Pesquisar No Site

Oficinas Makers marcam encerramento do Educatech 2019

Publicado em: 01/04/2019
Oficinas Makers marcam encerramento do Educatech 2019
Oficinas Makers marcam encerramento do Educatech 2019

O II Congresso de Tecnologia na Educação – Educatech 2019 terminou, no sábado (30), com a realização de três oficinas: “Uma Nova Dinâmica de Ensino, Uma Nova Forma de Aprendizagem” e “Uma Prática Maker Educacional”, no Teatro Mario Covas,  e “Metodologias Ativas e Ensino Híbrido no Contexto da Cultura Digital”, na Secretaria de Educação.

O Educatech 2019 deste ano teve como objetivo demonstrar experiências práticas assertivas em sala de aula bem como os excelentes resultados.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior está de pé, no saguão do Teatro Mario Covas. Ele observa e conversa com cinco professoras que estão sentadas, montando um robô, dentro da oficina “Uma Prática Maker Educacional”. Ao lado esquerdo do prefeito, de pé, um monitor da Empresa Mundo Maker também acompanha os trabalhos. (Fotos: Lucas Camargo/PMC)

O prefeito Aguilar Junior marcou presença no Teatro Mário Covas. Ele visitou o estande da empresa Mundo Maker e relembrou que, quando criança, era um fazedor (maker), pois gostava de desmontar e montar objetos variados para conhecer seu funcionamento e criar coisas. Aos participantes da oficina sobre Metodologias, Aguilar Junior, ressaltou a importância da tecnologia nas escolas, mas principalmente do trabalho do professor.

“Esse assunto é tão importante para a essa administração que criamos a Secretaria de Tecnologia da Informação. Estivemos em Brasília, com o Ministro da Cidadania, Osmar Terra, com o objetivo de obter mais verbas para o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. Isso inclui investimentos nas áreas de Educação, Esportes e Tecnologia. Mas a tecnologia não é nada se não pudermos contar com os professores na participação de capacitações e formações continuadas e eventos como esse, para oferecermos o melhor para os alunos da rede municipal”, destacou.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, acrescentou: “Gostaríamos de agradecer ao prefeito pela confiança e parceria e cumprimentar a todos os professores, pois a razão desse evento é proporcionar-lhes a transmissão de conhecimentos e aperfeiçoamento”.

 

#PraCegoVer: Professor Leandro Holanda conversa com cinco professoras que estão sentadas em carteiras dispostas em semicírculo, durante a oficina “Metodologias Ativas e Ensino Híbrido no Contexto da Cultura Digital”, na Secretaria de Educação. (Fotos: Lucas Camargo/PMC)

O professor de Geografia e Filosofia, Alfero Mendes Neto, 50 anos, foi o responsável pelo workshop “Uma Nova Dinâmica de Ensino, Uma Nova Forma de Aprendizagem”. O educador contou que, pessoalmente, utiliza, aproximadamente, cerca de 70 plataformas e aplicativos para preparar aulas e atividades para os alunos. Toda a explanação foi com exercícios práticos com o público.

“Hoje temos vários aplicativos ou plataformas como o I-Nigma, Google Form, Google Sala de Aula, Silabe, entre vários outros, que permitem realizar uma nova dinâmica de aprendizagem. O professor deve ser o gestor do processo educativo e os recursos digitais são ferramentas nesse processo de gestão. Minha intenção, aqui, foi de contribuir para que repensem a prática pedagógica e redefinam as metodologias de ensino”, disse.

A Professora Juliana Emery, da EMEF Profª Antonia Ribeiro da Silva, no bairro Jardim Califórnia, que participou dos três dias do Educatech, já tem o hábito de usar o diário on-line bem como provas e tarefas para os alunos e aulas na lousa digital. “Toda a informação repassada no evento foi muito enriquecedora. Os aplicativos mostrados pelo Alfero abrirão muitos caminhos. Agora é estudar e colocar em prática”, avaliou.

