Pesquisar No Site

Amor não é controle, destaca Campanha “Agosto Lilás” em Caraguatatuba

Destaques
Conseg Caraguatatuba discute violência contra mulher, fluxos e movimentos culturais na periferia
Amor não é controle, destaca Campanha “Agosto Lilás” em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba segue com a Campanha “Agosto Lilás”, pela conscientização do fim da violência contra a mulher. O foco principal é alertar as mulheres sobre pequenos comportamentos na relação que já caracterizam um relacionamento abusivo.

#PraCegoVer: arte da campanha, com fundo lilás. No lado esquerdo rosto de mulher negra, com aparência séria; ao lado direito, dizeres da campanha, com dados que constam na matéria.

Um relacionamento abusivo pode ser notado logo no início, com diversas atitudes, que já demonstram uma convivência que não é saudável. É essencial que as mulheres reconheçam o problema que estão vivendo e percebam que as culpadas não são elas e jamais devem aceitar agressões físicas ou psicológicas.

Se frases como estas soam como cuidado, é melhor redobrar a atenção, pois pode significar sentimento de posse, uma das principais características de relacionamento abusivo. “Este seu vestido é muito curto!”; “Aonde vai maquiada desse jeito?”; “Eu não quero que vá sozinha”; “Pra que trabalhar fora? Você não precisa”; “Deixa eu ver seu celular!”; “Pra que postar essa foto, tá se aparecendo demais”; entre outras.

A coordenadora do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam) em Caraguatatuba, Marcia Denise Gusmão Coelho, explica que muitas mulheres presenciam estas atitudes e pensam que o ciúme do companheiro é normal. “Elas acham que eles estão se importando com elas, quando na verdade, é um sentimento de poder com o outro, transformando uma relação de amor em violência”, contou.

Muitas vezes, a violência surge de forma sutil, com palavras que magoam a mulher, podendo destruir sua autoimagem e autoestima. E partem para proibições fazendo com que a mulher se torne incapaz de decidir sobre atos de sua própria vida. Quando estas situações se tornam corriqueiras, é o momento de analisar e ver que o relacionamento não é mais saudável, e pode partir para atitudes mais violentas.

“Por isto, é importante ficar atenta a diversos fatores de controle e procurar ajuda, antes que ocorra a agressão, que além de marcar o corpo, marca a alma. Estamos prontas para te acolher e ajudar a enfrentar qualquer situação”, reforçou a coordenadora do Ciam.

O delegado titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Leandro Reis Dias, explica que quando a mulher sofre qualquer tipo de violência, seja de esposo, filho, parente, amigos, é usada como proteção a Lei Maria da Penha.

“Com o boletim de ocorrência será solicitada a medida protetiva que garantirá por lei o afastamento do agressor do meio familiar, dentro de 48 horas. A medida também garante a saída da mulher de casa com seus direitos preservados, proibição do contato do agressor com a vítima e familiares”, explica o delegado.

Caso a vítima observe o descumprimento da medida pelo agressor, deve comunicar imediatamente a delegacia de polícia.

Em briga de marido e mulher, mete-se a colher sim. A sociedade precisa estar atenta para o cumprimento da lei e para denunciar. É um compromisso de todos. Denuncie Disque 180!

Relatos – Toda quinta-feira, a Prefeitura de Caraguatatuba divulgará na página oficial do facebook, uma minissérie com quatro histórias reais de mulheres assistidas pelo Ciam. Uma forma de encorajar outras mulheres a denunciar as agressões. Assista no https://www.facebook.com/prefeituradecaraguatatuba/.

O Centro Integrado de Atendimento à Mulher fica localizado na Av. Cuiabá, 400 – Indaiá. Telefone: 3883-9908. Horário de atendimento, das 8h às 17h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado
GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou na noite de terça-feira (02) a apreensão de um veículo, sob suspeita de ter sido furtado. Por volta das 19h30, um agente de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, ao fazer o patrulhamento na região central da cidade, avistou

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 03/04/2024
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart

Na última etapa da Copa São Paulo Light de Kart, realizada no renomado kartódromo Ayrton Senna em Interlagos, a jovem pilota de Caraguatatuba, Anna Luiza Pimpão, superou desafios e conquistou um lugar no pódio da F4 Graduados B, uma das categorias mais competitivas do campeonato. Após enfrentar dificuldades com seu

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo

A Prefeitura de Caraguatatuba registrou ato de vandalismo em duas caçambas utilizadas para descarte de lixos que estavam instaladas na Rua da Torre, no bairro do Travessão. Além de atear fogo, os suspeitos ainda derrubaram o lixo. A administração já havia colocado os equipamentos no local justamente para impedir o

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/04/2024
Dezenas de medicamentos, anticoncepcionais e até fraldas são disponibilizados pela Farmácia Popular
Dezenas de medicamentos, anticoncepcionais e até fraldas são disponibilizados pela Farmácia Popular

O Programa Farmácia Popular do Brasil é promovido pelo Governo Federal para complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Além das Unidades Básicas de Saúde e/ou farmácias municipais, a população pode obter medicamentos gratuitos nas farmácias e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/04/2024
Público lota Teatro Mario Covas no Concerto de Gala da Banda Carlos Gomes
Público lota Teatro Mario Covas no Concerto de Gala da Banda Carlos Gomes

Com grande público que lotou o Teatro Mario Covas, o Concerto de Gala da Banda Municipal “Carlos Gomes” comemorou seus 60 anos em um espetáculo musical na noite do último dia 19, marcando as festividades dos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba. Na mesma noite foi aberta a exposição

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024