Pesquisar No Site

Palestra destaca a importância da comunicação e educação de surdos

Palestra destaca a importância da comunicação e educação de surdos
Palestra destaca a importância da comunicação e educação de surdos

Para encerrar a programação alusiva ao Dia Nacional de Educação para o Surdo, comemorado no dia 23 de abril, a Prefeitura de Caraguatatuba promoveu uma roda de conversa na Biblioteca Afonso Schmidt, no Centro, com o tema “O Idioma que se vê”.

#PraCegoVer: várias pessoas sentadas em círculos assistem palestra; palestrante está no meio da roda em pé explicando assunto;

O encontro realizado na última sexta-feira (26/04) reuniu paratletas de Caraguatatuba que aprenderam mais sobre a deficiência auditiva e conheceram sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), legalizada como meio de comunicação para esse público.

O intérprete de LIBRAS do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), Douglas Vida Leal, abordou os diferentes tipos de surdos (oralizados, perca total, parcial e surdo/cego) e destacou que no Brasil, segundo o IBGE, cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,1% da população do país.

#PraCegoVer: duas peças vestindo roupas que lembra povo caipira, com chapéu de palha e lenço na cabeça, apresentam contação de histórias para participantes; ao lado duas pessoas interpretam em libras a peça;

“Em Caraguatatuba, dados de 2010 apontam mais de 5 mil deficientes auditivos. Nosso objetivo é conscientizar, incluir e informar sobre o surdo na sociedade, principalmente nos quesitos de trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania”, informou Douglas.

Também foi abordada a forma de comunicação correta com os surdos e os recursos de comunicação disponíveis, como aplicativos (Handtalk), curso de LIBRAS, esportes adaptados, intermediação para inclusão em emprego, bíblia em LIBRAS, entre outros.

Com interpretação em LIBRAS, os participantes assistiram a uma contação de historias apresentada por Nhá Rita e Leco Borba, contadores da Fundacc.

A atleta com deficiência de paraciclismo e atletismo, Cristiane de Siqueira, de 49 anos, conta que achou o momento muito diferente e divertido. “De uma forma bem dinâmica, a palestra foi bem produtiva, onde aprendemos mais sobre a LIBRAS”, disse.

Cristiane foi a primeira paratleta de Caraguatatuba e é atuante até hoje, são oito anos vivendo e representando o município. “Amo essa cidade e nós, pessoas com deficiência, temos que aproveitar o que é oferecido para nós. Procurar educação e esportes para melhorar nossa qualidade de vida, destacou”.

#PraCegoVer: dois rapazes surdos sentados em conversa com mulher em cadeira de rodas.

Durante a última semana diversas atividades também foram realizadas para lembrar a data. Um destaque foi para a roda de conversa com surdos empregados no mercado de trabalho. Dentre eles, um surdo bilíngue, que tem a capacidade de se expressar em duas línguas: LIBRAS e Língua Portuguesa.

A fonoaudióloga Paula Kavadi da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Paula Almeida, reforçou a importância da roda de conversa em alusão a data de 24 de abril como Dia da LIBRAS. “Incluir o surdo seja no emprego, educação, em qualquer participação social, por meio de LIBRAS ou fala mais articulada ou gestos, o que importa é tentar estabelecer um meio de comunicação e respeitar a cultura surda”, conta.

“Todos deveriam entender esse universo de falar com as mãos, de tentar entender o outro, seja em qualquer tipo de comunicação. Hoje temos surdos empregados no mercado de trabalho e queremos aumentar cada vez mais esse número. Deem oportunidades!”, destacou Paula.

A data alusiva foi criada para reforçar as conquistas sobre a escolarização de estudantes surdos e a inclusão no ensino regular.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo
14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo

Além do novo local, a encenação contará com tradução em libras Em um espaço de quase 5 mil m², com estruturas de arquibancada, palcos que ocupam 970m² e painéis de led de cenários cobrindo 90m², a 14ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba será realizada na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 22/03/2024
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar

O encontro será no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e contará com visita guiada dos grupos na exposição “Mulheres Artistas!? Mulheres Artistas!” No  próximo sábado, dia 30 de março, das 14 às 17 horas, os coletivos femininos “Teodoras do Cordel – Artevistas SP” e “Linhas do Mar”, participam da primeira

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 26/03/2024
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Centro (Jardim Primavera) e do Sul (Perequê-Mirim) disponibilizam há dois anos Plantão Odontológico para casos de urgência e emergência. Os serviços foram iniciados em abril de 2022 e até hoje foram realizados 11.733 atendimentos que vão desde alívios de dores, extrações, drenagens de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas

No dia 27 de março, (quarta-feira), às 19h, a Cia. Talagadá apresenta o espetáculo infantil de teatro de bonecos “Dentro D’água” no Teatro Mario Covas. A entrada é gratuita e a classificação é livre. “Dentro D’Água” da Cia. Talagadá foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura,

Leia Mais FUNDACC Publicado em 20/03/2024
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024