Pesquisar No Site

Palestra sensibiliza pais de autistas

Palestra sensibiliza pais de autistas
Palestra sensibiliza pais de autistas

O que mais posso fazer pelo meu filho? Com este pensamento, diversos pais de autistas receberam orientação por meio da capacitação “Autismo, diferente é o mundo que queremos”, na manhã desta quinta-feira (04/07), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi).

#PraCegoVer: pessoas sentadas em cadeiras de plástico verdes, enquanto palestrante está em pé na frente; (Foto: Marina Larcher/PMC)

Segundo o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Léo Macedo, a capacitação serviu como uma troca de experiências familiares, vivência, além de cada um conhecer mais sobre a história do outro.

O encontro direcionado pela palestrante Paloma Leal Rocha também contou com a presença de representantes do Grupo de Mães de Autistas de Caraguatatuba (GMAC) e seguiu como um bate-papo de mãe para mães, já que Paloma também tem um filho com autismo.

Para a palestrante, a dificuldade no dia a dia acontece com todo mundo, não é fácil, mas dedicando um pouco por dia, é possível ver e reconhecer a evolução da criança. “Todos são passíveis de evoluir e melhorar, e quanto mais cedo começar o estímulo, melhor”, explicou Paloma.

#PraCegoVer: pessoas sentadas de costas em cadeiras de plástico verdes, enquanto palestrante está em pé na frente; há um telão projetor com apresentação de slides; há duas fileiras de cadeiras. (Foto: Marina Larcher/PMC)

“Nós mães precisamos criar um vínculo com nossos filhos para adquirimos importância e vantagem. Programe atividades curtas: entre uma atividade e outra explore os lados e ambientes, de acordo com os estímulos; crianças autistas aprendem muito mais sobre o ambiente do que demonstram. Elas entendem muito mais do que a gente imagina”, acrescentou Paloma.

Mãe do Thomaz, Tarcila Nardi, conta que o filho está com 14 anos e só foi diagnosticado com autismo há um ano. “Dos cinco aos 13 anos meu filho recebeu diversos diagnósticos, a partir do momento que eu soube o que ele realmente tinha, foi um alívio, pois hoje sei como trabalhar com ele da maneira correta”, contou.

Tarcila ainda acrescentou que por meio da palestra pode observar diversos fatores que já praticava do seu jeito sem saber se era correto ou não, apenas pelo instinto materno de proteção. Ela disse que agora também pode incluir hábitos novos na rotina. “Ainda há muito que melhorar, mas só com a nossa dedicação, vamos poder desenvolvê-los. É um passo, uma vitória de cada vez”, concluiu.

Com o pensamento “o que mais posso fazer pelo meu filho?”, a palestrante destacou os seguintes tópicos: estar emocionalmente disponível; conectar-se à criança; desligar os celulares à noite para evitar distrações; ensiná-lo a dizer “olá” quando chegar e “tchau” quando sair; reconhecer e gerenciar suas frustrações e raiva; ensinar a agradecer, a reconhecer e pedir desculpas; seja modelo de tomada de decisões.

Com dedicação e carinho não é tão difícil cuidar de um filho com autismo. De qualquer forma, é importante não ter vergonha de pedir ajuda e nada melhor do que buscar a experiência de outros pais e profissionais que lidam com o autismo. Para isso, a Sepedi está à disposição para ajudar qualquer família com orientações e cuidados.

 

Sepedi – Rua Jorge Burihan, n° 10 – Jardim Jaqueira, telefone: (12) 3886-3050.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove Campanha de Doação de Sangue e leva doadores ao Hemonúcleo de Taubaté
Caraguatatuba promove Campanha de Doação de Sangue e leva doadores ao Hemonúcleo de Taubaté

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Referência da Saúde da Mulher, o Pró-Mulher, promoveu nesta sexta-feira (8), mais uma Campanha de Doação de Sangue. Quinze pessoas foram levadas ao Hemonúcleo de Taubaté. A campanha tem como objetivo levar doadores em transporte gratuito ofertado pela Prefeitura, de forma

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 08/03/2024
Caraguatatuba inicia semana com 237 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 237 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 237 oportunidades de emprego. Destaque para 77 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, sete de soldador e seis de encanador. O

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 25/03/2024
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais

O CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, no Perequê-Mirim, recebeu ontem (27) a emocionante estreia do projeto ‘Encantando com as Mãos’. Com a missão de promover a inclusão por meio da música e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o projeto traz consigo uma abordagem criativa e eficaz para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
Palestra abre 5ª edição do Educatech em Caraguatatuba
Palestra abre 5ª edição do Educatech em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), abre nesta quinta-feira (21/3) a 5ª edição do Congresso de Tecnologia na Educação (Educatech). O evento, idealizado pela equipe do Setor de Informática Educativa, teve sua primeira edição em 2017. O objetivo é mostrar que a escola inovadora tem

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 20/03/2024
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas

No dia 27 de março, (quarta-feira), às 19h, a Cia. Talagadá apresenta o espetáculo infantil de teatro de bonecos “Dentro D’água” no Teatro Mario Covas. A entrada é gratuita e a classificação é livre. “Dentro D’Água” da Cia. Talagadá foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura,

Leia Mais FUNDACC Publicado em 20/03/2024