Pesquisar No Site

No caminho da Fé, histórias que inspiram a subida pelo Morro Santo Antônio

Publicado em: 10/06/2019
Destaques
No caminho da Fé, histórias que inspiram a subida pelo Morro Santo Antônio
No caminho da Fé, histórias que inspiram a subida pelo Morro Santo Antônio

O domingo (09/06) foi marcado por muita fé e emoção em direção à estátua de Santo Antonio, no alto do morro. Idosos, jovens, crianças, deficientes. O importante era chegar lá em cima, fosse para pedir ou agradecer, levando meia hora, 40 minutos, uma hora.

#PraCegoVer: Mulher amarra fitinha no varal instalado no alto do Morro Santo Antonio (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Assim, pelas subidas íngremes e com muita oração, levando a imagem do padroeiro pelo caminho, mais de 500 pessoas percorrem os mais de 3 quilômetros para acompanhar a missa campal alusiva ao Padroeiro de Caraguatatuba.

Logo de início, Vanda Cândida Martins, 56 anos, moradora no Travessão, na região Sul da cidade, conta que subiu quatro domingos seguidos para pedir bençãos a seu santo de devoção. Mas neste último foi especial a ponto de fazer promessa e subir o morro descalça. “Eu peço de manhã e quando é cinco horas da tarde ele me atende. Por isso hoje estou aqui novamente e sei que ele vai me conceder essa benção”.

#PraCegoVer: Durante a missa, padre levanta a imagem do Santo Antonio (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

Aos 63 anos, Dona Vera Lúcia Domiciano Antunes, moradora no Centro, subiu o morro pela primeira vez para pedir uma graça. Ela conta que se esforçou, rezou muito para Santo Antonio “e se Deus quiser vou chegar lá e esse será mais um milagre por ele realizado”.

Seu marido Antonio da Costa Antunes, 63 anos, foi sossegado, afinal, já está acostumado a fazer caminhada, mas fez questão de acompanha Dona Vera em sua luta. “Pra mim tá tranquilo, estou aqui mesmo de companhia por ela”.

Mais um exemplo de fé ao longo do caminho foi acompanhar a subida de Gilson Aparecido da Silva, 47 anos. Seria normal se ele não fosse deficiente físico. Teve paralisia infantil (poliomelite) na perna direita.

#PraCegoVer: Durante a missa, devotos levantam as mãos (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

“É minha segunda vez. Na primeira não consegui completar, mas hoje (ontem) cheguei até o final”, disse o romeiro que está trabalhando temporariamente em Caraguatatuba e soube da missa no morro e quis acompanhar. Silva é de Matosinho (MG) e não tem hábito de caminhar.

Mais um exemplo vem de Murilo Anderson, o Pkno Valente, de 11 anos. Ele subiu todo o caminho segurando a imagem de Santo Antonio e a ele é atribuído o milagre que teve aos 5 anos.

Sua mãe Anna Karina conta que ele nasceu com um problema de descalcificação do fêmur e sempre andou de cadeira de rodas. Com cinco anos, a família fez uma promessa e desde então o menino carrega com fé o Santo Padroeiro.

#PraCegoVer: Padre balança o turíbulo ao lado da imagem de Santo Antonio (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Hoje está 100% curado e a família entende a cura com um milagre, inclusive, já entregou todos os documentos e atestados médicos à Cúria Diocesana de Caraguatatuba para tentar registrar o episódio no Vaticano.

O prefeito Aguilar Junior também fez questão de participar da caminhada e missa e disse que o espaço que dá acesso ao Morro do Padroeiro está passando por revitalização. “Nosso objetivo é melhorar as condições de acesso em um dos pontos turísticos mais importantes da cidade”.

Segundo ele, são realizadas melhorias na pavimentação, construção de mirantes com pergolados, bancos, decks ecológicos, aparelhos de ginástica, lixeiras e a instalação de rampa de estrutura metálica para a prática de voo livre. A segunda etapa da obra prevê a instalação de iluminação pública em todo o trecho.

A tradicional Caminhada Penitencial ao Morro Santo Antônio e Missa Campal fazem parte da programação da 166ª Festa de Santo Antônio, Padroeiro de Caraguatatuba e contou, ainda, com o salto de paraglider do Padre Beto, pároco da Igreja Matriz de Santo Antônio, com a imagem peregrina do Padroeiro, abençoando a cidade do alto.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Centro (Jardim Primavera) e do Sul (Perequê-Mirim) disponibilizam há dois anos Plantão Odontológico para casos de urgência e emergência. Os serviços foram iniciados em abril de 2022 e até hoje foram realizados 11.733 atendimentos que vão desde alívios de dores, extrações, drenagens de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart

Na última etapa da Copa São Paulo Light de Kart, realizada no renomado kartódromo Ayrton Senna em Interlagos, a jovem pilota de Caraguatatuba, Anna Luiza Pimpão, superou desafios e conquistou um lugar no pódio da F4 Graduados B, uma das categorias mais competitivas do campeonato. Após enfrentar dificuldades com seu

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024
Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores
Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores

O projeto foi  idealizado e produzido por Ailton Guedes, com o apoio da Fundacc e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo O projeto “Caraguá Tem Contos” realiza em Caraguatatuba apresentações de narração de histórias com Ailton Guedes e artistas convidados da região, trazendo para o público, diversos repertórios de contos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas

No dia 27 de março, (quarta-feira), às 19h, a Cia. Talagadá apresenta o espetáculo infantil de teatro de bonecos “Dentro D’água” no Teatro Mario Covas. A entrada é gratuita e a classificação é livre. “Dentro D’Água” da Cia. Talagadá foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura,

Leia Mais FUNDACC Publicado em 20/03/2024
Eleição para escolha do Conselho da Juventude é nesta quinta-feira na Fundacc
Eleição para escolha do Conselho da Juventude é nesta quinta-feira na Fundacc

Nesta quinta-feira (18), qualquer cidadão eleitor de Caraguatatuba, munido de título de eleitor, pode votar na eleição que escolherá os membros da sociedade civil do Conselho da Juventude (Conjuve). A eleição ocorrerá na Fundacc, na Rua Santa Cruz, 396 – Centro, das 10h às 15h. A abertura da inscrição dos

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 17/04/2024