Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba forma 355 pessoas nas oficinas oferecidas pelos CRAS nesse primeiro semestre

Prefeitura de Caraguatatuba forma 355 pessoas nas oficinas oferecidas pelos CRAS nesse primeiro semestre
Prefeitura de Caraguatatuba forma 355 pessoas nas oficinas oferecidas pelos CRAS nesse primeiro semestre

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, encerrou o ciclo de formatura das oficinas oferecidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), nessa quarta-feira (10/07).

#PraCegoVer: Banner da Prefeitura de Caraguatatuba do lado esquerdo em um suporte de alumínio. Ao lado direito uma mesa longa, com uma toalha azul onde estão vários trabalhos feitos por alunos em feltro e material reciclável para uso e decoração como garrafas decorativas, bichinhos para enfeitar parede, pesinho de papel, bolsas, etc. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Ao todo, 355 pessoas foram certificadas nas oficinas, nesse primeiro semestre, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Massaguaçu, Norte, Centro e Sul, além dos Centros Comunitários Pedra Grande e Pegorelli, Núcleo Social do Morro do Algodão e CIASC Perequê Mirim.

O SCFV tem o objetivo de fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva, voltada a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Na solenidade realizada ontem, no Núcleo de Atendimento Social no bairro Massaguaçu, 52 pessoas receberam o certificado de conclusão em oficinas de Artesanato em Feltro, Artesanato Sustentável, Designer de Sobrancelhas, Maquiagem e Cabeleireiro.

O Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, parabenizou os formandos, facilitadores de oficinas, equipe do CRAS e a Secretaria por mais um ciclo de oficinas concluídas e agradeceu ao prefeito Aguilar Junior pelas reformas do CRAS e do Núcleo de Atendimento Social do Massaguaçu que ganhou novo forro, pintura e ampliou com mais salas para atendimentos.

A dona de casa Fátima Terezinha Alves, 65 anos, participa das oficinas há quatro anos e acabou de concluir a oficina de Artesanato Sustentável. “Ainda não aposentei e as peças que produzo depois que participei das oficinas me ajudam a complementar a renda”, contou.

Pela primeira vez, José Giovani da Silva, 58 anos, participou de duas oficinas: artesanato em feltro e artesanato sustentável. “Aqui, ganhei uma nova família. Criamos um grupo de whatsapp, nos falamos todos os dias e um ajuda o outro. Juntos criamos uma cooperativa que faz artesanato voltado a resgatar a cultura caiçara de Caraguatatuba. Inclusive já estamos expondo em feiras na cidade”, destacou.

Marcya de Souza, 28 anos, concluiu a Oficina de Cabeleireiro. Durante a oficina levou os irmãos e os filhos para colocar em prática o corte de cabelo masculino, além da sua mãe para fazer escova progressiva, sob a supervisão da Facilitadora. “O aprendizado foi muito bom. Estou aguardando os outros módulos para participar também”, disse.

Também prestigiaram o evento, Lourianne Bastos, diretora técnica; Alcione Vitório, coordenadora da Proteção Básica; Tássia Marchiori, coordenadora de Programas de Projetos; Juliana Macedo, coordenadora do CRAS Massaguaçu e as Facilitadoras de Oficinas, Letícia Duarte (Oficina de Maquiagem), Patrícia Monteiro (Oficina de Artesanato em Feltro), Ana Mary Sales (Oficina de Artesanato Sustentável) e Cíntia Fernanda de Mattos (Oficina de Designer de Sobrancelhas).

Várias peças confeccionadas pelos alunos ficaram expostas no local para apresentar um pouco do que puderam aprender durante esse período.

Festa Julina – Após a Certificação, a comunidade também pode aproveitar a Festa Julina oferecida no Núcleo de Atendimento Social do Massaguaçu, com oferta de cachorro quente, algodão doce e refrigerantes, além de brincadeiras nas barracas da pescaria, argola, boca do palhaço entre outras.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes

Caraguatatuba tem registrado um aumento significativo na venda de peixes no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, em decorrência das comemorações da Semana Santa. Os pescadores e permissionários apontam que as vendas de seus pescados aumentaram entre 40% e 50% nesta semana e tende a crescer nos próximos dias. A procura

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 27/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros e Transpetro se reúnem para tratar de segurança em faixa de dutos
Prefeitura de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros e Transpetro se reúnem para tratar de segurança em faixa de dutos

A Prefeitura de Caraguatatuba, na manhã desta sexta-feira (19), esteve reunida com representantes da Transpetro, subsidiária da Petrobras, responsável pela logística de transporte de petróleo e gás por malha dutoviária. O encontro foi realizado na sede da Defesa Civil do município, e contou com a presença dos secretários de Obras,

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 19/04/2024
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba

Funcionários da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba estão pintando a base do 4º Subgrupamento do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, no Indaiá. Os servidores cedidos pela Prefeitura iniciaram os trabalhos de pintura em fevereiro. O serviço deve ser concluído na segunda quinzena de abril. Ligado à Polícia Militar

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/04/2024
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol tem jogos válidos pelas quartas de final neste domingo
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol tem jogos válidos pelas quartas de final neste domingo

Quatro jogos serão disputados pelas quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo neste domingo (24/3). No campo do Morro do Algodão, a partir das 11h tem a disputa entre EC Primavera e EC beira Mar, valendo uma vaga nas semifinais. Logo depois, às 13h, Pegorelli

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024
Caraguatatuba realiza no sábado 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa
Caraguatatuba realiza no sábado 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza no próximo sábado (23/3), a partir das 8h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG), a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa. O campeonato contará com a presença de pelo menos 160 atletas que

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 20/03/2024