Pesquisar No Site

Caraguatatuba realiza ações alusivas ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes

Publicado em: 10/05/2019
Caraguatatuba realiza ações alusivas ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes
Caraguatatuba realiza ações alusivas ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes

A Prefeitura de Caraguatatuba e o Comitê Municipal de Vigilância à Violência (Comviv) promovem de 16 a 18 de maio ações integradas para mobilizar a sociedade para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes, celebrado desde 2000 no dia 18 de maio.

#PraCegoVer: imagem com fundo laranja, no meio há uma flor com pétalas amarelas, símbolo da campanha. No pé da flor está escrito: Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes (Foto: Arte/PMC)

O objetivo das atividades é convocar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes em Caraguatatuba.

A programação inicia no dia 16 (quinta-feira), às 16h, com a palestra “Conscientização e Prevenção ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente”, promovida aos alunos da educação estadual, no Teatro Mario Covas.

No mesmo dia, às 20h, a mesma palestra, mas com uma abordagem diferente, será aberta ao público adulto. A entrada é gratuita, inscrições aqui: https://tinyurl.com/y6h2dhce.

As palestras serão ministradas pela psicanalista Julia Barany, fundadora do Superasas, grupo de trabalho cujo objetivo é divulgar informação sobre abuso praticado por pessoas que estão na comunidade, atender as vítimas e treinar profissionais que lidam com as vítimas.

#PraCegoVer: logo fórum municipal com fundo rosa escrito em branco Eu e o ECA; em cima escrito em azul 1º Fórum Municipal e embaixo, escrito em verde: Direito a ter direitos! (Foto: Arte/PMC)

Na sexta-feira (17), das 8h às 12h, no CIDE Perequê-Mirim EMEF Prof. Euclydes Ferreira, será realizado o 1º Fórum Municipal “Eu e o ECA”, em parceria com o Conselho Tutelar e secretarias municipais.

O encontro é aberto ao público e será norteado com palestras do Conselho Tutelar, Ministério Público, Defensoria Pública, psicanalista Julia Barany e uma apresentação do rapper Mano Azul. Inscrições podem ser realizadas aqui: https://tinyurl.com/y35fyegr.

Para encerrar a programação, no sábado (18), das 8h30 às 12h, na Praça Cândido Mota, o Comviv, em parceria com a Paróquia Santo Antônio e a Pastoral da Criança, realizam atividades com o tema “Zero Violência, 100% Ternura”.

Das 20h às 22h, na Praça do Caiçara (atrás do Museu) haverá shows musicais com Menorah Music, Célia Santos & Banda, e o rapper Mano Azul, além de uma apresentação teatral do grupo de teatro Avivah Jovens da Igreja Batista Novo Tempo e sorteio de brindes.

Atendimento – Em Caraguatatuba, na Secretaria Municipal de Saúde, existe a unidade Protege, que trabalha com as vítimas de violência doméstica e sexual, onde são acompanhadas por uma equipe formada por psicólogo, enfermeiro, psiquiatra, assistente social e psicopedagoga.

Além disso, o Comviv tem como objetivo levantar e analisar casos de violência na cidade, elaborar um fluxo de atendimentos e estabelecer políticas para diminuir o número de ocorrências.

É formado por 23 membros, representantes das Secretarias de Saúde, Social, Segurança, Educação, Assuntos Jurídicos, Esportes e Fundacc, além da Casa de Saúde Stella Maris e os Conselhos Tutelar, do Idoso, da Pessoa com Deficiência, da Condição Feminina, dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Saúde e da Assistência Social.

Denúncia

O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.

O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos, pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.

Serviço:

Dia 16 – 16h, palestra para alunos / 20h, palestra para adultos

Local: Teatro Mario Covas – Av. Goiás, 187 – Indaiá

Dia 17 – 8h às 12h, 1º Fórum Municipal “Eu e o Eca”

Local: Cide Pereque Mirim – R. José Geraldo da Silva Filho, 165

Dia 18 – 8h30 às 12h – atividades Praça Cândido Mota (Praça do Coreto)

20h às 22h – shows musicais Praça do Caiçara – museu

(R. Dr. Paul Harris, 1107 – Centro)

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (03/04) o quadro de vagas de emprego para 254 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva

A Prefeitura de Caraguatatuba está intensificando o apelo à população para que o descarte de materiais para a Coleta Seletiva seja feito nos dias e horários corretos, a fim de garantir a eficiência do serviço. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca disponibiliza o cronograma completo da coleta pelo

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, recebeu e acolheu 651 homens entre janeiro e abril deste ano na Casa de Acolhimento Temporário Popular (CATEP/SOSANED). Além disso, nove homens em situação de rua conseguiram emprego nos três primeiros meses de 2024, graças ao equipamento de acolhimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 19/04/2024
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove nesta quarta-feira (27), a partir das 18h, a 33ª reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba. Os assuntos a

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 27/03/2024
Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua
Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua

A Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba marcou presença no Il Fórum sobre a Pessoa em Situação de Rua, realizada nesta quarta-feira (17) pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Caraguá se destacou no evento por ser um dos poucos municípios

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 18/04/2024