Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba entrega Agência Regional do Trabalho e Sala do Empreendedor nesta quinta-feira (18/04)

Publicado em: 17/04/2019
Destaques
162 anos: Caraguatatuba ganha Agência Regional do Trabalho e Sala do Empreendedor
Prefeitura de Caraguatatuba entrega Agência Regional do Trabalho e Sala do Empreendedor nesta quinta-feira (18/04)

A Prefeitura de Caraguatatuba inaugura em parceira com o Ministério da Economia e o Sebrae/SP, a Agência Regional do Trabalho e Emprego e Sala do Empreendedor, nesta quinta-feira (18/04), às 10h, na Secretaria de Governo, no Centro.

#PraCegoVer: Na Agência Regional do Trabalho, três funcionários trabalham em suas mesas, equipadas com computadores (Foto: Luís Gava/PMC)

A entrega oficial dos serviços à população está inserida nas comemorações dos 162 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba, celebrada em 20 de abril.

Na Agência Regional do Trabalho e Emprego, servidores públicos federais e municipais atenderão os munícipes de Caraguatatuba para os seguintes serviços: entrada no Seguro Desemprego, Recurso Seguro Desemprego, Informações, Relatório de Informações Socioeconômicas (RAIS) para o Trabalhador, Solicitação de Registro Profissional e emissão de carteira de trabalho para estrangeiros (CTPS Estrangeiro).

Todos os serviços podem ser agendados no site: http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam e pela Central de Atendimento Alô Trabalho, no telefone 158. Já a emissão de Carteira de Trabalho continua sendo feita pelo Poupatempo ou PAT de Caraguatatuba.

A responsável pelo setor será a servidora pública federal Janaína Simone Góes, cuja portaria foi publicada no Diário Oficial da União no final do ano passado.

O funcionamento só será possível graças ao empenho da Prefeitura de Caraguatatuba que assinou no final do ano passado o termo de cessão de uso de espaço por comodato com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo. “São serviços essenciais para a vida do trabalhador de nossa cidade. Agora, o cidadão não precisará se deslocar para outros municípios para garantir seus direitos”, destaca o prefeito Aguilar Junior.

O endereço da Agência Regional do Trabalho e Emprego é na Avenida Frei Pacífico Wagner, 1.011 – Centro.

Restruturação – Com a extinção do Ministério do Trabalho e Emprego em 1º de janeiro de 2019, o Governo Federal redistribuiu as atribuições da pasta para outros três órgãos. A geração de emprego e a administração dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalho (FAT) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ficaram a cargo do Ministério da Economia. O Ministério da Cidadania tornou-se responsável pela formação profissional. A fiscalização das normas trabalhistas e a concessão de carteiras sindicais passaram para o Ministério da Justiça.

 

Sala do Empreendedor

#PraCegoVer: Na Sala do Empreendedor, duas funcionárias trabalham em suas mesas, equipadas com computadores (Foto: Luís Gava/PMC)

No mesmo dia, 18 de abril, a Prefeitura de Caraguatatuba entrega oficialmente a Sala do Empreendedor, por meio de uma parceria com Escritório Regional do Sebrae/SP de São José dos Campos.

O espaço será voltado para que os MEI’s (Microempreendedores Individuais) recebam orientações de como sair da informalidade. Terão acesso e informações sobre abertura de empresa, atividades desenvolvidas, recolhimento de taxas e encaminhamentos para a inscrição municipal.

Quando um profissional autônomo informal se cadastra como um MEI, passa a ter CNPJ, ou seja, tem facilidades com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica.

A Sala do Empreendedor está instalada em frente ao Posto “Sebrae Aqui”, inaugurado em janeiro do ano passado. O Sebrae Aqui auxilia os empresários, empreendedores e microempreendedores individuais na criação ou no aprimoramento do negócio (MEI, ME e EPP) com cursos, palestras, oficinas e consultorias presenciais nas áreas de empreendedorismo, gestão, inovação e mercado.

A Sala do Empreendedor de Caraguatatuba (no prédio da Secretaria de Governo) está localizada na Av. Frei Pacífico Wagner, 1.011 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3889-1410 e pelo e-mail sala.empreendedor@caraguatatuba.sp.gov.br.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto

A apresentação é no dia 19 no Teatro Mario Covas. Participam do espetáculo o Água Viva Coral e o Corpo de Baile de Caraguatatuba. A entrada é gratuita Em comemoração aos 60 anos da Banda Municipal “Carlos Gomes”, comemorado dia 20 de abril, e aos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/04/2024
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT

A vitória na competição da 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT, foi para o representante de Caraguatatuba, o  confeiteiro Felipe Barreto Pereira. O programa da segunda e última prova do reality foi ao ar no dia 9 de abril e nele foi escolhido

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava
Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava

A equipe de Karatê de Caraguatatuba foi destaque na Copa Caçapava, realizada no último domingo (21), e encerrou o evento com uma impressionante coleção de medalhas. Os atletas garantiram um total de 15 medalhas de ouro, 8 de prata e 15 de bronze, somando incríveis 38 medalhas para o município.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 188 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica (ajudante de obras) e de sinaleiro, 10 de cuidador de idoso e pessoa com deficiência e sete de soldador. O PAT

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 15/04/2024
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal

O Ginásio Morro do Algodão, em Caraguatatuba, recebeu nesta quarta-feira (3/4) as partidas das oitavas e quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. No primeiro jogo da noite, pela fase de oitavas, Lion FC e Chelsea/Irmandade se enfrentaram. Após um empate em 2 a 2 no tempo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/04/2024