Pesquisar No Site

CEI/EMEI Messias Mendes de Souza recebe palestra sobre tema da campanha “Doe leite, alimente a vida”

Publicado em: 23/05/2019
CEI/EMEI Messias Mendes de Souza recebe palestra sobre tema da campanha “Doe leite, alimente a vida”
CEI/EMEI Messias Mendes de Souza recebe palestra sobre tema da campanha “Doe leite, alimente a vida”

Integrando as atividades da Semana Nacional de Doação de Leite Humano, o CEI/EMEI Messias Mendes de Souza, localizado no bairro do Ipiranga, em Caraguatatuba, recebeu na manhã de ontem (22/05) uma palestra sobre a importância do leite materno e divulgação da campanha de doação. A apresentação foi realizada pela enfermeira Ana Claudia Tripac, que é coordenadora e responsável técnica do Banco de Leite Humano (BLH).

#PraCegoVer: Foto tirada de dentro do Centro de Referência a Mulher onde fica o Banco de Leite. Ao fundo pode-se ver a porta escrita “Banco de leite”.

A campanha tem como tema slogan “Doe leite, alimente a vida” e busca sensibilizar as mães em fase de amamentação, profissionais e toda a sociedade para a importância da doação de leite humano. Por isso, Banco de Leite Humano municipal se propôs a oferecer palestras para os funcionários da escola CEI do Ipiranga e aplicar atividades práticas, com o intuito de esclarecer e desmistificar a ideia de leite fraco e dúvidas sobre a doação, além de explicar à equipe sobre como orientar as mães dos alunos sobre o tema.

“É necessário falar sobre a doação de leite e a importância que faz na vida do bebê que recebe e também das mães que não podem amamentar. Para isso, funcionários tem que estar preparados para dar as informações corretas e auxiliar os pais”, explicou Ana Claudia. Outras escolas municipais também já receberam a orientação do Banco de Leite Humano.

A diretora da unidade, Cristiana Tahan, afirmou que essa atividade realizada na escola é de grande vantagem também para a sociedade, pois a doação afeta muitas pessoas. “Com certeza foi proveitoso para os funcionários que trabalham com bebês na creche, mas entre os funcionários tem mães que estão levando esse aprendizado para a própria vida. Eu descobri como o leite faz toda a diferença para as crianças através da palestra. Eu e todos os funcionários ficamos encantados”, explicou.

Para doar leite humano, deve-se estar atento para alguns cuidados básicos como: higiene pessoal antes de iniciar a coleta, preparo do frasco de vidro com tampa de plástico para guardar o leite, a forma de fazer a retirada, e como guardar. O leite humano deve ser congelado por até 10 dias e nesse período pode ser encaminhado ao Banco de Leite Humano onde será analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança.

Aghata Toledo, funcionária do CEI Messias Mendes de Souza, que também participou da palestra, disse que trabalha com crianças há três anos e ainda não sabia sobre todo o processo da doação. “Não é apenas chegar e doar, agora eu sei disso. A criança depende do leite porque através dele, ela receberá todo o nutriente necessário e indispensável para sua formação. Para doar precisa ter amor”, explicou.

A ordenha e doação do leite humano podem ser feitas diretamente no Banco de Leite Humano, que fica dentro do Pró-Mulher, localizado na Av. Doutor da Costa Filho, 2135. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para as mães que desejam fazer a doação mas não tem como ir até o Banco de Leite, a Secretaria de Saúde oferece visitas programadas para coleta do leite. Para isso é necessário que a mamãe esteja cadastrada na rede do BLH, faça o agendamento da retirada e siga todas as instruções de higiene para ordenha e armazenamento. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (12) 3897-3510. O pouco que se doa faz a diferença para quem recebe, esse é o principal objetivo da campanha. “Doe leite, alimente a vida.”

 

Sobre o Centro de Referência da Saúde da Mulher

O Centro de Referência da Saúde da Mulher atende consultas de ginecologia, pré-natal de alto risco, psicologia, pediatria, exames de mamografia, exames citológicos de papanicolau, entre outros. O espaço também abriga o Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI) e o Banco de Leite Humano. Segundo a Secretaria de Saúde, todas as mulheres que necessitam de atendimento especializado são encaminhadas ao Centro de Referência por meio de sua Unidade Básica de Saúde. Mais informações (12) 3897-3500

#PraCegoVer: Imagem que ilustra a campanha “Doe leite, alimente a vida”. No centro da imagem tem um bebê dormindo e duas mãos tocando sua cabeça e pés. No canto esquerdo da imagem dois recipiente com leite e ao lado escrito “Se você pode doar, procure o Banco de Leite humano. Qualquer quantidade pode fazer toda a diferença.”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 274 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (27/3) o quadro de vagas de emprego para 274 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 27/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas
Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou uma reunião nesta terça-feira (2) com representantes de empresas de caçambas. O encontro, liderado pelo secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, e pelo diretor de Meio Ambiente, Ronaldo Cheberle, teve como objetivo alinhar mudanças e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo

Após o fim das audiências públicas da Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur), o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu em reunião ordinária na última quinta-feira (4), para fazer uma avaliação dos encontros e finalizar o Plano. O PDTur é um documento que

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 08/04/2024
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras, executa as obras de construção da nova Praça do Divino, no bairro Indaiá. A praça, localizada em frente à Catedral do Divino Espírito Santo, ganhará uma nova calçada de concreto, demarcação de estacionamento, instalação de bancos, bicicletário, lixeiras, pergolado de

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo
Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão implantará uma operação especial, visando ofertar aos usuários do serviço de transporte público coletivo linhas especiais com destino ao local da 14ª Encenação da Paixão de Cristo. O evento será realizado na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 27/03/2024