O fundador da empresa Mundo Maker, Orlando Lombosco, 52 anos, foi o responsável pelo workshop “Uma Prática Maker Educacional”. Ele dividiu os participantes em cinco grupos que criaram robôs motorizados para servirem a determinada finalidade.

Os cinco times e suas criações foram as seguintes: Sob Pressão robô luneta de observação, Criação, robô farol para iluminar locais de difíceis acessos; As Poderosas, robô cuja proposta é equilibrar bolinhas de gude num tubo entre os dois carrinhos, produzir sons; Marketuba montar um robô para percorrer percursos com obstáculo onde a criança trabalha direção, velocidade, coordenação, além de brincar; Doraemon um robô outdoor para fazer propaganda e levar mensagens.

“Sou formado em Arquitetura e Filosofia pela USP (Universidade de São Paulo), mas meu maior aprendizado foi em biblioteca, lendo livros e em uma oficina de montagens na garagem de casa. Minha motivação ao criar minha própria empresa foi a de transmitir conhecimento de um jeito mais gostoso. As atividades mão na massa são mais desafiadoras. Os participantes se sentem mais engajados e empoderados. A educação maker propõe integralidade, ou seja, que o aluno aprenda a lidar com ele mesmo, com os outros e o mundo das coisas”, explicou.

A terceira oficina, “Metodologias Ativas e Ensino Híbrido no Contexto da Cultura Digital”, ministrada pelo professor Leandro Holanda, 32 anos, do Instituto Singularidades (SP), proporcionou a vivência de uma sala aula em forma de “Rotação por Estações”, onde os professores se tornaram alunos.

Na 1ª Estação – “Recursos Tecnológicos”, os professores tinham que avaliar quais as ferramentas disponíveis para utilizar com alunos. 2ª Estação – “Portfólio”, avaliar ferramentas para uso da metodologia em sala de aula. 3ª Estação – “Jogo Colaborativo”, entender que a colaboração é complexa e o quanto a parte individual em um trabalho interfere no que o outro está fazendo. 4ª Estação – “Análise da Sala de Aula”, como que a disposição de mesas e cadeiras é importante para que a atividade proposta funcione.

As professoras Susi Furtado, do CEI/EMEI Prof. Francisco de Assis de Carvalho (Perequê-Mirim) e Sandra Eller, vice-diretora do CEI/EMEI Maria Carlita Saraiva Guedes (Morro do Algodão), fizeram o workshop. Ambas afirmaram que essa ferramenta do Ensino Híbrido com dinâmica de estações é perfeitamente possível de ser utilizado em sala de aula. “A oficina foi bem clara, natural e não tem nada de complicado. Basta boa vontade para fazer”, afirmou Susi.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes

Caraguatatuba tem registrado um aumento significativo na venda de peixes no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, em decorrência das comemorações da Semana Santa. Os pescadores e permissionários apontam que as vendas de seus pescados aumentaram entre 40% e 50% nesta semana e tende a crescer nos próximos dias. A procura

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 27/03/2024
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Centro (Jardim Primavera) e do Sul (Perequê-Mirim) disponibilizam há dois anos Plantão Odontológico para casos de urgência e emergência. Os serviços foram iniciados em abril de 2022 e até hoje foram realizados 11.733 atendimentos que vão desde alívios de dores, extrações, drenagens de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024
Prefeitura recebe novos equipamentos de musculação para academia do CIAPI
Prefeitura recebe novos equipamentos de musculação para academia do CIAPI

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, adquiriu 15 novos equipamentos de musculação para uso na academia do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI). A aquisição foi feita com recursos do Fundo Municipal do

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 09/04/2024
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, revitalizou esta semana a demarcação de vagas de estacionamento em frente à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. Foram demarcadas um total de 20 vagas, sendo sete para pessoas com deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 12/04/2024
WhatsApp Image 2024-03-28 at 12.56.53
Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana reforma da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a reforma da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por conta das chuvas do ano passado e o problema se agravou em

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/03/2024