Pesquisar No Site

Diocese de Caraguatatuba inaugura Santuário Diocesano de Santo Antonio

Publicado em: 13/06/2019
Destaques
Diocese de Caraguatatuba inaugura Santuário Diocesano de Santo Antonio
Diocese de Caraguatatuba inaugura Santuário Diocesano de Santo Antonio

A 166ª Festa de Santo Antonio foi marcada nessa quinta-feira (13/06) pela cerimônia de elevação da paróquia ao grau de Santuário Diocesano de Santo Antonio de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: O prefeito fala ao microfone. Atrás, ouvindo estão, a presidente do Fundo Social, a prefeita de Ilhabela, padre Beto e o bispo (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

Durante o evento, realizado pela Diocese de Caraguatatuba, o público pode conferir o resultado das obras de adequação da Igreja, como a cúpula no Presbitério da Igreja e o novo Relicário, que abrigará de forma permanente a relíquia de primeiro grau de Santo Antônio (um pedaço do osso do santo), além dos vitrais doados por famílias devotas.

O local recebeu também adaptações nas salas para reuniões privativas, sala para conferências e capacitação e um salão para encontros de romeiros.

Além disso, retornou à cidade a imagem secular de Santo Antônio, após ter sido totalmente restaurada, com resgate de suas características originais.

Santa Missa

O Ato Cívico, iniciado às 8 horas, foi seguido de uma Santa Missa presidida pelo bispo Dom José Carlos Chacorowski e concelebrada pelo Pároco Reitor, Padre Beto. Estiveram presentes o prefeito Aguilar Junior, acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar, além de secretários, vereadores e demais autoridades eclesiais e civis.

#PraCegoVer: O bispo fala ao microfone. Atrás, ouvindo estão, o prefeito Aguilar Junior e a presidente do Fundo Social (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

A oficialização do ato de elevação da paróquia foi feita por meio de decreto, como parte das comemorações do Jubileu de 20 anos de criação da Diocese de Caraguatatuba. Como forma de presente ao Santuário Diocesano Santo Antônio de Caraguatatuba, o artista Carlo Cury fez a entrega de uma imagem feita pelo artista.

Padre Beto abriu a cerimônia agradecendo a cada um que contribuiu para a realização do Santuário, destacando que ele é a conquista de um povo que vem passando por Caraguatatuba desde 1964. “As obras humanas passam, mas as obras de Deus ficam, por isso, agradecemos a Ele por essa realização Divina, por meio de cada um de nós”.

#PraCegoVer: Igreja lotada de pessoas acompanham a missa (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

O prefeito Aguilar Junior agradeceu a presença de todos na cerimônia e declarou: “É uma alegria estar aqui presenciando esse momento tão esperado por todos. Toda minha gratidão pelo trabalho realizado pelo clero. Esse é um momento histórico para a cidade, que nasceu nesta paróquia. Se Deus quiser, conseguiremos trazer para cá o turismo religioso. Que a Virgem Maria e Santo Antonio roguem por nós”.

Também saudando os presentes e, em especial a cidade de Caraguatatuba, o bispo diocesano Dom José Carlos Chacorowski destacou que “a cidade somos todos nós que dão vida e alma ao local. Não estou aqui hoje para criar o Santuário pois quem cria um Santuário é a fé do povo. Cabe a mim somente confirmar essa fé vivenciada pelos filhos de Deus. Parabéns ao povo caiçara e àqueles que adotaram essa terra como sua casa. Unindo forças, faremos dessa estância uma terra de santidade, o Santuário Diocesano de Santo Antonio de Caraguatatuba”.

Participações Especiais

A cerimônia foi abrilhantada com as participações especiais da Banda Municipal Carlos Gomes, regida pelo maestro Evandro Silva; pelo Água Viva Coral, regido pelo maestro Jeferson Amorim; e pelo Coral dos Arautos do Evangelho, regido pelo maestro Hugo Vicente.

