Pesquisar No Site

CIAM e Pró-Mulher promovem palestra e atendimento para mulheres vítimas de violência

CIAM e Pró-Mulher promovem palestra e atendimento para mulheres vítimas de violência
CIAM e Pró-Mulher promovem palestra e atendimento para mulheres vítimas de violência

O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Caraguatatuba, voltado às mulheres vítimas de violência, promoveu palestra “Mulher que se cuida”, em parceria com o Centro de Referência de Saúde da Mulher – Pró Mulher. Participaram do evento, 38 mulheres assistidas pelo CIAM, na sede do Pró-Mulher, Centro.

#PraCegoVer: Anfiteatro do Centro de Referência de Saúde da Mulher – Pró Mulher. A coordenadora e assistente social do CIAM, Márcia Denise Gusmão Coelho, a coordenadora do Pró- Mulher, Celina e a enfermeira, Maria Cosma, falam ao público formado por mulheres de diferentes idades que estão sentadas na plateia. (Fotos: Cláudia Moysés/PMC)

A enfermeira, Maria Cosma Rodrigues da Silva, abriu a palestra abordando o tema autoestima. “Quanto maior o cuidado, consigo mesma, melhor será a sua saúde. Cuidem-se como se fossem princesas ou rainhas. O amor próprio é fundamental para ter uma vida mais saudável”, ressaltou.

A enfermeira explicou a importância do autoexame para detectar o câncer de mama, a visita anual ao ginecologista para realizar o preventivo, que inclui o Papanicolau para identificar o câncer de colo de útero.

“A mamografia é preconizada pelo Ministério da Saúde de dois em dois anos. Caraguatatuba faz além, realiza anualmente. Também ressalto a importância do uso do preservativo para se preservar do vírus do HIV (AIDS), vírus do HPV, sífilis, candidíase, herpes genital, gonorreia, hepatites virais (A e B), entre outras Infecções Sexualmente Transmissíveis”, destacou.

Ao final, a coordenadora do Pró-Mulher, Celina Medalha, disse estar muito feliz por recebê-las no equipamento e disponibilizou o exame de mamografia para quem quisesse fazer e agendamento de consulta ginecológica. “No Pró-Mulher realizamos consultas ginecológica, densitometria óssea, mamografia e pré-natal. Podem nos procurar, quando precisaram”, afirmou.

#PraCegoVer: Anfiteatro do Centro de Referência de Saúde da Mulher – Pró Mulher. Professor Ditinho dá instruções sobre os movimentos da ginástica terapêutica e Tai Chi Chuan. As mulheres de pé, acompanham. (Fotos: Cláudia Moysés/PMC)

As participantes também se divertiram e reenergizaram com uma aula de ginástica terapêutica e alguns movimentos de Tai Chi Chuan com o professor, Benedito Fernandes, o Ditinho.

As donas de casa, Amanda Michele Zampieri, 41 anos, e Tânia Sibele Campos de Souza, 43 anos participaram da palestra, da aula e fizeram exame. “Tudo foi ótimo. Principalmente porque pude tirar minhas dúvidas sobre menopausa”, declarou Zampieri.

Tânia acrescentou: “Vir aqui, hoje, é uma conquista para mim. Passei por um relacionamento abusivo por 10 anos e no CIAM tive o acolhimento e o apoio para sair dessa situação e me encontrar de novo. Adoro os encontros promovidos pelo CIAM e procuro participar de todos. Além da palestra, a aula de ginástica foi renovadora. Melhor ainda poder fazer a mamografia e marcar consulta com médico ginecologista”.

A coordenadora e assistente social do CIAM, Márcia Denise Gusmão Coelho, disse que ficou muito feliz com o resultado. “Tanto o CIAM quanto o Pró-Mulher foram iniciativas do prefeito Aguilar Junior. Nesses dois espaços, as mulheres têm todo apoio que precisam. Nosso objetivo sempre é proporcionar ao nosso público o melhor atendimento com qualidade, respeito e acolhimento”, disse.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu
Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu

Caraguatatuba conta neste final de semana com mais um evento esportivo. A 1ª Etapa de Pesca do Campeonato Paulista será realizada na praia do Massaguaçu, a partir das 8h. A competição é organizada pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento e conta com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba. A expectativa

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Cerca de 150 mil atendimentos foram realizados durante cinco anos no Pró-Mulher
Cerca de 150 mil atendimentos foram realizados durante cinco anos no Pró-Mulher

O Centro de Referência da Mulher, o Pró-Mulher, completa cinco anos neste sábado (20). O equipamento é um diferencial nos cuidados com a saúde da mulher, garantindo mais qualidade de vida, através de um olhar diferenciado, acolhimento e mais atenção às pacientes. Neste período, o Pró-Mulher realizou cerca de 150

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba dá ordem de serviço para desmobilização da ATT do Barranco Alto
Prefeitura de Caraguatatuba dá ordem de serviço para desmobilização da ATT do Barranco Alto

A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nos próximos dias os trabalhos de desmobilização, incluindo avaliação ambiental e destinação correta dos resíduos acumulados na ATT (Área de Transbordo e Triagem), localizada no bairro do Barranco Alto, Região Sul do município. A ação faz parte do cumprimento da sentença exarada da Ação Civil

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 01/04/2024
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar

O encontro será no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e contará com visita guiada dos grupos na exposição “Mulheres Artistas!? Mulheres Artistas!” No  próximo sábado, dia 30 de março, das 14 às 17 horas, os coletivos femininos “Teodoras do Cordel – Artevistas SP” e “Linhas do Mar”, participam da primeira

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 26/03/2024
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê

As obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê avançam em Caraguatatuba e vão trazer benefícios à comunidade pesqueira e aos moradores da Região Sul, contribuindo com o sistema de drenagem do município e também a navegação. A Prefeitura de Caraguatatuba executa o empreendimento e para a construção dos molhes Norte e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 09/04/2024