Pesquisar No Site

Alunos colocam “a mão na massa” nas aulas práticas do curso de Padaria Artesanal

Publicado em: 29/05/2019
Destaques
Alunos colocam “a mão na massa” nas aulas práticas do curso de Padaria Artesanal
Alunos colocam “a mão na massa” nas aulas práticas do curso de Padaria Artesanal

Os alunos do PROEJA deram início às aulas práticas do curso de Padaria Artesanal, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, em parceria com o IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo. Na aula desta terça-feira (28/05), os alunos aprenderam a fazer pão de cenoura.

#PraCegoVer: Vários alunos, homens e mulheres, estão em volta das alunas e da facilitadora que manuseiam a massa para pão de cenoura dentro de uma cozinha. As aulas estão com utensílios de cozinha em mãos. Uma delas está com uma peneira da cor branca e um copo com farinha de trigo. A outra aluna está segurando a bacia de cor roxa, onde está a massa. Elas usam aventais pretos com o logo do “Fundo Social de Solidariedade Caraguatatuba” com o nome do curso “Padaria Artesanal”. Todos estão próximos a um balcão. Em cima do balcão a papéis toalha de cor azul, tábuas de corte, da cor branca, tesoura, toalha e um vidro de álcool em gel, para higienização das mãos. (Foto: Luís Gava/PMC)

Antes de começar a aula, realizada na cozinha do IFSP, os alunos já colocam em prática o que aprenderam nas aulas teóricas sobre boas condutas da manipulação de alimentos. Eles lavam as mãos, colocam as toucas e organizam tudo, para que não haja nenhum tipo de contaminação do alimento.

Para os alunos, a aula é um novo caminho, uma nova etapa da vida. Além disso, o curso incentiva a socialização e traz a oportunidade de trabalhar e abrir um negócio próprio.

Aluna do PROEJA, Edite Aparecida, de 51 anos, contou que a importância do curso é o crescimento do aprendizado. “Podemos usar as técnicas em casa, pra família, ou podemos abrir o nosso próprio negócio”, ressaltou. Para ela, a professora, facilitadora, tem auxiliado e ajudado muito.

#PraCegoVer: Alunas e facilitadora manuseiam a massa para pão de cenoura dentro de uma cozinha. As aulas estão com utensílios de cozinha em mãos. Uma delas esta com uma peneira da cor branca e uma concha com farinha de trigo. A outra aluna está segurando a bacia de cor roxa, onde está a massa. Elas usam aventais pretos com o logo do “Fundo Social de Solidariedade Caraguatatuba” com o nome do curso “Padaria Artesanal” (Foto: Luís Gava/PMC)

Fernanda Alves, de 41 anos, também é aluna e está achando o curso maravilhoso. “Estou aprendendo bastante e é incrível”, disse ela. Nascida no Rio de Janeiro, Fernanda mora há um pouco mais de um ano em Caraguatatuba e disse que está aproveitando todos os ensinamentos do curso.

A estudante também destacou a importância da Prefeitura investir nos munícipes e de ajudar, dando oportunidades à população. “Estou aproveitando todas as chances que estão aparecendo; o curso foi uma delas. Aqui eu tenho mais qualidade de vida”, ressaltou.

Edilaine Foltran, de 51 anos, é a facilitadora do curso. Sempre atenciosa, ela divide os trabalhos para cada aluno antes de começar a aula e explica cada procedimento necessário para a produção do pão. Ela diz que está feliz com o andamento do curso, que está indo muito bem e que se sente realizada. “O pessoal está empolgado e é empenhado; isso é gratificante”, disse ela.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

WhatsApp Image 2024-03-28 at 12.56.53
Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana reforma da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a reforma da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por conta das chuvas do ano passado e o problema se agravou em

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/03/2024
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha

A Associação dos Pescadores e Maricultores da praia da Cocanha (MAPEC) promoveu a ação socioambiental “Farol do Lixo, um farol de soluções para um oceano sustentável” na última sexta-feira (29). A limpeza foi realizada na Praia da Cocanha e resultou na retirada de 563 quilos de resíduos. Ao todo, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/04/2024
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 274 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (27/3) o quadro de vagas de emprego para 274 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 27/03/2024
Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis
Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis

A Prefeitura de Caraguatatuba disponibiliza para a população quatro Ecopontos em diferentes regiões do município, faz a coleta de lixo e a coleta seletiva de lixo reciclável e ainda retira periodicamente resíduos que são resultado dos serviços de roçada e varrição das ruas. Ainda assim, a Secretaria de Serviços Públicos

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (12), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-6888 ou pessoalmente ao CCZ, a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 11/04/2024