Pesquisar No Site

Secretaria de Turismo recebe até sábado exposição interativa de Astronomia

Publicado em: 11/04/2019
Exposição interativa de Astronomia
Secretaria de Turismo recebe até sábado exposição interativa de Astronomia

O saguão da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba recebe até sábado (13), a exposição interativa ‘Brasil, Exploradores do Céu do Mar às Estrelas’. A mostra faz parte das comemorações dos 162 anos do município. A abertura é gratuita e aberta para visitação para crianças a partir dos 5 anos. A realização é da instituição Urso Del Sul Astronomia.

#PraCegoVer: No saguão da Secretaria de Turismo, imagens em exposição e um telescópio em primeiro plano

A professora de Astronomia e coordenadora da exposição, Wilma Maria Mugnaini, conta que o objetivo da exposição é despertar o interesse dos alunos e da população pelo universo e pela ciência. “E mais além, da importância da preservação do nosso Planeta e do conhecimento das tradições dos nossos povos antigos”.

Entre as atrações estão seis painéis com fotos, quatro painéis grandes, dois de constelações, quatro telescópios , constelações da Bandeira de Brasil, três displays bonecos para fotos, dois fragmentos originais de estrelas, vídeo interativo onde o visitante aprender sobre o motivo das estrelas na bandeira brasileira, as fases da lua, entre outros.

De acordo com Wilma, a ideia é deixar o visitante conhecer um pouco da história da astronomia no Brasil muito antes dos primeiros homens brancos.  “Outros povos tinham suas cartas de navegação e era por meio das estrelas. Assim, os europeus chegaram ao Brasil, os índios se guiavam conforme as estações do ano”, explica, acrescentando que foram essas cartografias que uniram os povos de outros países.

Por ser interativa, a exposição conta até com bonecos Star Wars que permite as crianças descobrirem uma astronomia mais divertida por meio da educação e da cultura, alguns eixos da instituição organizadora.

A exposição pode ser visitada das 10h às 12h e das 14h às 16h sem necessidade de agendamento. Para grupos maiores ou escolares, pode ser marcado passeio com a coordenadora pelo telefone (11) 95610.9184.

‘Brasil, Exploradores do Céu do Mar às Estrelas’ conta com apoio do Laboratório Nacional de Astrofísica e mais 10 colaboradores internacionais (Chile).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024
Revisão do Plano de Diretor de Turismo é aprovada e garante desenvolvimento do setor
Revisão do Plano de Diretor de Turismo é aprovada e garante desenvolvimento do setor

A Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur) foi aprovada por unanimidade em sessão da Câmara Municipal nesta terça-feira (23). O Plano Diretor de Turismo é uma ferramenta estratégica que orienta as ações e investimentos para o setor turístico, promovendo um crescimento sustentável e maximizando

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/04/2024
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em parceria com a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou mais uma ação de combate à invasão em Área de Preservação Permanente (APP) na região do Olaria. A operação ocorreu esta semana e as autoridades

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 05/04/2024
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (03) mais uma  formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em parceria com a Polícia Militar. Foram formados 168 alunos da EMEF Professora Jane Urbano Focesi, bairro Perequê Mirim. O evento, realizado nas dependências da unidade escolar, contou

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024