Pesquisar No Site

Seu Miguel de Andrade, o guardião das tradições caiçaras, recebe título de Cidadão Caraguatatubense

Publicado em: 29/04/2019
Seu Miguel de Andrade, o guardião das tradições caiçaras, recebe título de Cidadão Caraguatatubense
Seu Miguel de Andrade, o guardião das tradições caiçaras, recebe título de Cidadão Caraguatatubense

A tradição de se cunhar uma canoa ou trançar uma rede de pesca quase já não é mais vista pelas praias e ranchos de pesca do Litoral Norte. Preservar a cultura caiçara requer uma arte e muito amor para que ela não se acabe.

#PraVegoVer: Com um chapéu, seu Miguel tece uma rede de pesca (foto: JC Curtis/Fundacc)

E é assim que há anos vem fazendo seu Miguel de Andrade, esse caiçara nascido em 10 de março de 1964 no Guarujá, na Baixada Santista, mas que desde criança tem Caraguatatuba como sua casa.

Tanto é que no dia 3 de maio ele será agraciado com o Título de Cidadão Caraguatatubense, oferecido pelo vereador Evandro do Nascimento, o Vandinho. A entrega será a partir das 19h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Em casa

As praias da Mococa e Massaguaçu, na região Norte, foram seu quintal, pois ali moravam seus avós, o pescador Benedito Marconde Sodré e Dona Odete, ela descendente dos índios guaranis de Boraceia.

Em 1978, seu Miguel veio pela primeira vez a Caraguatatuba conhecer a origem da família e seus tios, também pescadores, Manoel e Sebastião Rosário.

Desde cedo aprendeu com o avô o ofício da pesca e foi na Mococa que deu os primeiros passos para essa paixão pela cultura caiçara.

Em 1986, aos 22 anos, se mudou para Caraguatatuba onde conheceu sua esposa, Vanderléia e com ela teve três filhas, Michely (32), Milena (29) e Mirely (18).

Foi em Caraguatatuba que Seu Miguel deu continuidade ao ofício que aprendeu com seu avô e até hoje garante o sustento de sua família com a pesca, o artesanato e a confecção de redes, sempre preservando e disseminando os costumes e hábitos caiçaras, assim como a cultura da canoa de pano e à remo.

Essa tradição ele faz questão de passar para as novas gerações, especialmente seu neto Joaquim, hoje com 5 anos de idade.

“Minha vida toda foi vivida no mar, pescando, surfando, enfim, minha vida foi e é assim”.

Depois de fazer sua vida no Guarujá, Seu Miguel se orgulha em dizer que já está aqui há 33 anos, para onde voltou às suas raízes, cumprindo o que prometeu a seu avô.

“Disse que voltaria para onde ele nasceu e o destino me trouxe aqui,  onde pretendo ficar até o fim da minha vida”.

Neste tempo que adotou Caraguatatuba como sua cidade do coração, seu Miguel tem sido uma referência na divulgação da cultura caiçara.

Festas populares como Festival do Camarão, São Pedro, Benção das Canoas, Corrida das Canoas, ou onde for necessário, ele está lá com sua rede, ou melhor, tecendo uma rede, manuseando uma canoa para que as pessoas possam conhecer esse trabalho maravilhoso e, assim, quem sabe, despertar o interesse da nova geração.

“Gosto de ensinar a todos os nossos costumes do passado, mas que se fazem tão presente”, resume.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal terá mais duas rodadas de jogos pelas oitavas de final nesta quarta-feira (27), no Ginásio Morro do Algodão. A competição promete muita emoção com dois jogos imperdíveis. Às 20h terá o confronto entre Hidráulica Caiçara e Litoral City. Em seguida, às 21h, será

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/03/2024
Fase decisiva: times disputam semifinais do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol e Futsal
Fase decisiva: times disputam semifinais do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol e Futsal

Caraguatatuba vai receber as semifinais dos jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo e Futsal neste final de semana. A competição é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Nesta sexta-feira (12), o ginásio Morro do Algodão vai vibrar com o embate entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
“De Ponta a Ponta” comemora Dia Internacional da Dança
“De Ponta a Ponta” comemora Dia Internacional da Dança

Para comemorar o Dia Internacional da Dança, lembrado em 27 de abril, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza “De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante” para promover e reunir os grupos artísticos da nossa região em diversas apresentações gratuitas. “De Ponta a Ponta – Mostra

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 17/04/2024
Eleição para escolha do Conselho da Juventude é nesta quinta-feira na Fundacc
Eleição para escolha do Conselho da Juventude é nesta quinta-feira na Fundacc

Nesta quinta-feira (18), qualquer cidadão eleitor de Caraguatatuba, munido de título de eleitor, pode votar na eleição que escolherá os membros da sociedade civil do Conselho da Juventude (Conjuve). A eleição ocorrerá na Fundacc, na Rua Santa Cruz, 396 – Centro, das 10h às 15h. A abertura da inscrição dos

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 17/04/2024
Concurso de Fotografia para o 'Dia do Observador de Aves' encerra nesta sexta-feira
Concurso de Fotografia para o ‘Dia do Observador de Aves’ encerra nesta sexta-feira

O Concurso de Fotografia em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, segue aberto até esta sexta-feira (26). O evento, que será realizado no dia 16 de maio, marcará a primeira celebração na cidade, uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre Publicado em 24/04/2024