Pesquisar No Site

Festival do Camarão supera expectativas e recebe mais de 100 mil pessoas

Publicado em: 23/07/2019
Festival do Camarão supera expectativas e recebe mais de 100 mil pessoas
Festival do Camarão supera expectativas e recebe mais de 100 mil pessoas

Mais de 100 mil pessoas passaram pelo 22º Festival do Camarão de Caraguatatuba, realizado entre os dias 12 e 21 de julho na Praça da Cultura (Avenida de Praia). O movimento e as vendas superaram as expectativas dos pescadores das 25 barracas de salgados e doces que aprovaram o formato de 10 dias corridos.

#PraCegoVer: Cantora no palco cantando para o público. As pessoas estão em volta do palco. Existem efeitos de luz e de fumaça, que predominam no palco (Foto: JC Curtis/Fundacc)

A estimativa era comercializar mais de 50 toneladas de Camarão, o rei da festa, mas os participantes falam em muito mais. “É até impossível contabilizar, mas todo mundo vendeu muito”, disse o presidente da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro, Nilo Rolim do Amaral, o Nilo Cabeça. O festival foi realizado pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a entidade.

Rogério Tapligiani está sorrindo à toa. Só de bolinho de camarão ele conta que foram feitos 1.300 para o festival, mas na segunda-feira precisou correr para fazer mais. “Vendemos mais de 2 mil unidades”, conta.

Glaydson Alves Macedo, o Gresso, também está satisfeito e que aprovou os dias corridos. Ele sugere colocar mais músicos de segunda a quarta-feira e deixar o festival do dia todo na sexta-feira. “É um dia de muito movimento e já queremos começar cedo”.

#PraCegoVer: Muitas pessoas circulam num imenso espaço montado na Praça da Cultura para o Festival do Camarão. A luz roxa dos equipamentos de luz é predominante na tenda do Festival do Camarão. Algumas pessoas estão sentadas e outras sentadas saboreando pratos típicos da festa (Foto: JC Curtis/Fundacc)

Nos dias de maior movimento era comum ver as barracas lotadas, mas os visitantes não arredavam o pé, como Julio Cardoso da Silva, 32 anos, de Caraguatatuba que foi todo um final de semana comer camarão. “Já experimentei a porção de sete barba, o espaguete, o escondidinho, fora o que comia com amigos”.

A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, relata que no último final de semana teve de conseguir mais 250 mesas e 1 mil cadeiras para atender o público em horários de picos. Inicialmente eram 700 mesas com 2,8 mil cadeiras.

Bom também para a artesã Maria do Socorro que fez sucesso com seus turbantes e faixas para cabelo. “A festa é muito boa. Era colocar um turbante na manequim que logo já tinha saída”.

Na Tenda da Memória, destaque para o Espaço Kids com brincadeiras lúdicas e o teatro com o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, onde foi dado o recado para os cuidados com a água parada.

No palco, espaço para os quase 500 músicos que fizeram seus shows para uma plateia sempre cheia, além dos alunos de dança das Oficinas Culturais da Fundacc que tiveram a oportunidade de apresentar coreografias novas nos mais variados estilos, dos grupos de tradições populares.

Este ano o festival ainda ganhou seu mascote, o Caramarão – Caraguá + Camarão – nome escolhido após uma enquete nas redes sociais da Fundacc.  A Casinha Caiçara, a Casa da Farinha, a Capelinha de São Pedro e o nome da cidade como ponto de fotografia também fizeram sucesso.

O 22º Festival do Camarão gerou em torno de 1.100 empregos diretos e indiretos com trabalhadores temporários nas barracas, na limpeza, segurança, atendimento médico, além de estrutura, iluminação, compra no comércio local.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba fechou o balanço do primeiro trimestre de 2024. Foram realizados 210 atendimentos para as famílias assistidas, com entrega de aproximadamente 5.300 peças de roupas pessoais, 282 peças de roupas de cama e banho e 89 cobertores. Ao todo, 27 famílias receberam algum tipo

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 05/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, iniciou os preparativos para a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’, um evento que acontecerá entre os dias 16 e 19 de maio no Parque Natural Municipal Juqueriquerê. Realizado pela primeira vez em Caraguatatuba, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 224 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica e de sinaleiro, 14 de consultor de vendas e 10 de eletricista linha viva. O PAT informa que só aceita currículo

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 08/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, deu início essa semana à obra de reconstrução da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por fortes chuvas ocorridas no ano passado e o problema foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 04/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva

A Prefeitura de Caraguatatuba está intensificando o apelo à população para que o descarte de materiais para a Coleta Seletiva seja feito nos dias e horários corretos, a fim de garantir a eficiência do serviço. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca disponibiliza o cronograma completo da coleta pelo

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024