro (sexta-feira) – Auditório 1

18h – Oficina Sebrae – “Como vender mais e melhor? – Saiba como fazer o planejamento das ações de divulgação e promoção da sua empresa e avalie os resultados alcançados, para melhorar o desempenho de vendas dos seus produtos e serviços. (Vagas Esgotadas)

Dia 21 de setembro (sábado) – Auditório 1

18h10 – Palestra “Dados operacionais da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) e exemplos de desenvolvimento sustentável”, com o engenheiro eletrônico e de computação, Igor da Guia Rosa

Portfólio: graduado em Engenharia Eletrônica e de Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), especialista em Engenharia Elétrica e Eletrônica na Área Nuclear pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2005) e mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Rosa tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Bioengenharia.

19h20 – Palestra “Aprenda a Vender para todo Brasil”, com Henrique Nunweiler, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-Graduando em Gerenciamento de Projetos (Vagas Esgotadas)

Portfólio: Empreendedor multissetorial, atendendo todo o território nacional, com vendas em atacado e varejo. É fundador e diretor de duas franquias (Desbravadores Airsoft e Action VR), atualmente com quase 30 lojas em todo o Brasil. Analista de Sistemas por formação, ele é apaixonado pelo empreendedorismo e em transmitir suas experiências para jovens empreendedores.

Dia 22 de setembro (domingo) – Auditório 1

14h20 – “Mercado de trabalho e desafios para o futuro – Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)”, com Guilherme de Almeida Rosa, supervisor da unidade do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de São José dos Campos

Portfólio: administrador, atualmente diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/SP) – Regional Vale do Paraíba e supervisor da unidade do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) de São José dos Campos

15h40 – “Empreendedores Resilientes”, com Maurício Tomé, diretor Distrital Vale do Paraíba na empresa Master Mind Treinamentos de Alta Performance; e Érika Stancolovich, CEO do Instituto Stancolovich, doutora em Psicanálise e Oficial da Reserva de 2ª classe (R/2) da Força Aérea Brasileira  (Vagas Esgotadas)

Portfólio: Maurício Tomé – Instrutor MasterMind Lince e diretor Distrital Vale do Paraíba na empresa Master Mind Treinamentos de Alta Performance, estudou Mestrado em Gestão Empresarial na instituição de ensino FIA Business School, estudou Varejo e Mercado de Consumo na instituição de ensino Youngstown State University, além de ser formado em administração de empresas e pós-graduado em  Marketing pela ESPM

Portfólio: Érika Stancolovich – CEO do Instituto Stancolovich, oficial R/2 da Força Aérea Brasileira, doutora em Psicanálise, mestre em Educação e Psicanálise, especialista em Educação Empreendedora, diretora Pedagógica do Conselho Brasileiro de Psicanálise e Psicoterapias (CONBRAPSI)

17h – Sustentabilidade na Arquitetura e Paisagismo, com o arquiteto e urbanista, Cezar Scarpato

Portfólio: Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Scarpato e sua equipe têm se dedicado há mais de 10 anos a projetar e construir edificações e ambientes externos que visem uma relação harmoniosa com o meio natural, atuando em projetos de pequena a grande escala. Em 2016, se tornou associado a um dos maiores programas de certificação internacional de selos “verdes” para edificações, o Leadership in Energy and Environmental Design/ Liderança em Energia e Design Ambiental – LEED Green Associate (Associado Sustentável–Verde) do United States Green Building Council/Conselho Americano de Edificações Sustentáveis (USGBC).

18h30 – “Aeroporto de Caraguatatuba – Desenvolvimento Econômico e Progresso Social”, com Luiz Otávio Cristo Cabral, comandante de Airbus 320, mestrando em Safety e Aeronavegabilidade continuada pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), formado em Aviation Science pela North Shore Community College (Massachussets, EUA) e Transporte Aéreo pela Universidade de Guarulhos (UNG)

Portfólio: Comandante de Airbus 320, mestrando em Safety e Aeronavegabilidade continuada pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), formado em Aviation Science pela North Shore Community College (Massachussets, EUA) e Transporte Aéreo pela Universidade de Guarulhos (UNG). Atua como instrutor de voo e de disciplinas ligadas a treinamento de pilotos. Diretor da Charlie 0, empresa de consultoria em treinamentos aeronáuticos.

Dias 19, 20 e 21 de setembro (quinta, sexta e sábado)

14h – Rodada de Negócios

Inscrições: http://empreendacaraguatatuba.com.br/

Informações: (12) 99779-1638 ou  contato@empreendacaraguatatuba.com.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Desfile de Cosplay, artes marciais, karaokê, ilusionismo são atrações da 1ª Festa da Cultura Japonesa que inicia sexta-feira
Desfile de Cosplay, artes marciais, karaokê, ilusionismo são atrações da 1ª Festa da Cultura Japonesa que inicia sexta-feira

Nesta sexta-feira (08), a partir das 18h, a Praça da Cultura recebe a 1ª Festa da Cultura Japonesa e uma série de atrações estão programadas para acontecer até domingo (10). A abertura da programação artística será às 18h30, com desfile de Cosplay. A participação é aberta ao público e não

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 07/03/2024
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (21), a entrega dos kits de escovação aos alunos da 1ª fase ao 5º ano da rede municipal de ensino. Ao todo, 11 mil kits serão entregues, contendo escova dental, pasta de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza sinalização de solo em ruas do Indaiá
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza sinalização de solo em ruas do Indaiá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop), promove a revitalização de diversas sinalizações de trânsito no bairro do Indaiá, região central da cidade. Nas avenidas Maranhão e Minas Gerais, foram demarcadas vagas para estacionamento destinadas a idosos e Pessoas com Deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 06/03/2024
Fundo Social de Caraguatatuba abre 30 vagas para curso de Iniciação à Costura na próxima terça-feira
Fundo Social de Caraguatatuba abre 30 vagas para curso de Iniciação à Costura na próxima terça-feira

O Fundo Social de Caraguatatuba retoma no mês de março, o curso de Iniciação à Costura e irá disponibilizar cinco turmas, totalizando 30 vagas. O objetivo é capacitar alunos interessados em iniciar nesta área, como fonte de geração de renda. Serão disponibilizadas turmas de segunda à sexta-feira, das 13h30 às

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 01/03/2024
Prefeitura divulga novos resultados do Torneio de Aniversário de futebol de campo e futsal
Prefeitura divulga novos resultados do Torneio de Aniversário de futebol de campo e futsal

O final de semana foi agitado em Caraguatatuba com os jogos do Torneio Aniversário da Cidade Futebol de Campo e Futsal. As foram disputas acirradas nesta rodada. A última sexta-feira (1/03) teve o embate do futsal entre o time Nóis Complica e Tuka Bike. Com um placar final de 3

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/03/2024