Pesquisar No Site

Caraguatatuba lança projeto pioneiro de Prevenção da Automutilação e do Suicídio na adolescência

Publicado em: 06/06/2019
Destaques
Caraguatatuba lança projeto pioneiro de Prevenção da Automutilação e do Suicídio na adolescência
Caraguatatuba lança projeto pioneiro de Prevenção da Automutilação e do Suicídio na adolescência

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba realizou na manhã desta quinta-feira (06/06), na sede da Secretaria de Educação, o lançamento do Projeto “Saúde Mental nas Escolas: Valorização da Vida”.

#PraCegoVer: Em pé, Prefeito Aguilar Junior, acompanhado pela Secretária de Educação, Márcia Paiva, falam aos diretores que estão sentados em auditório.(Fotos: Lucas Camargo/PMC)

Caraguatatuba é pioneira na implantação do projeto no Litoral Norte, em atendimento à Lei Federal N.º 13.819, que instituiu a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio.

O Prefeito Aguilar Junior participou da reunião de lançamento com os diretores das unidades escolares, e ressaltou a importância desta política pública para a promoção da saúde mental e prevenção da violência autoprovocada (mutilação).

Para Aguilar Junior, o engajamento dos educadores é de extrema importância, pois é na escola que muito dos sintomas se manifestam. “Com a capacitação dos nossos educadores estamos ampliando o olhar do cuidado para com nossas crianças e adolescentes, pois quanto mais precocemente for realizada a constatação da ameaça, mais rapidamente é possível oferecer ajuda”, disse ele.

O objetivo do projeto é capacitar os educadores da rede municipal de ensino fundamental II, para que possam identificar mudanças de comportamento, comportamentos de risco relacionados à depressão e ao sofrimento na adolescência, e a partir desta identificação, possam realizar os encaminhamentos à rede de saúde.

#PraCegoVer: Em pé, psicóloga Estela Lourenço fala ao microfone.(Fotos: Lucas Camargo/PMC)

A psicóloga Estela Ramires Lourenço, Mestranda em Ensino em Ciências da Saúde pela Unifesp/SP, é a profissional responsável pela implantação do projeto. Para ela, o ambiente escolar é onde o sofrimento se revela, já que é o espaço onde os alunos passam grande parte do tempo e, muitas vezes, onde buscam ajuda e acolhimento. “Vamos apresentar os principais sintomas e as formas de identificar a depressão e o sofrimento na adolescência, sensibilizando e orientando os educadores sobre algumas possibilidades de prevenção”, explicou.

O foco são os alunos do ensino fundamental II, dos 6º aos 9º anos, identificados como faixa etária de maior vulnerabilidade emocional. O projeto terá a duração de 10 meses e serão realizadas capacitações, palestras, rodas de conversas envolvendo os profissionais da rede municipal de ensino, professores, diretores, coordenadores, supervisores, psicólogos, assistentes sociais, etc.

Para a Secretária de Educação, Márcia Paiva, é importante pensar e agir de forma coletiva, toda a comunidade escolar, família e os próprios alunos, informando, conscientizando e contribuindo com a prevenção ao suicídio e violência autoprovocada.

COMVIV

Desde outubro de 2018, foi reativado em Caraguatatuba o Comitê Municipal de Vigilância à Violência (COMVIV), órgão que presta apoio às vítimas de violência e contribui para desenvolvimento das políticas e atuações governamentais.

Disque 188

O telefone 188 é válido em todo o território nacional como número de apoio para quem precisa falar com alguém no momento que pensa em cometer suicídio. Que tal divulgar essa informação? Pode ter alguém perto de você que está precisando e não quis te pedir ajuda. A ligação é gratuita.

A campanha de prevenção ao suicídio também é incentivada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Caraguatatuba tomam posse
Novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Caraguatatuba tomam posse

A posse dos novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Caraguatatuba (CMMA) para o biênio 2024/2026 foi realizada nessa quinta-feira (14/3), na Secretaria de Meio Ambiente, no Centro. Desde 2018, com a Lei Municipal 2.431/2018, de autoria do prefeito Aguilar Junior, o número de membros do CMMA de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 14/03/2024
Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Paixão de Cristo
Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Paixão de Cristo

As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não funcionarão nesta sexta-feira (29/3), em decorrência do feriado da Paixão de Cristo. Alguns serviços públicos estarão de plantão no período da Páscoa. O expediente continua na segunda-feira (1°/4), no horário habitual de cada setor. Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 27/03/2024
Fundacc bate recorde de inscrições para as oficinas culturais
Fundacc bate recorde de inscrições para as oficinas culturais

Foram mais de 6 mil inscritos. Os alunos serão comunicados sobre os detalhes de sua solicitação a partir desta sexta-feira, via Central 156 A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu cerca de 6 mil inscrições para as oficinas culturais. Desde o dia 26/02, quando encerrou a primeira fase

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/03/2024
Poiesis realiza oficina com Mestre Magela em Caraguá
Poiesis realiza oficina com Mestre Magela em Caraguá

As inscrições serão presenciais de 11 a 13 de março na sede da Fundacc   Voltadas para o aprimoramento de artesãs e artesãos, a Fundacc abre inscrições para as oficinas gratuitas “Processos Criativos e Registros” e “Empapelamento e Pintura com uso de Resíduos e Elementos Naturais” com Mestre Magela e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 05/03/2024
Caraguatatuba realiza no sábado 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa
Caraguatatuba realiza no sábado 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza no próximo sábado (23/3), a partir das 8h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG), a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa. O campeonato contará com a presença de pelo menos 160 atletas que

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 20/03/2024