Pesquisar No Site

Semana Santa aquece o comércio de peixe em Caraguatatuba

Entreposto de Pesca do Camaroeiro
Semana Santa aquece o comércio de peixe em Caraguatatuba

O feriado da Semana Santa é um dos mais aguardados pelos vendedores de pescado em Caraguatatuba. A procura por diversidades de peixes aquece o comércio e para atender as grandes demandas de turistas e munícipes, os entrepostos do Porto Novo e Camaroeiro, estão preparados desde o início da semana.

#PraCegoVer: Imagem tirada do Entreposto do Porto Novo. Dona Márcia Santana do Box um, sorri enquanto segura um peixe nas mãos e apresenta para o cliente. (Foto: Marina Larcher / PMC)

No Camaroeiro, região central, são 12 boxes de vendas em funcionamento das 7h às 18h, porém com a Semana Santa a rotina dos trabalhadores tem sido maior. Daniel Martins Ferreira, ajudante do Box 9 disse que começa seu dia mais cedo: “Na sexta-feira especificamente, estamos de pé desde as 6h montando a bancada de peixes para venda. Temos que aproveitar a clientela”, explica.

O pescador Carlos Roberto Jacobelli, que está no ramo da pesca há 50 anos, afirma que o mar nesses dias de lua cheia está mais calmo e ótimo para pesca. Jacobelli ainda destaca que a pesca em maior abundância é a do cação. “É um dos peixes mais vendidos, mas a escolha na hora de comprar fica a gosto do cliente”.

Para Josélia Alves da Silva Paes, comerciante no Entreposto de Pesca do Porto Novo há 19 anos, os dias da Semana Santa são bons para o negócio, mas os fins de semana com sol também são dias que valem a pena. “São excelentes para as vendas”.

Com a animação do feriado, Dona Márcia Santana do Box 1 do Porto Novo, afirma que os preços se mantêm na média. São oferecidos: tainha, cação, corvina, carapau e o porquinho que, segundo ela, é o mais procurado e está sendo comercializado a R$ 20,00 o quilo, limpo.

 

Como escolher o peixe

#PraCegoVer: Imagem tirada do Entreposto do Camaroeiro. Uma fileira de clientes está dando uma olhada nos peixes vendidos. (Foto: Marina Larcher / PMC)

Na hora de escolher o peixe, observe se a pele está firme, úmida e sem manchas. Outros aspectos que indicam que o peixe está fresco são: olhos brilhantes, escamas unidas entre si e guelras que vai da tonalidade rosa ao vermelho intenso, e sem viscosidade. O cheiro do peixe não deve ser repugnante.

Após descongelar, os pescados só podem ser recongelados após o seu preparo. Para fazer o congelamento caseiro, os peixes devem ser conservados inteiros, mas sem as vísceras. Não congele espécies diferentes no mesmo recipiente.

 

Serviço

Entreposto de Pesca do Camaroeiro – Av. Dr. Artur Costa Filho, s/nº, Cento.

Entreposto de Pesca do Porto Novo – Alameda Antônio Luiz da Câmara Coutinho, 135, Porto Novo.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, recebeu a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa no último sábado (23), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais de 160 atletas, com idades entre 9 a 70 anos, participaram do evento que destacou

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e retirada de resíduos estão em diversos bairros de Caraguatatuba
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e retirada de resíduos estão em diversos bairros de Caraguatatuba

Praia das Palmeiras, Balneário dos Golfinhos e Jardim Jaqueira são alguns dos bairros de Caraguatatuba que estão recebendo esta semana serviços de zeladoria da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Equipes de roçada, varrição e retirada de entulhos estão essa semana nas ruas do Morro

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 16/04/2024
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes

Caraguatatuba tem registrado um aumento significativo na venda de peixes no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, em decorrência das comemorações da Semana Santa. Os pescadores e permissionários apontam que as vendas de seus pescados aumentaram entre 40% e 50% nesta semana e tende a crescer nos próximos dias. A procura

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 27/03/2024
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo

Após o fim das audiências públicas da Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur), o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu em reunião ordinária na última quinta-feira (4), para fazer uma avaliação dos encontros e finalizar o Plano. O PDTur é um documento que

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 08/04/2024
Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions
Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions

Caraguatatuba esteve presente na 2ª Edição do Conexão Smart Solutions, evento voltado para a troca de experiências entre poder público e empresas privadas sobre o uso de novas tecnologias na gestão de projetos. O evento, realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, contou com a presença de diversas

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024