Pesquisar No Site

Prefeitura entrega entrega Centro de Referência da Saúde da Mulher de Caraguatatuba

Publicado em: 22/04/2019
Destaques
Centro de Referência da Saúde da Mulher
Prefeitura entrega entrega Centro de Referência da Saúde da Mulher de Caraguatatuba

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, realizou a entrega oficial do Centro de Referência da Saúde da Mulher, dentro das comemorações dos 162 anos de emancipação político-administrativa da cidade.

#PraCegoVer: Consultório com uma maca e uma escadinha. Uma das paredes com decoração infantil, com patinhos em um lago, passarinhos, um macaquinho, sapos, abelhas entre outros bichinhos (Foto: Luís Gava/PMC)

A cerimônia de inauguração foi realizada na manhã de sábado (20/04) e além do prefeito, contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, do prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, da secretária de Planejamento de Ilhabela, Juliana Storti, de diversos vereadores, secretários municipais, servidores públicos e moradores de Caraguatatuba. O evento foi abrilhantado pela Bammac (Banda Marcial Municipal de Caraguatatuba).

O Centro de Referência da Saúde da Mulher terá consultas de ginecologia, pré-natal de alto risco, mastologia, endocrinologia, nutricionista, psicologia e pediatria, além de exames de mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia e exames citológicos de papanicolau. Abrigará ainda Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI) e o Banco de Leite Humano.

Segundo a Secretaria de Saúde, todas as mulheres que necessitem de atendimento ginecológico e precisem de especialidades terão encaminhamento ao Centro de Referência.

#PraCegoVer: Consultório com uma maca, uma mesa e cadeira e um aparelho de ultrassom (Foto: Luís Gava/PMC)

Além disso, todos os recém-nascidos terão a primeira consulta com pediatra na nova unidade e a mãe terá o apoio no Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI), além de atividades de pré-natal. A gestação de alto risco também será realizada no Centro de Referência. A unidade contará também com psicólogos e assistentes sociais exclusivos para atendimentos de mulheres vítimas de violência.

Homenageada

O Centro de Referência da Saúde da Mulher recebe o nome de Dra. Ana Maria Veronesi. Nascida em 18 de agosto de 1967, na cidade de São Paulo, ela chegou à Caraguatatuba no final de 1998.

Formou-se na Universidade de Taubaté (Unitau) e suas principais áreas de atuação sempre foi a ginecologia e a acupuntura. Atuou na rede municipal de saúde e seu carinho com as pacientes era a sua marca.

A irmã Patrícia discursou no evento e agradeceu a lembrança. “Ficou lindo cada espaço e realmente representa a grandeza que foi minha irmã. Agradeço de coração a Prefeitura e ao prefeito Aguilar Junior pela lembrança. Estamos emocionados”, disse.

A mulher merece

O secretário de Obras Públicas, Leandro Borella, disse na cerimônia que esse foi um dos maiores desafios. “O prefeito quando me chamou e disse que alugaria esse prédio pediu adaptações e que inauguraria no dia 20 de abril. Corremos contra o tempo e com empenho da minha equipe e da equipe da Saúde estamos entregando uma obra feita com carinho para as mulheres”, disse.

Já o secretário de Saúde, Amauri Toledo, fez questão de nominar todos os envolvidos na obra. “Da Secretaria de Obras, agradeço ao secretário Leandro, as arquitetas Josiane e Kátia, ao estagiário Gustavo; Da Saúde a secretária adjunta Derci, ao André Leandro, a Amélia, a enfermeira Celina, ao estagiário Fagner e toda equipe que trabalhou nesse espaço que ficou mais que especial, ficou lindo. Isso é humanizar, isso é atender bem a mulher”.

A inauguração do prédio foi elogiada também pelo prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório. “Ficou muito bonito este espaço. Caraguatatuba e Ilhabela se tornam referências no atendimento da mulher entre as cidades do Litoral Norte”, destaca.

Já o prefeito Aguilar Junior fez questão de frisar que a criação do Centro de Referência da Saúde da Mulher era um de seus sonhos e foi pensado quando foi montado seu plano de governo.

“A mulher merece carinho e respeito. Esse espaço foi pensado lá atrás quando nem era prefeito da cidade. No Centro de Referência, a mulher será amparada, acolhida e com todo carinho que merece. Uma das obras que mais me emociono. As mulheres de Caraguatatuba estão de parabéns. Destaco ainda que a unidade não poderia ter melhor homenagem. Dra. Ana Maria é exemplo de mulher, cidadã e profissional”, disse.

Mais investimentos

Ele aproveitou a oportunidade para anunciar outras melhorias na área da Saúde ainda este ano.

“Já está em licitação as obras de ampliação de 54 leitos na Casa de Saúde Stella Maris, a construção das UBS’s no Golfinhos e Gaivotas, o início do projeto de Atendimento Domiciliar de Acamados, a Carreta da Saúde “Dr. da Gente”, o concurso Agentes Comunitários de Saúde, além da ampliação de equipes ESF. Por fim, ainda este ano vamos inaugurar a UPA Zona Sul, o CAPS Sumaré e o CAPS AD Perequê”. Cada real que vai para saúde é investir na qualidade de vida de nosso povo”, finalizou o prefeito Aguilar Junior.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 12/04/2024
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho

Jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar.  Adolescentes que completam 18 anos em 2024 devem se alistar nas Forças Armadas (Marinha, Exército

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 10/04/2024
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, recebeu a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa no último sábado (23), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais de 160 atletas, com idades entre 9 a 70 anos, participaram do evento que destacou

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024
Caraguatatuba expõe em feira internacional WTM Latin America
Caraguatatuba expõe em feira internacional WTM Latin America

Representantes da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba estão nesta semana com exposição e divulgação na feira WTM Latin America, em São Paulo. O evento é voltado à indústria de viagens e turismo e o município tem um espaço no estande do Governo do Estado de São Paulo, junto com outras

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba realizou esta semana a implantação de melhorias para a drenagem de águas pluviais na rua Itália Baffi, no bairro Massaguaçu, região Norte da cidade. As melhorias consistem na construção de uma caixa coletora de concreto, implantação de três tubos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 10/04/2024