Pesquisar No Site

Caraguatatuba aprova Plano Municipal de Cultura para os próximos 10 anos

Publicado em: 28/06/2019
Plano Municipal de Cultura
Caraguatatuba aprova Plano Municipal de Cultura para os próximos 10 anos

A Lei 2.484/19, que cria o Plano Municipal de Cultura de Caraguatatuba (PMC), foi aprovada pelos vereadores, por unanimidade, e sancionada pelo prefeito Aguilar Junior, nesta quinta-feira (27/06). O Plano tem duração de 10 anos e é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da Política Municipal de Cultura na perspectiva do Sistema Municipal de Cultura (conforme artigo 48 da Lei nº 2.285/2016).

#PraCegoVer: Galeria do plenário lotada de pessoas (Foto: JC Curtis/Fundacc)

Por meio desse plano, o município terá uma diretriz que oriente e estruture a ação pública na área da cultura para esse período, dando um salto qualitativo para o setor cultural e artístico.

A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, destaca que foram três anos de luta árdua através de audiências públicas, dando voz a todas as linguagens culturais, desenvolvendo software, através do Mapa Cultural, para identificar quem são, onde estão e o que oferecem todos os fazedores de cultura do município. “Em nome deles esse plano vai vigorar os 10 anos para trazer qualidade no trabalho de todos”.

Para o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba, Luiz Fernando do Espírito Santo, com a aprovação do PMC ficam claros os objetivos para se cumprir. “Temos uma cultura ativa, consolidada para todos após um trabalho de ouvir os anseios da sociedade”.

Entre as atribuições do PMC estão: estabelecer ações conjuntas prioritariamente com a Secretaria Municipal de Educação para promover a dimensão educativa da Cultura, e com outras secretarias; ampliar os recursos para a área da Cultura; criar cooperação regional, por meio de mecanismos legais, para ampliar a difusão e o fortalecimento da Cultura; fomentar o Turismo Cultural; fortalecer a parceria com órgãos municipais, estaduais e federais existentes no município, na gestão das Políticas Públicas para a Cultura; institucionalizar o uso de equipamentos públicos de outros setores, incluindo ações culturais, como forma de descentralização geográfica e combate a ociosidade desses espaços; fomentar as cadeias produtivas da Cultura; qualificar os equipamentos culturais existentes, em relação aos recursos materiais e humanos; fomentar a criação/produção artística local; implementar ações de formação artística e cultural contínua, destinadas a todas as idades, especialmente com foco inicial na infância e adolescência, entre outras.

O Plano Municipal de Cultura será acompanhado pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba (CMPCC) e sua execução será coordenada pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Os recursos necessários à sua execução serão consignados nos instrumentos orçamentários, observada a disponibilidade financeira do município, o cronograma geral elaborado e a viabilidade da execução de cada proposta, conforme previsto no PMC.

Ele foi elaborado por representantes das linguagens culturais – Teatro e Circo, Música, Artes Visuais e Artesanato, Dança, Literatura, Grupos étnicos e grupos de gênero, Audiovisual, fotografia e novas mídias, Patrimônios Culturais e tradições populares e Produtores Culturais – que apresentaram as principais propostas para cada categoria durante a 3ª Conferência Municipal de Cultura realizada no dia 28 de abril deste ano.

Conforme a Lei, ele o Plano Municipal de Cultura será objeto de atualização após  quatro anos da sua sanção, a ser aprovada pela Câmara de Vereadores, após apreciação do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba, precedida de consulta pública.

A aprovação do Plano Municipal de Cultura permite que ele seja inserido no Sistema Nacional de Cultura.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 agita Caraguatatuba neste domingo
Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 agita Caraguatatuba neste domingo

Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 neste domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. São esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e competidores de todo o Litoral Norte, Vale do Paraíba e capital paulista. Os participantes poderão vivenciar as disputas

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 11/04/2024
Caraguatatuba comemora Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com programação ao longo da semana
Caraguatatuba comemora Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com programação ao longo da semana

Nesta terça-feira (2/4), é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007 e foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas que apresentam o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 01/04/2024
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (10), o quadro de vagas de emprego para 234 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 10/04/2024
Núcleo Criativo Pratika Labs: Inovação e Criatividade para jovens artistas via Lei Paulo Gustavo
Núcleo Criativo Pratika Labs: Inovação e Criatividade para jovens artistas via Lei Paulo Gustavo

Projeto abrange audiovisual, jogos, games e animação. Inscrições seguem até dia 30 de abril  O Núcleo Criativo Pratika Labs está abrindo suas portas para jovens talentos interessados em explorar o vasto mundo do audiovisual, jogos, games e animação. Com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Fundacc, o projeto promete ser

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/04/2024
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024