Pesquisar No Site

“Agosto Lilás” alerta para prevenção da violência contra a mulher

Destaques
“Agosto Lilás” alerta para prevenção da violência contra a mulher
“Agosto Lilás” alerta para prevenção da violência contra a mulher

Caraguatatuba inicia neste 1º de agosto, a Campanha “Agosto Lilás”, que visa a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoverá diversas ações a fim de sensibilizar as mulheres sobre o relacionamento abusivo.

Pioneira nesta Campanha na região, Caraguatatuba promoverá nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), palestras de orientação sobre o tema, panfletagem nas principais ruas da cidade e nos comércios, alertando a todos sobre a prevenção da violência.

O município possui desde 2017, um Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam), que atende e fortalece as mulheres vítimas de violência e oferece atendimento psicossocial, orientação sociojurídica e diversas atividades, sempre com foco na superação e elevação da autoestima.

Segundo a coordenadora do espaço, Marcia Denise Gusmão Coelho, atualmente 250 mulheres são assistidas, sendo 194 casos de violência física, 28 psicológica, 15 sexual e 13 física e psicológica.

Ela alerta para a prevenção. “Antes de falarmos sobre denunciar, temos que ensinar como prevenir. Um relacionamento abusivo pode ser notado logo no início, com diversas atitudes, que já demonstram uma convivência que não é saudável”, destaca.

Dados do município apontam que de janeiro a julho deste ano, a Vigilância Epidemiológica registrou 475 casos notificados de violência física, a maioria encaminhada pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), seguido da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Cras e demanda espontânea, quando procuram diretamente alguma ajuda.

A Campanha “Agosto Lilás” é alusiva à celebração de 13 anos da Lei Maria da Penha nº 11.340/2006, criada dia 7 de agosto. No Brasil, é a legislação que mais dá amparo às vítimas de casos de violência contra a mulher.

Também visa conscientizar sobre a importância de realizar as denúncias, pois raramente acontecem apenas uma vez. É essencial que as vítimas reconheçam o problema que vivem e saibam perceber que não são as culpadas e não merecem passar por agressões físicas.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, reforça às mulheres que passam por este tipo de problema que não estão sozinhas. “Caraguatatuba possui um equipamento que dá todo suporte nesta luta. Contem com nosso apoio e serviço e busquem se libertar desta situação”, alertou.

A cada dois segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal no país. Das ofensas ao feminicídio, milhares de mulheres diariamente são violadas dentro e fora de suas casas. A Prefeitura de Caraguatatuba faz parte da luta para mudar esse quadro e incentiva a todos a não se calarem diante dessa realidade.

Sua denúncia pode salvar uma vida! Denuncie, ligue 180!

O Centro Integrado de Atendimento à Mulher fica localizado na Av. Cuiabá, 400, Indaiá. Telefone: 3883-9908. Horário de atendimento, das 8h às 17h.

Para mais informações sobre as palestras, procure o Cras de sua região:

 Cras Sul

Avenida José Herculano, 6900 – Porto Novo

Telefone: 3885-2350

Cras Centro

Rua União das Américas, 380 – Jardim Aruan

Telefone: 3886-2000

Cras Norte

Avenida Marginal Ipiranga, 17 – Olaria

Telefone: 3883-6305

Cras Massaguaçu

Rua José Jerônimo Soares, 400 – Massaguaçu

Telefone: 3882-2668

Cras Jetuba

Avenida Gabriel Fagundes da Rosa, 315 – Jetuba

Telefone: 3889-3565

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (21), a entrega dos kits de escovação aos alunos da 1ª fase ao 5º ano da rede municipal de ensino. Ao todo, 11 mil kits serão entregues, contendo escova dental, pasta de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025

A terceira e última audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de quarta-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba, no bairro do Indaiá, região central da cidade.

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 28/03/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba

Na programação, oficinas de dança e música e ao final um grande baile. Participam do evento o grupo Fandango do Cantagalo e Boi e Vaca Fandangueiros A Praça do Caiçara será solo para a Fandangueira, apresentação do grupo Fandango Ciranda Caiçara de Ubatuba, no dia 19 de abril, às 17h.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão

A benção das embarcações acontece no Entreposto de Pesca do Camaroeiro no dia 28 de abril   A 25ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será realizada no dia 28 de abril, domingo, a partir das 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Este é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/04/2024