Pesquisar No Site

“Agosto Lilás” alerta para prevenção da violência contra a mulher

Destaques
“Agosto Lilás” alerta para prevenção da violência contra a mulher
“Agosto Lilás” alerta para prevenção da violência contra a mulher

Caraguatatuba inicia neste 1º de agosto, a Campanha “Agosto Lilás”, que visa a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoverá diversas ações a fim de sensibilizar as mulheres sobre o relacionamento abusivo.

Pioneira nesta Campanha na região, Caraguatatuba promoverá nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), palestras de orientação sobre o tema, panfletagem nas principais ruas da cidade e nos comércios, alertando a todos sobre a prevenção da violência.

O município possui desde 2017, um Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam), que atende e fortalece as mulheres vítimas de violência e oferece atendimento psicossocial, orientação sociojurídica e diversas atividades, sempre com foco na superação e elevação da autoestima.

Segundo a coordenadora do espaço, Marcia Denise Gusmão Coelho, atualmente 250 mulheres são assistidas, sendo 194 casos de violência física, 28 psicológica, 15 sexual e 13 física e psicológica.

Ela alerta para a prevenção. “Antes de falarmos sobre denunciar, temos que ensinar como prevenir. Um relacionamento abusivo pode ser notado logo no início, com diversas atitudes, que já demonstram uma convivência que não é saudável”, destaca.

Dados do município apontam que de janeiro a julho deste ano, a Vigilância Epidemiológica registrou 475 casos notificados de violência física, a maioria encaminhada pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), seguido da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Cras e demanda espontânea, quando procuram diretamente alguma ajuda.

A Campanha “Agosto Lilás” é alusiva à celebração de 13 anos da Lei Maria da Penha nº 11.340/2006, criada dia 7 de agosto. No Brasil, é a legislação que mais dá amparo às vítimas de casos de violência contra a mulher.

Também visa conscientizar sobre a importância de realizar as denúncias, pois raramente acontecem apenas uma vez. É essencial que as vítimas reconheçam o problema que vivem e saibam perceber que não são as culpadas e não merecem passar por agressões físicas.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, reforça às mulheres que passam por este tipo de problema que não estão sozinhas. “Caraguatatuba possui um equipamento que dá todo suporte nesta luta. Contem com nosso apoio e serviço e busquem se libertar desta situação”, alertou.

A cada dois segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal no país. Das ofensas ao feminicídio, milhares de mulheres diariamente são violadas dentro e fora de suas casas. A Prefeitura de Caraguatatuba faz parte da luta para mudar esse quadro e incentiva a todos a não se calarem diante dessa realidade.

Sua denúncia pode salvar uma vida! Denuncie, ligue 180!

O Centro Integrado de Atendimento à Mulher fica localizado na Av. Cuiabá, 400, Indaiá. Telefone: 3883-9908. Horário de atendimento, das 8h às 17h.

Para mais informações sobre as palestras, procure o Cras de sua região:

 Cras Sul

Avenida José Herculano, 6900 – Porto Novo

Telefone: 3885-2350

Cras Centro

Rua União das Américas, 380 – Jardim Aruan

Telefone: 3886-2000

Cras Norte

Avenida Marginal Ipiranga, 17 – Olaria

Telefone: 3883-6305

Cras Massaguaçu

Rua José Jerônimo Soares, 400 – Massaguaçu

Telefone: 3882-2668

Cras Jetuba

Avenida Gabriel Fagundes da Rosa, 315 – Jetuba

Telefone: 3889-3565

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

‘Manhãs à Deriva’ e ‘Um Café no Sertão’ vencem 3º Concurso de Contos e Poesias
‘Manhãs à Deriva’ e ‘Um Café no Sertão’ vencem 3º Concurso de Contos e Poesias

Sucesso com número de inscrições, o 3º Concurso de Contos e Poesias organizado pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) em parceria com a Comissão Municipal Setorial do Livro, Leitura e Literatura, consagrou a poesia ‘Manhãs à Deriva’, de Oly Cesar Wolf, de Campo Largo (PR), e o conto

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 14/07/2020
Coleta Seletiva e Ecoponto reaproveitam 120 toneladas de material por mês em Caraguatatuba
Coleta Seletiva e Ecoponto reaproveitam 120 toneladas de material por mês em Caraguatatuba

Caraguatatuba possui um plano de Gestão de Resíduos Sólidos onde um dos principais programas é o da Coleta Seletiva e Ecopontos. Juntos, os dois serviços reaproveitam cerca de 120 toneladas de material reciclável por mês. A reciclagem é uma atividade importante para o meio ambiente, pois consiste na transformação de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/07/2020
Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Militar têm fiscalização intensificada no final de semana
Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Militar têm fiscalização intensificada no final de semana

O final de semana em Caraguatatuba foi marcado por intensa fiscalização por parte da Prefeitura e da Polícia Militar. As ações se deram em diversos bairros, praias, comércio em geral e igrejas. O objetivo foi o cumprimento do decreto que prevê medidas contra o avanço do novo coronavírus (Covid-19) e

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 20/07/2020
Obras de construção de unidades escolares no Travessão seguem em ritmo acelerado
Obras de construção de unidades escolares no Travessão seguem em ritmo acelerado

As obras de construção do Centro de Educação Infantil e Escola Municipal de Educação Infantil (CEI/EMEI) do bairro do Travessão, Região Sul de Caraguatatuba, seguem em ritmo acelerado. O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, acompanhado do secretário de Obras, Leandro Borella, e da vereadora Vilma Teixeira de Oliveira, vistoriou o

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/08/2020
Fundacc realiza pesquisa on-line sobre Lei Emergencial de Cultura para direcionamento de recursos federais
Fundacc realiza pesquisa on-line sobre Lei Emergencial de Cultura para direcionamento de recursos federais

Preparando-se para aplicação da Lei nº 14.017, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) convida agentes, trabalhadores e espaços de cultura de Caraguatatuba para inclusão de seus dados na construção de um censo que contribuirá para o direcionamento dos recursos federais. O formulário on-line

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/07/2020