Pesquisar No Site

Procon de Caraguatatuba debate vendas abusivas para idosos no Instituto Pró+Vida nesta quarta (24/04)

Publicado em: 23/04/2019
Procon de Caraguatatuba alerta idosos sobre vendas abusivas com ciclo de palestras
Procon de Caraguatatuba debate vendas abusivas para idosos no Instituto Pró+Vida nesta quarta (24/04)

O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba continua com a palestra gratuita “Consumo e o Idoso” na próxima quarta-feira (24/04), às 9h, no Instituto Pró+Vida, no bairro Ponte Seca. O objetivo é alertar e orientar a população idosa sobre a prática de vendas abusivas.

#PraCegoVer: Técnicos do Procon de Caraguatatuba ministram palestra sobre consumo na terceira idade (Foto: Luís Gava/PMC)

Os técnicos do Procon também abordam o assunto no dia 2 de maio, às 14h, no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) “Estrela do Mar”, no bairro Cidade Jardim. O ciclo de palestras termina no dia 8 de maio, às 10h, na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caraguatatuba, no Indaiá.

O diretor do Procon, Aliéx Moreira, explica que de mil atendimentos realizados por mês, em media 45% são de idosos. “A maior parte das reclamações são de empréstimos ou compras que não fizeram. Muitas vezes a abordagem do vendedor é feita de uma forma que os idosos autorizam, sem saber que estão fechando negócio”, disse.

Além de dicas alertando sobre a prática de vendas abusivas, o público-alvo recebe orientações sobre compras na internet, clonagem de cartão, financiamentos, direito de arrependimento, entre outros dispositivos do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990).

A primeira palestra ocorreu no dia 4 de abril, na Associação Lar São Francisco, no bairro Perequê-Mirim. Técnicos do órgão apresentaram o tema no dia 11 de abril, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no Jardim Jaqueira.

Reclamação – Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao Procon de Caraguatatuba, no Centro, pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.

O atendimento para registro de reclamações, retorno e cadastro de Nota Fiscal Paulista é realizado de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h30. As audiências são realizadas de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h. Na sexta-feira, a equipe fiscaliza os locais com mais reclamações dos consumidores. O Procon conta com 13 funcionários.

O endereço é Av. Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro. Mais informações pelos telefones (12) 3897-8282/ (12) 3897-8279.

Serviço: Palestras gratuitas “Consumo e o Idoso”

– Dia 24/4 – quarta-feira, às 9h – Instituto Pró+Vida (Avenida José Benedito de Faria, 05 – Ponte Seca)

– Dia 2/5 – quinta-feira, às 14h – Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar (Alameda Ciprestes, 145 – Cidade Jardim)

– Dia 8/5 – quarta-feira, às 10h – Associação dos Aposentados e Pensionistas (Av. Brasília, 157 – Indaiá).

Procon de Caraguatatuba

Av. Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro.

Telefone: (12) 3897-8282/ (12) 3897-8279

Site: http://procon.caraguatatuba.sp.gov.br/

FanPage: https://www.facebook.com/proconcaragua/

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba acionou na manhã de quarta-feira (17) a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e o Instituto Argonauta para providências com relação a um golfinho que apareceu morto na faixa de areia da praia do centro, nas proximidades de Secretaria de Turismo. A Sesep fez a retirada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Programa 'Adote o Verde' recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu
Programa ‘Adote o Verde’ recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu

O programa ‘Adote o Verde’ da Prefeitura de Caraguatatuba ganhou um importante aliado nesta quarta-feira (17). O Rotary Club de Caraguatatuba Poiares assumiu a responsabilidade de cuidar da área ao lado do Ecoponto Massaguaçu, entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Além disso, através da parceria

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas

O time de basquete de Caraguatatuba disputou, no último final de semana, o “Basquete Adulto Metropolitano” contra a equipe XXT Basketball. O time teve um desempenho notável, que deixou a partida acirrada, mesmo que o resultado final não tenha sido favorável. A competição terminou em 73 a 68 para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba dá ordem de serviço para desmobilização da ATT do Barranco Alto
Prefeitura de Caraguatatuba dá ordem de serviço para desmobilização da ATT do Barranco Alto

A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nos próximos dias os trabalhos de desmobilização, incluindo avaliação ambiental e destinação correta dos resíduos acumulados na ATT (Área de Transbordo e Triagem), localizada no bairro do Barranco Alto, Região Sul do município. A ação faz parte do cumprimento da sentença exarada da Ação Civil

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 01/04/2024
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT

A vitória na competição da 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT, foi para o representante de Caraguatatuba, o  confeiteiro Felipe Barreto Pereira. O programa da segunda e última prova do reality foi ao ar no dia 9 de abril e nele foi escolhido

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024