Pesquisar No Site

Trilha da Esmeralda encerra parte das atividades promovidas na Semana do Meio Ambiente

Trilha da Esmeralda encerra parte das atividades promovidas na Semana do Meio Ambiente
Trilha da Esmeralda encerra parte das atividades promovidas na Semana do Meio Ambiente

O último dia de comemoração da Semana do Meio Ambiente aconteceu na sexta-feira (07/06) e foi marcado pela atividade no Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba, onde um grupo de seis pessoas enfrentou a Trilha da Esmeralda. A caminhada teve início às 9h.

#PraCegoVer: Os participantes atravessam um rio onde pode-se observar muitas pedras na água. Os monitores ajudam cada um deles e uma moça com blusa comprida roxa está se equilibrando entre duas pedras. Os monitores ajudam na travessia de cada pessoa (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Antes de a trilha começar, a equipe descobriu um pouco mais sobre as histórias e curiosidades a cerca do Parque, além do alongamento e orientações sobre como prosseguir durante o caminho. Segundo a monitora Vanessa Trally, o intuito da trilha é ver o entrosamento das pessoas com o ambiente, ser um momento de descontração, diversão e até mesmo um aprendizado sobre a fauna e flora local.

A participante Vanilde Cecilia Romeiro Manara disse que nunca havia feito uma trilha antes, mas que acreditava que aquela era uma ótima oportunidade. “Eu vim para conhecer o lugar, me divertir e me desafiar”, ela afirmou. Outro participante, Paulo Lopes Nunes, contou que já tinha experimentado fazer trilhas antes, porém essa foi a primeira vez explorando o Parque e sua expectativa era de conhecer vários animais. “Gosto muito de animais e gostaria de ver as diferentes espécies que vivem aqui”, ele disse.

#PraCegoVer: Foto tirada da equipe de monitores junto com os participantes em frente ao mural com o mapa da Serra do Mar, Núcleo Caraguatatuba enquanto explicam sobre a história do lugar. Árvores, flores e gramas compõem a foto (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

De acordo com a monitora Vanessa, a emoção da trilha está em absolutamente tudo. Para ela, não há apenas um lugar que seja “a atração”, todo o caminho, cada travessia por rios e pontes apresentam surpresas. “Se vamos ver um animal diferente e surpreendente é imprevisível, mas descobriremos pegadas e rastros que revelarão muitas coisas”, contou.

O destino final da equipe foi a grande cachoeira da Esmeralda, lugar onde todos puderam fazer uma pausa para descansar, tirar fotos, comer, apreciar a paisagem e nadar. Muitas das pessoas concordaram que para entrar na água seria necessário ter muita coragem, pois estava fria e o tempo bem fresco apesar do sol; camisetas de mangas compridas e calças era a vestimenta da grande maioria que afirmou querer se proteger dos insetos.

De modo geral, a expectativa da turma foi descobrir as histórias do Parque Estadual Serra do Mar, explorar o local e se divertir tendo sempre em mente a importância da preservação dos rios, árvores, flores, matos e a natureza em si.

O Núcleo Caraguatatuba funciona de segunda a sexta e tem valor fixo de R$15,00 por visita. Estudantes pagam meia-entrada, crianças abaixo de 12 anos, adultos acima de 60 anos, professore e moradores do bairro Rio do Ouro são isentos.

Endereço

Núcleo Caraguatatuba – Rua do Horto Florestal, n°1200 – Rio do Ouro – telefone: 3882-5999.

No site da Prefeitura de Caraguatatuba você encontra diversas atividades promovendo o meio ambiente. Para saber mais acesse o link: www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/meio-ambiente/

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Comunicação Social, informa que liberou a solicitação de CREDENCIAMENTO DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO que desejam realizar a cobertura dos shows de aniversário da cidade, que serão realizados dias 19 e 20 de abril de 2024 na Praça da Cultura. Os pedidos de credenciamento deverão

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte

Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (3) os representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios vizinhos, para uma importante reunião. O encontro contou com a presença dos Secretários de Meio Ambiente e de suas equipes técnicas de licenciamento, sendo de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 03/04/2024
Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril
Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nos dias 1, 2 e 3 de abril as Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur). As Audiências Públicas são necessárias para ouvir a população, de forma que o PDTur consiga abranger os segmentos turísticos e as

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 22/03/2024
Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Paixão de Cristo
Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Paixão de Cristo

As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não funcionarão nesta sexta-feira (29/3), em decorrência do feriado da Paixão de Cristo. Alguns serviços públicos estarão de plantão no período da Páscoa. O expediente continua na segunda-feira (1°/4), no horário habitual de cada setor. Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 27/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça inscrição no processo seletivo para professor esportivo
Prefeitura de Caraguatatuba reforça inscrição no processo seletivo para professor esportivo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, abriu novo processo seletivo para a contratação de professores nos polos esportivos da cidade. O Projeto Nova Onda, por meio do Instituto Social Boa Esperança, está à frente da contratação dos profissionais. Os educadores físicos interessados em participar

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/04/2024