Pesquisar No Site

“Agosto Lilás” alerta para prevenção da violência contra a mulher

Destaques
“Agosto Lilás” alerta para prevenção da violência contra a mulher
“Agosto Lilás” alerta para prevenção da violência contra a mulher

Caraguatatuba inicia neste 1º de agosto, a Campanha “Agosto Lilás”, que visa a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoverá diversas ações a fim de sensibilizar as mulheres sobre o relacionamento abusivo.

Pioneira nesta Campanha na região, Caraguatatuba promoverá nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), palestras de orientação sobre o tema, panfletagem nas principais ruas da cidade e nos comércios, alertando a todos sobre a prevenção da violência.

O município possui desde 2017, um Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam), que atende e fortalece as mulheres vítimas de violência e oferece atendimento psicossocial, orientação sociojurídica e diversas atividades, sempre com foco na superação e elevação da autoestima.

Segundo a coordenadora do espaço, Marcia Denise Gusmão Coelho, atualmente 250 mulheres são assistidas, sendo 194 casos de violência física, 28 psicológica, 15 sexual e 13 física e psicológica.

Ela alerta para a prevenção. “Antes de falarmos sobre denunciar, temos que ensinar como prevenir. Um relacionamento abusivo pode ser notado logo no início, com diversas atitudes, que já demonstram uma convivência que não é saudável”, destaca.

Dados do município apontam que de janeiro a julho deste ano, a Vigilância Epidemiológica registrou 475 casos notificados de violência física, a maioria encaminhada pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), seguido da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Cras e demanda espontânea, quando procuram diretamente alguma ajuda.

A Campanha “Agosto Lilás” é alusiva à celebração de 13 anos da Lei Maria da Penha nº 11.340/2006, criada dia 7 de agosto. No Brasil, é a legislação que mais dá amparo às vítimas de casos de violência contra a mulher.

Também visa conscientizar sobre a importância de realizar as denúncias, pois raramente acontecem apenas uma vez. É essencial que as vítimas reconheçam o problema que vivem e saibam perceber que não são as culpadas e não merecem passar por agressões físicas.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, reforça às mulheres que passam por este tipo de problema que não estão sozinhas. “Caraguatatuba possui um equipamento que dá todo suporte nesta luta. Contem com nosso apoio e serviço e busquem se libertar desta situação”, alertou.

A cada dois segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal no país. Das ofensas ao feminicídio, milhares de mulheres diariamente são violadas dentro e fora de suas casas. A Prefeitura de Caraguatatuba faz parte da luta para mudar esse quadro e incentiva a todos a não se calarem diante dessa realidade.

Sua denúncia pode salvar uma vida! Denuncie, ligue 180!

O Centro Integrado de Atendimento à Mulher fica localizado na Av. Cuiabá, 400, Indaiá. Telefone: 3883-9908. Horário de atendimento, das 8h às 17h.

Para mais informações sobre as palestras, procure o Cras de sua região:

 Cras Sul

Avenida José Herculano, 6900 – Porto Novo

Telefone: 3885-2350

Cras Centro

Rua União das Américas, 380 – Jardim Aruan

Telefone: 3886-2000

Cras Norte

Avenida Marginal Ipiranga, 17 – Olaria

Telefone: 3883-6305

Cras Massaguaçu

Rua José Jerônimo Soares, 400 – Massaguaçu

Telefone: 3882-2668

Cras Jetuba

Avenida Gabriel Fagundes da Rosa, 315 – Jetuba

Telefone: 3889-3565

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundacc e Prefeitura abrem inscrições para 12º Festival Estudantil de Teatro
Fundacc e Prefeitura abrem inscrições para 12º Festival Estudantil de Teatro

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Prefeitura Municipal abriram hoje (10) as inscrições para o 12º Concurso do Festival Estudantil de Teatro (FET). Neste ano, as apresentações serão de 8 a 16 de novembro no Auditório Maristela de Oliveira. As inscrições devem ser feitas até às

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 11/09/2019
4ª Etapa do Circuito Caraguá Corrida de Rua tem alteração de data
Caraguatatuba divulga resultados da 3ª Etapa do Circuito Caraguá – Corrida de Rua

A chuva não atrapalhou os corredores que participaram da 3ª Etapa do Circuito de Corrida de Rua que foi realizada no último domingo (01/09). Cerca de dois mil atletas de todas as idades participaram da corrida, sediada na Praça de Eventos do Porto Novo. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/09/2019
Surf Adaptado garante medalha de bronze para Caraguatatuba em Circuito no Rio de Janeiro
Surf Adaptado garante medalha de bronze para Caraguatatuba em Circuito no Rio de Janeiro

Caraguatatuba foi muito bem representada no surf adaptado, na 2ª etapa do Circuito Profissional Rio 2019, realizada na Praia do Forte, em Cabo Frio – RJ. A paratleta Monique Oliveira subiu ao pódio, garantindo para a cidade dois troféus nas suas categorias. A surfista integra a equipe de esportes adaptados

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 28/08/2019
Conselho do Idoso tem novos membros
Conselho do Idoso tem novos membros

A eleição para compor cargos em vacância do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) registrou 218 votos, sendo dois nulos, na terça-feira (03/09), na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi). Os eleitores escolheram entre 13 candidatos para ocupar quatro cargos titulares que

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 04/09/2019
Prefeitura realiza manutenção de ponte na região do Camaroeiro
Prefeitura realiza manutenção de ponte na região do Camaroeiro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está realizando a manutenção da cabeceira da ponte na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, próximo ao Camaroeiro. Segundo informações da Sesep, a base da ponte está danificada devido à infiltração de água no solo. Será necessário cavar

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 13/09/2019