A Festa continua

No dia 15, às 11h, será realizado o Casamento Comunitário, com o disputado Bolo de Santo Antônio e as medalhinhas colocadas em meio ao recheio. De acordo com a tradição, quem acha o pedaço do bolo “premiado” tem sua graça alcançada.

#PraCegoVer: Padre Beto levanta a imagem de Santo Antonio nas mãos. O Prefeito, a presidente do Fundo Social, a prefeita de Ilhabela e o bispo aplaudem (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

Durante todos os dias da Festa de Santo Antonio há som ambiente na praça de alimentação. Às sextas-feiras, a partir das 20h30, terá o Prata da Casa especial com a apresentação de artistas locais, na Praça Dr. Cândido Mota (Coreto). Aos sábados, mesmo horário e local, o som é da Banda Municipal Carlos Gomes.

A parte social da Festa de Santo Antonio é organizada pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), e pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

O Show de Prêmios segue até o dia 30 de junho, sempre de quinta-feira a domingo, com quermesse, diversos quitutes, entre eles, o já conhecido bolinho caipira e muitos prêmios, como um carro e duas motocicletas zero km e R$13 mil em dinheiro.

A Paróquia de Santo Antonio fica na Praça Dr. Cândido Mota, 35, Centro. Mais informações (12) 3883.6688 ou imprensa@diocesecaraguatatuba.com.br.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Equipe de Caraguatatuba é campeã na 11º Copa Sebastianense de Futsal Feminino
Equipe de Caraguatatuba é campeã na 11º Copa Sebastianense de Futsal Feminino

Na última sexta-feira (28/06), a equipe de Futsal Feminino de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, deu um show na Final da 11ª Copa Sebastianense de Futsal Feminino, na Categoria Livre e consagrou-se campeã. As adversárias foram as donas da casa, São Sebastião. O time caraguatatubense conquistou

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 01/07/2019
Já está disponível gabarito da prova do Conselho Tutelar de Caraguatatuba
Já está disponível gabarito da prova do Conselho Tutelar de Caraguatatuba

Candidatos que prestaram as avaliações do processo seletivo do Conselho Tutelar de Caraguatatuba, no último domingo (14/07), já podem acessar o gabarito provisório, disponível no site do Instituto de Educação e Desenvolvimento Social “Nosso Rumo”, responsável pela aplicação da prova. Os candidatos podem acessar o gabarito pelo endereço eletrônico https://tinyurl.com/y6svm7gb.

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 15/07/2019
Caraguatatuba promove curso de capacitação sobre sífilis para médicos e enfermeiros do Litoral Norte
Caraguatatuba promove curso de capacitação sobre sífilis para médicos e enfermeiros do Litoral Norte

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, por meio do Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPH), realizou curso de capacitação regional sobre sífilis para cerca de 300 médicos e enfermeiros do Litoral Norte. O evento ocorreu no CIAPI no dia 27/06. As palestras foram ministradas por profissionais da Secretaria Estadual

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 01/07/2019
Ministério da Cidadania abre inscrições para prêmio Culturas Populares - Teixeirinha
Ministério da Cidadania abre inscrições para prêmio Culturas Populares – Teixeirinha

A Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania está com inscrições abertas para a 7ª Edição do Edital Culturas Populares, que em 2019 homenageia Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha. Serão destinados R$ 5 milhões para 250 iniciativas que visam fortalecer e dar visibilidade a atividades da cultura popular e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 02/07/2019
Moradores do loteamento Sone se reúnem com representantes da Prefeitura de Caraguatatuba para discutir regularização fundiária
Moradores do loteamento Sone se reúnem com representantes da Prefeitura de Caraguatatuba para discutir regularização fundiária

Nessa quinta-feira (12/07), técnicos da Secretaria de Habitação, designados pelo secretário da pasta, José Eduardo da Silva, da Prefeitura de Caraguatatuba,  se reuniram com cerca de 80 moradores do loteamento Sone para conversar sobre a intermediação da administração municipal com os advogados da família proprietária das terras. Na ocasião, também

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação Publicado em 12/07/2019