Pesquisar No Site

Desabrigados são atendidos por várias equipes da Prefeitura no CIAPI

Destaques
WhatsApp Image 2019-05-19 at 15.05.10 (2)
Desabrigados são atendidos por várias equipes da Prefeitura no CIAPI

#pracegover Crianças brincam no pula-pula em alojamento montado no CIAPI (Fotos: Divulgação/PMC)

Das 41 pessoas que estavam desalojadas desde sexta-feira (17), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), em decorrência das chuvas, 33 ainda permanecem no local, neste domingo (19), 16 adultos, dois adolescentes, 12 crianças, um bebê de 27 dias e dois idosos. Uma família do Perequê-Mirim, outra do Massaguaçu e o restante do Morro do Algodão.
O grupo tem recebido todo apoio da Prefeitura de Caraguatatuba que disponibilizou equipe do SAMU, assistente social, professores, motoristas e educadores das Secretarias de Educação, Esportes e Desenvolvimento Social e Cidadania para prestar assistência. Além disso, todas as famílias estão recebendo alimentação feitas diariamente por cozinheiras da Secretaria de Educação, que se revezaram durante o final de semana para atender a demanda.
Para garantir a distração e diversão para as crianças foram disponibilizados cama elástica, jogos de tabuleiro, bambolê, lápis coloridos, papel e bolas.
Whictor, seis anos, está alojado junto com os irmãos, Thiago, sete anos, Theylor, 12 anos, e os pais Tatiana e Osvaldino dos Reis de Sá. O menino contou que sente saudades de casa, mas que está se divertindo no Ciapi. “Brinco muito com meus irmãos e amigos da minha escola (EMEF Carlos Altero Ortega), que também vieram para cá”, contou.

#pracegover Crianças e adultos desalojados almoçam no CIAPI (Fotos: Divulgação/PMC)

A colega e vizinha, Rayssa Diniz Ferreira da Silva, sete anos, também veio com os pais Silvaneide e Rener. “Aqui está legal, porque tem vários brinquedos para brincar e outras crianças também”, disse a menina.
A auxiliar de desenvolvimento infantil (ADI), Rose Uemura, do CEI Severino Vitoriano dos Santos, no bairro Jardim Gaivotas, foi uma das profissionais que deram apoio no cuidado com as crianças. “Esse é um momento difícil para essas famílias. Vim para ajudar distrair as crianças, que acabam contando o que aconteceu, as perdas que tiveram. Aqui a gente desenha, joga e conversa”, declarou.Os adultos passam o tempo conversando ou assistindo televisão e de olho nos grupos de whatsapp que monitoram a diminuição do volume das águas nos bairros.
Mercedes dos Santos, 62 anos, moradora do Morro do Algodão, foi acolhida no Ciapi juntamente com o filho Thiago 22 anos e a nora, Rayara, 19 anos, grávida de sete meses. “Nunca passei por uma situação dessas. Perdi móveis e eletrodomésticos. Mas o socorro da Prefeitura veio rápido. Aqui, no Ciapi, todos são prestativos e atenciosos, não nos deixam faltar nada”, afirmou.
O vizinho, Alessandro Mendes, 23 anos, acompanhado pela irmã, Adriele, 20 anos, confirma: “Moro há dois anos na Rua Sete e isso não havia acontecido antes”.
As famílias que puderam retornar às suas residências, hoje, moram no Perequê-Mirim. Todas receberam um kit de limpeza com rodo, vassoura, detergente, sabão em pó, saco alvejado, desinfetante, sabão em pó, saco alvejado e esponja, da equipe do Fundo Social de Solidariedade.

#pracegover Professor de capoeira realiza atividade com as crianças desalojadas no CIAPI (Fotos: Divulgação/PMC)

Equipes de todas as secretarias municipais, sob o comando do prefeito Aguilar Junior estão nos bairros mais afetados – Barranco Alto, Morro do Algodão e Perequê-Mirim, com maquinário pesado para retirada de lama, entulhos e lixo e desobstrução de ruas e canais.

Doações
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba está com campanha de doações de material de higiene, alimentos, água potável, lençóis e toalhas de banho.
Os materiais devem ser encaminhados ao CIAPI (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso), que fica na Rua Jorge Burihan, nº 10, Jardim Jaqueira (atrás da Rodoviária), sempre das 9h às 18h.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, está coordenando as doações e encaminhamento às famílias.

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, recebeu e acolheu 651 homens entre janeiro e abril deste ano na Casa de Acolhimento Temporário Popular (CATEP/SOSANED). Além disso, nove homens em situação de rua conseguiram emprego nos três primeiros meses de 2024, graças ao equipamento de acolhimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 19/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis
Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, está notificando comerciantes que estão depositando materiais recicláveis em dias em que não é feita a coleta seletiva. O caminhão da coleta seletiva passa na porta de residências, prédios e casas comerciais de acordo com a

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 20/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantio com alunos do Colégio Anglo Módulo
Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantio com alunos do Colégio Anglo Módulo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, coordenou uma ação de plantio junto ao colégio particular Anglo Módulo, no bairro Indaiá, nesta quinta-feira (4). A atividade foi realizada pelos alunos com idades entre 0 e 5 anos, que participaram ativamente da ação e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba

Na programação, oficinas de dança e música e ao final um grande baile. Participam do evento o grupo Fandango do Cantagalo e Boi e Vaca Fandangueiros A Praça do Caiçara será solo para a Fandangueira, apresentação do grupo Fandango Ciranda Caiçara de Ubatuba, no dia 19 de abril, às 17h.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025

A segunda audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de terça-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba. O evento, ocorrido no bairro do Travessão, região Sul da

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 27/03/2024