Pesquisar No Site

“Agosto Lilás” alerta para prevenção da violência contra a mulher

Destaques
“Agosto Lilás” alerta para prevenção da violência contra a mulher
“Agosto Lilás” alerta para prevenção da violência contra a mulher

Caraguatatuba inicia neste 1º de agosto, a Campanha “Agosto Lilás”, que visa a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoverá diversas ações a fim de sensibilizar as mulheres sobre o relacionamento abusivo.

Pioneira nesta Campanha na região, Caraguatatuba promoverá nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), palestras de orientação sobre o tema, panfletagem nas principais ruas da cidade e nos comércios, alertando a todos sobre a prevenção da violência.

O município possui desde 2017, um Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam), que atende e fortalece as mulheres vítimas de violência e oferece atendimento psicossocial, orientação sociojurídica e diversas atividades, sempre com foco na superação e elevação da autoestima.

Segundo a coordenadora do espaço, Marcia Denise Gusmão Coelho, atualmente 250 mulheres são assistidas, sendo 194 casos de violência física, 28 psicológica, 15 sexual e 13 física e psicológica.

Ela alerta para a prevenção. “Antes de falarmos sobre denunciar, temos que ensinar como prevenir. Um relacionamento abusivo pode ser notado logo no início, com diversas atitudes, que já demonstram uma convivência que não é saudável”, destaca.

Dados do município apontam que de janeiro a julho deste ano, a Vigilância Epidemiológica registrou 475 casos notificados de violência física, a maioria encaminhada pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), seguido da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Cras e demanda espontânea, quando procuram diretamente alguma ajuda.

A Campanha “Agosto Lilás” é alusiva à celebração de 13 anos da Lei Maria da Penha nº 11.340/2006, criada dia 7 de agosto. No Brasil, é a legislação que mais dá amparo às vítimas de casos de violência contra a mulher.

Também visa conscientizar sobre a importância de realizar as denúncias, pois raramente acontecem apenas uma vez. É essencial que as vítimas reconheçam o problema que vivem e saibam perceber que não são as culpadas e não merecem passar por agressões físicas.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, reforça às mulheres que passam por este tipo de problema que não estão sozinhas. “Caraguatatuba possui um equipamento que dá todo suporte nesta luta. Contem com nosso apoio e serviço e busquem se libertar desta situação”, alertou.

A cada dois segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal no país. Das ofensas ao feminicídio, milhares de mulheres diariamente são violadas dentro e fora de suas casas. A Prefeitura de Caraguatatuba faz parte da luta para mudar esse quadro e incentiva a todos a não se calarem diante dessa realidade.

Sua denúncia pode salvar uma vida! Denuncie, ligue 180!

O Centro Integrado de Atendimento à Mulher fica localizado na Av. Cuiabá, 400, Indaiá. Telefone: 3883-9908. Horário de atendimento, das 8h às 17h.

Para mais informações sobre as palestras, procure o Cras de sua região:

 Cras Sul

Avenida José Herculano, 6900 – Porto Novo

Telefone: 3885-2350

Cras Centro

Rua União das Américas, 380 – Jardim Aruan

Telefone: 3886-2000

Cras Norte

Avenida Marginal Ipiranga, 17 – Olaria

Telefone: 3883-6305

Cras Massaguaçu

Rua José Jerônimo Soares, 400 – Massaguaçu

Telefone: 3882-2668

Cras Jetuba

Avenida Gabriel Fagundes da Rosa, 315 – Jetuba

Telefone: 3889-3565

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza 1ª Campanha contra Diabetes neste sábado (30/11)
Caraguatatuba realiza 1ª Campanha contra Diabetes neste sábado (30/11)

Para enfatizar a importância do Dia Mundial do Diabetes, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (30/11) a 1ª Campanha em Diabetes.  Neste ano, a ação segue o tema nacional voltado à “Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação e Educação”. A ação acontece das 8h

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 27/11/2019
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização em áreas públicas
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização em áreas públicas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou nesta terça-feira (3/12), mais uma ação de fiscalização em suas áreas públicas existentes nos bairros Golfinhos, Mar Azul e Jardim das Palmeiras. O objetivo é coibir as invasões de terra.  Na ocasião, foi lavrado um Auto de Infração por

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 04/12/2019
Equipe feminina conquista segundo lugar em competição de voleibol
Equipe feminina conquista segundo lugar em competição de voleibol

A equipe feminina de voleibol de Caraguatatuba conquistou no último final de semana o segundo lugar na Copa Vale de Voleibol na categoria pré-mirim, realizada em Pindamonhangaba – SP. As 12 atletas de 13 anos conseguiram a classificação para a etapa final, que contou com a participação da cidade anfitriam,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 19/11/2019
CaraguaPrev realiza palestra sobre a importância dos conselheiros nos RPPS’s
CaraguaPrev realiza palestra sobre a importância dos conselheiros nos RPPS’s

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promoveu a palestra “Formação de Conselheiros dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS’s)” na quarta-feira (27/11), na Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). O evento reuniu servidores de diversas secretarias, Câmara Municipal, Fundacc e do próprio instituto. Funcionários públicos municipais

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 28/11/2019
Praça Dr. Cândido Mota recebe Concertos Natalinos e visitação à casa do Papai Noel durante mês de dezembro
Praça Dr. Cândido Mota recebe Concertos Natalinos e visitação à casa do Papai Noel durante mês de dezembro

A magia do Natal Luz continua a iluminar a Praça Dr. Cândido Mota (Coreto) durante todo o mês de dezembro com apresentações musicais gratuitas aos fins de semana e visitas à casinha do Papai Noel para a garotada. Neste sábado (14), às 20h, quem alegra o Coreto é a Banda

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/12/2019