Pesquisar No Site

Biometria da Justiça Eleitoral permanece na Secretaria de Educação de Caraguatatuba até o final de setembro

Publicado em: 09/09/2019
Destaques
Núcleo Social do Morro do Algodão está realizando cadastro biométrico para eleitores do bairro e região até dia 31
Biometria da Justiça Eleitoral permanece na Secretaria de Educação de Caraguatatuba até o final de setembro

O cadastro da identificação biométrica do Cartório Eleitoral pode ser feito na Secretaria de Educação até o dia 30 de setembro (segunda-feira). Os interessados precisam comparecer de segunda a sexta, das 8h às 17h, no prédio da secretaria, no Indaiá, munidos do documento de identidade original, título de eleitor (se tiver) e um comprovante de residência (emitido, no máximo, há três meses).

#PraCegoVer: Coleta das impressões digitais para o cadastro biométrico da Justiça Eleitoral

É necessário realizar a biometria para evitar o cancelamento do título eleitoral e perder uma série de direitos e benefícios como: tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública (licitações) e praticar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Desde fevereiro, o Cartório Eleitoral de Caraguatatuba convoca os moradores dos bairros para realizar a identificação biométrica em datas pré-estabelecidas para cada comunidade. Carros de sons percorrem os bairros avisando sobre os dias agendados para os eleitores de cada localidade.

Atualmente Caraguatatuba possui 93.872 eleitores. Até o momento, 69.102 (73,61% do eleitorado) pessoas com idade para votar fizeram o cadastro biométrico. Além disso, quem não executar o procedimento não poderá votar nas próximas eleições.

Com o título eleitoral cancelado, o eleitor fica impedido de obter passaporte, inscrever-se em concurso público, assumir cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais e até mesmo receber salário (em caso de servidor público), entre outros impedimentos.

A identificação biométrica envolve a coleta das impressões digitais dos dez dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.

A Secretaria de Educação fica na Av. Rio de Janeiro, 860 – Indaiá. O telefone é o (12) 3897-7000. O horário de atendimento vai das 8h às 17h.

Setembro

Os eleitores dos bairros Califórnia, Benfica, Centro, Sumaré, Ipiranga, Jardim Forest e Prainha têm prioridade no cadastro da identificação biométrica até o dia 30 de setembro (segunda-feira). Os moradores precisam comparecer ao Cartório Eleitoral de Caraguatatuba de segunda a sexta, das 11h às 18h, no bairro do Sumaré.

O Cartório Eleitoral fica na Avenida Brasil 775 – Sumaré (próximo ao Fórum de Caraguatatuba). Mais informações pelo telefone (12) 3882-1398.

A Biometria

O Projeto de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral tem por objetivo implantar em âmbito nacional a identificação e verificação biométrica da impressão digital para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral e que, ao se apresentar para o exercício do voto, seja o mesmo que se habilitou no alistamento eleitoral.

O projeto piloto, realizado em 2008, envolveu pouco mais de 40 mil eleitores nos municípios de Colorado do Oeste (RO), São João Batista (SC) e Fátima do Sul (MS). Tanto o cadastramento biométrico quanto o reconhecimento das digitais durante as eleições foram um sucesso.

Nas eleições de 2018, estavam aptos a votar 87.363.098 eleitores por meio da identificação biométrica, (59,31% do eleitorado total de 147.306.275) em 2.793 municípios (48,65% do total, de 5.570).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Cerca de 150 mil atendimentos foram realizados durante cinco anos no Pró-Mulher
Cerca de 150 mil atendimentos foram realizados durante cinco anos no Pró-Mulher

O Centro de Referência da Mulher, o Pró-Mulher, completa cinco anos neste sábado (20). O equipamento é um diferencial nos cuidados com a saúde da mulher, garantindo mais qualidade de vida, através de um olhar diferenciado, acolhimento e mais atenção às pacientes. Neste período, o Pró-Mulher realizou cerca de 150

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo

Após o fim das audiências públicas da Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur), o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu em reunião ordinária na última quinta-feira (4), para fazer uma avaliação dos encontros e finalizar o Plano. O PDTur é um documento que

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 08/04/2024
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar

O encontro será no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e contará com visita guiada dos grupos na exposição “Mulheres Artistas!? Mulheres Artistas!” No  próximo sábado, dia 30 de março, das 14 às 17 horas, os coletivos femininos “Teodoras do Cordel – Artevistas SP” e “Linhas do Mar”, participam da primeira

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 26/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa que a Coleta Seletiva estará suspensa amanhã (29), em função do feriado da Sexta-feira Santa. Do mesmo modo, os Ecopontos funcionarão em horários reduzidos, das 8h30 às 14h. No sábado os locais abrem normalmente, das

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril
Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nos dias 1, 2 e 3 de abril as Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur). As Audiências Públicas são necessárias para ouvir a população, de forma que o PDTur consiga abranger os segmentos turísticos e as

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 22/03/2024