Pesquisar No Site

Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) realiza mais de 20 mil atendimentos ao mês

Destaques
Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) realiza mais de 20 mil atendimentos ao mês
Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) realiza mais de 20 mil atendimentos ao mês

Em Caraguatatuba, idosos e pessoas com deficiência possuem um espaço com atividades educacionais, culturais, esportivas, de lazer e saúde.

#PraCegoVer: sala de academia, vários idosos fazendo exercícios em aparelho de musculação; (Foto: Luis Gava/PMC)

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) fica localizado no bairro Jardim Jaqueira e realiza mais de 20 mil atendimentos por mês, pelo Centro de Convivência e Centro Dia.

O Centro de Convivência é destinado para idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência acima de 18 anos, independentes. Em caso de semidependentes, devem obrigatoriamente ter acompanhamento dos responsáveis.

Diariamente, o Centro de Convivência recebe, em média, 780 usuários, que realizam de segunda a sexta-feira, atividades como, oficinas de alfabetização, inglês, libras, informática, modernidade na terceira idade, memória, artesanato, culinária, violão, horta e muito mais.

#PraCegoVer: idosos dentro de piscina, usando como apoio espaguete (flutuador de piscina). Todos usam touca de natação. (Foto: Luis Gava/PMC)

Também promove aulas de pilates, academia, hidroginástica, ginástica funcional, grupos temáticos (risco de quedas, quadril e coluna, AVC), Tai Chi Chuan, bocha, dança de salão, alongamento, além de palestras, festas temáticas, entre outros.

Para participar do Centro de Convivência, o idoso ou a pessoa com deficiência precisa realizar um cadastro na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), que fica ao lado do Ciapi.

É necessário apresentar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de endereço, laudo da deficiência ou doença e atestado de aptidão física. As condições de saúde devem ser satisfatórias, atestada por médico da rede pública de saúde ou por médico que já acompanhe o usuário, devendo ser renovado a cada seis meses.

Após o cadastro na Sepedi, será realizado um encaminhamento para matrícula nas atividades desejadas, conforme avaliação da equipe técnica do Ciapi.

Importante destacar que o Ciapi não tem função de tratamento médico. De acordo com o fisioterapeuta do local, Mario Vitorio, o Ciapi atua nos níveis primário e secundário de saúde, ou seja, é um local para indivíduos saudáveis ou que já foram reabilitados e estão sendo reinseridos para manter os ganhos adquiridos.

#PraCegoVer: idosas deitadas em colchonetes azuis dentro de sala com piso de madeira, praticam pilates com auxílio de bolas grandes verdes; (Foto: Luis Gava/PMC)

“É diferente de um tratamento médico que presta atenção de reabilitação, como por exemplo, o Centro de Especialidades Médicas (CEM), que oferece tratamento para habilitar as pessoas às suas atividades de vida diárias”, explicou o fisioterapeuta.

Já o Centro Dia é um serviço de medida protetiva para idosos e pessoas com deficiência semidependentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Diariamente, 45 usuários, em período integral estão no Centro Dia. Lá eles participam das atividades, recebem quatro refeições e hora para descanso, além de todo acompanhamento por uma equipe especializada. Por meio deste atendimento, é possível ofertar a melhoria da qualidade de vida, autonomia e inclusão social.

Os usuários do Centro Dia são encaminhados pelas equipes da Sepedi, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Poder Judiciário.

Equipe – O Ciapi conta também com uma equipe multiprofissional de 65 funcionários, que atuam nas áreas de cozinha, serviço social, motorista, vigia, assistente administrativo, monitor social, cuidador de idosos, fisioterapeuta, serviços gerais, educador físico, intérprete de libras, terapeuta ocupacional, diretor, técnico de enfermagem, enfermeiro, manutenção, copeira e psicólogo.

O Ciapi é ligado à Sepedi, sendo administrado pelo Instituto de Desenvolvimento de Gestão, Tecnologia e Pesquisa em Saúde e Assistência Social (IDGT). Fica localizado na Avenida Jorge Burihan, 30 – Jardim Jaqueira. A Sepedi fica na Avenida Jorge Burihan, 10 – Jardim Jaqueira, telefone (12) 3886-3050.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura e Polícia Militar combatem perturbação do sossego e venda de bebidas alcoólicas a menor de idade
Prefeitura e Polícia Militar combatem perturbação do sossego e venda de bebidas alcoólicas a menor de idade

A Prefeitura de Caraguatatuba, em conjunto com as secretarias de Urbanismo, Saúde e Fazenda, promoveu uma operação de combate à perturbação do sossego e à venda de bebidas alcoólicas a menores de idade. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e do Vigésimo Batalhão da Polícia Militar,

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 01/03/2024
Jonatas de Campos Bueno “Mestre Joca” conquista dois prêmios no Edital Sérgio Mamberti: como Mestre e Ponto de Cultura
Jonatas de Campos Bueno “Mestre Joca” conquista dois prêmios no Edital Sérgio Mamberti: como Mestre e Ponto de Cultura

O prêmio é pelo conhecimento cultural transmitido de geração para geração. O artesão Jonatas de Campos Bueno trabalha com artesanato em fibras vegetais O Ponto de Cultura Oficina de Arte Mestre Joca recebeu a premiação Edital Sérgio Mamberti – Cultura Viva em 29° na região Sudeste do Brasil. Como artesão,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/03/2024
UPAs de Caraguatatuba registram 1,6 mil atendimentos diários e demanda cresce 30%
UPAs de Caraguatatuba registram 1,6 mil atendimentos diários e demanda cresce 30%

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das regiões Centro, Norte e Sul registraram nesta semana, 1,6 mil atendimentos por dia, o que resulta em um aumento de 30% da demanda diária das unidades. A demanda é referente a mais 1.200 atendimentos do setor adulto, cerca de 360 da pediatra e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 06/03/2024
Prefeitura segue com inscrições para Corrida de Aniversário - Caraguá 167 anos
Prefeitura segue com inscrições para Corrida de Aniversário – Caraguá 167 anos

A Prefeitura de Caraguatatuba segue com inscrições abertas para os interessados que queiram participar da Corrida de Aniversário – Caraguá 167 anos, que será realizado em 28 de abril, dentro das comemorações do aniversário da cidade. São disponibilizadas 1 mil vagas para os atletas e o valor da inscrição é

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 14/03/2024
Prefeitura realiza obras da calçada acessível no Centro e instala piso tátil
Prefeitura realiza obras da calçada acessível no Centro e instala piso tátil

A Prefeitura de Caraguatatuba continua com as obras de adequação para acessibilidade das calçadas na região central do município. As intervenções foram iniciadas na esquina da Avenida Engenheiro João Fonseca (Próximo ao Supermercado Silva) e seguem até a esquina com a Rua Guarulhos (Supermercado Shibata). Atualmente, a empresa contratada executa

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 11/03/2024