Pesquisar No Site

Curta metragem provoca debate sobre conscientização ambiental

Publicado em: 10/06/2019
Curta metragem provoca debate sobre conscientização ambiental
Curta metragem provoca debate sobre conscientização ambiental

A exibição do curta metragem ‘Praia de Plástico’, na noite de sexta-feira (07/06), na Praça do Caiçara, fez os presentes discutirem sobre a importância da conscientização ambiental. A iniciativa ocorreu dentro do projeto ‘Cinema nos Bairros’, da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Produzido pela Associação Caraguatás Ambiental (ACA), o filme fala sobre a ocupação da Praia da Mococa, na região Norte de Caraguatatuba, e suas consequências. O presidente da entidade, Pedro Caetano, alertou que o município já chegou a contribuir com 45% do total de manguezais do litoral Norte e hoje restam menos de 5%. “Não estamos dando a devida importância para esse tema”.

Já o vice-presidente da ACA, Roque Alves Pereira, destacou estudo do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IOUSP) onde aponta que até o final do século haverá elevação do nível do mar em 1,60 metro, sendo 80 centímetros nos próximos 40 anos. “Muitas casas estão comprometidas e temos de pensar nas gerações futuras, nos nossos filhos e netos que podem encontrar uma região devastada se nada for feito”.

O produtor rural Alexandre Luiz Campos Serra, de Abra de Dentro, destacou que o filme é triste ao mostrar como a população tem prejudicado a vida marinha. “Nós que usufruímos da praia temos de dar atenção ao nosso lixo”.

Na avaliação da professora de Biologia, Ana Rosa, “é preciso sensibilizar para pensar na nossa região que é tão linda, mas está suja. Temos de praticar hábitos saudáveis”.

Ex-escoteiro, Anderson Luis Gonçalves Junior foi fundo no debate: “nada muda se não mudarmos a mentalidade” e fez um questionamento: “Será que não tem outra opção além das sacolas plásticas dos supermercados. O que me preocupa são as pessoas saírem da zona de conforto, de deixar as suas prioridades”.

A coordenadora de Ecologia e Cine, Foto e Vídeo da Fundacc, Bruna Caldas, destaca que o objetivo do encontro foi retomar o projeto Cinema nos Bairros com uma discussão sobre esse tema tão urgente.

As próximas sessões serão nos dias 19, às 13h, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), com o filme ‘O Exótico Hotel Marigold’, como ação alusiva ao Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, e no dia 29, às 19h, no Campo de Futebol Society do Ipiranga, com o documentário ‘Caiçara – às Margens do Brasil’, em comemoração ao Dia do Pescador.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo

Os jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal chegam às fases decisivas nesta quarta-feira (3), no ginásio Morro do Algodão, a partir das 20h. A primeira disputa da noite será entre Lion FC e Chelsea/Irmandade, os últimos times a disputarem as oitavas de final. Um dos dois seguirá para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024

Na última semana, atletas de Caraguatatuba brilharam no evento multiesportivo Arnold Brasil 2024, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. O torneio engloba fisiculturismo e outras 21 modalidades esportivas, incluindo lutas. A atleta de elite feminino, Maíra Alexandre Alfredo, que competiu por Caraguá na categoria de peso 70 kg,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
Jogos da Copa da Criança de Futsal agitam final de semana em Caraguatatuba
Jogos da Copa da Criança de Futsal agitam final de semana em Caraguatatuba

O final de semana será animado com os jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal 2024, no Ginásio do Poiares. O evento contará com diversas partidas entre as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), estão programados 15

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/04/2024
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT

A vitória na competição da 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT, foi para o representante de Caraguatatuba, o  confeiteiro Felipe Barreto Pereira. O programa da segunda e última prova do reality foi ao ar no dia 9 de abril e nele foi escolhido

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 274 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (27/3) o quadro de vagas de emprego para 274 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 27/03/2024