Pesquisar No Site

Profissionais lotam teatro em capacitação sobre autismo; familiares ainda podem participar

Profissionais lotam teatro em capacitação sobre autismo; familiares ainda podem participar
Profissionais lotam teatro em capacitação sobre autismo; familiares ainda podem participar

Mais de 450 pessoas de diversas áreas profissionais como professores, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, auxiliar de desenvolvimento infantil, entre outros, participaram na manhã desta quarta-feira (03/07), da capacitação sobre “Autismo, diferente é o mundo que queremos”, no Teatro Mario Covas.

#PraCegoVer: foto mostra palestrante em cima do palco de costas e público sentado na frente. (Foto: Augusto Melo/PMC)

A abertura do evento foi realizada pelo prefeito Aguilar Junior, que destacou a importância de promover o encontro. “O assunto não é novo, mas pode e deve sempre ser renovado e atualizado para uma nova conscientização e troca de experiências. Quanto mais cedo diagnosticar e tratar, melhor será para a criança e a família”, acrescentou.

O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Léo Macedo, explicou que a capacitação foi realizada com o objetivo de atingir um público extenso de profissionais, utilizando uma linguagem bastante acessível, a fim de atingir todas as áreas.

A capacitação seguiu com a palestra da psicopedagoga Paloma Leal Rocha, especialista em ABA (análise do comportamento aplicada), psicomotricidade e em educação especial e inclusão. ABA é uma ciência que estuda o comportamento humano.

Paloma,  mãe de filho com autismo, reforçou a importância da capacitação tanto para os profissionais como aos pais, como meio de atualização de novos conhecimentos e assim, poder entender mais sobre a vida da criança.

#PraCegoVer: palestrante em pé no palco, segurando microfone; ela veste calça preta, sapato marrom e blusa de alça xadrez; (Foto: Augusto Melo/PMC)

Dados apresentados na palestra mostram que nos últimos 15 anos houve um aumento de doenças mentais; que uma a cada cinco crianças tem problema de saúde mental; foi observado o aumento de 43% no Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH); aumento de 37% de adolescentes com depressão e aumento de 200% na taxa de suicídio de crianças de 10 a 12 anos.

“O autismo é o transtorno mais estudado nos últimos 100 anos. Se desde o início tratarmos nossos filhos, alunos ou pacientes de maneiras diferentes poderemos detectar o autismo precocemente e evitar diversas frustrações”, complementou Paloma.

A palestrante ainda acrescentou: “Tudo na vida é um equilíbrio e nós adultos não estamos equilibrando da forma correta. Somos a referência das nossas crianças. Então vamos procurar sempre reforçar o lado positivo delas e não o negativo. Valorize os momentos. Amor não são palavras e sim, atitudes!”, destacou.

O encontro ainda abordou e discutiu questões técnicas do atendimento, abordagens terapêuticas, principalmente a observação, identificação e intervenção precoce na eficácia do tratamento.

Familiares de autistas podem participar da capacitação promovida na quinta-feira (04/07), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), das 10h às 12h. Inscrições ainda podem ser realizadas no link https://tinyurl.com/y36qfpeg.

O encontro é promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Mutirão contra dengue é cancelado por conta da previsão de chuvas para o final de semana
Mutirão contra dengue é cancelado por conta da previsão de chuvas para o final de semana

O mutirão de combate à dengue que seria realizado neste sábado (23), no bairro Travessão, teve que ser suspenso por conta da previsão de chuvas. Uma nova data será remarcada e comunicada nos canais oficiais da Prefeitura de Caraguatatuba. A ação tem o objetivo de alertar a população sobre os

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 20/03/2024
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (10), o quadro de vagas de emprego para 234 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024

A 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 chega a Caraguatatuba no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições ainda estão abertas e devem ser concluídas até o dia 9. Este ano são esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 15/04/2024