Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba se destaca com serviço de acolhimento de idoso totalmente dependente

Destaques
Prefeitura de Caraguatatuba se destaca com serviço de acolhimento de idoso totalmente dependente
Prefeitura de Caraguatatuba se destaca com serviço de acolhimento de idoso totalmente dependente

Caraguatatuba mais uma vez é pioneira na região no atendimento à população idosa. Atualmente, o município possui uma instituição de longa permanência que acolhe idosos totalmente dependentes, que viviam em situações de violação de direitos, como vulnerabilidade, abandono, negligência e violência.

#PraCegoVer: foto de uma casa com piscina, com gramado na lateral e aos fundos dormitórios; (Fotos: Luis Gava/PMC)

Este tipo de acolhimento são para idosos com dependência Grau III, aqueles que não possuem condições de conviver no meio familiar e que necessitam de assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e ou com comprometimento cognitivo.

Uma conquista alcançada após anos de solicitações da equipe técnica atuante na área e sem sucesso. Nos últimos cinco anos, a maioria deste público ficava em hospitais ou continuavam sendo negligenciados em suas residências.

Com o serviço, o município poderá ofertar aquele idoso que não possui um bom prognóstico, uma finitude com dignidade, ou seja, proporcionará uma melhor qualidade de vida até os últimos dias de sua vida.

#PraCegoVer: espaço de refeição com várias mesas e cadeiras de madeira forradas com toalhas brancas com estampas e pequenos vasos de flor em cima. Ao fundo há um espaço de churrasqueira e forno a lenha de tijolos e decoração na parede; (Fotos: Luis Gava/PMC)

A parceria foi firmada com a Casa de Repouso CLAM, a única instituição que se enquadrava nos critérios estabelecidos para atender este público. Um investimento de R$ 273,5 mil para assistir seis idosos em um ano.

A instituição possui espaço ecumênico ou meditação, sala de reuniões, refeitório, cozinha, lavanderia, dormitórios com banheiros adaptados, área livre para convivência e desenvolvimento de atividades ao ar livre.

O quadro de colaboradores é composto por cuidadores de idoso, profissional para atividades de lazer, limpeza, alimentação, lavanderia e um responsável técnico.

A parceria é fiscalizada pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e Saúde.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Donos da Bola e Real Madrid vencem os jogos de abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal
Donos da Bola e Real Madrid vencem os jogos de abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal

As disputas de abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal foram realizadas nesta quarta-feira (28), no ginásio Morro do Algodão, com os jogos entre Amigos/MDJ, Donos da Bola, Pedrinho FC e Real Madrid. Na primeira partida da noite, às 20h, os Donos da Bola marcaram presença em quadra vencendo Amigos/MDJ

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 29/02/2024
Caraguatatuba inicia semana com 237 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 237 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 237 oportunidades de emprego. Destaque para 77 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, sete de soldador e seis de encanador. O

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 25/03/2024
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba estará reunido na próxima semana (27), no Centro

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove no dia 27 de março (quarta-feira), a partir das 18h, mais uma reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 21/03/2024
Equipes Sub 15 e Sub 16 do Caraguá Basktball estreiam na Liga Paulista
Equipes Sub 15 e Sub 16 do Caraguá Basktball estreiam na Liga Paulista

Os meninos que representam a equipe de base do basquete da cidade (Caraguá Basketball) fizeram a estreia no sábado (16/03) na Liga Paulista, nas categorias sub 15 e sub 16. Depois de longos três meses de treinamento, muita dedicação e comprometimento, o time abriu o campeonato com uma vitória contra

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 19/03/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado

A Defesa Civil de Caraguatatuba, representada por seu coordenador, Capitão Campos Júnior, participou na tarde de quinta-feira (21) de uma reunião on line convocada pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado, para tratar de questões diante do alerta de fortes chuvas e ventos entre quinta-feira e sábado (23)

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 21/03/2024