Pesquisar No Site

Fundacc, Prefeitura e Conselho realizam no domingo (28) 3ª Conferência Municipal de Cultura

Publicado em: 23/04/2019
Fundacc, Prefeitura e Conselho realizam no domingo (28) 3ª Conferência Municipal de Cultura
Fundacc, Prefeitura e Conselho realizam no domingo (28) 3ª Conferência Municipal de Cultura

A Fundacc- Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, a Prefeitura e o Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba (CMPCC) realizam neste domingo (28/04) a 3ª Conferência Municipal de Cultura. O encontro será das 8h às 18h no Teatro Mario Covas.

As inscrições poderão ser feitas online pelo link https://fundacc.sp.gov.br/ficha-de-inscricao-3a-conferencia-municipal-de-cultura-de-caraguatatuba/, presencialmente na Fundacc, das 9h ás 17h até sexta-feira ou na recepção do Teatro Mario Covas no dia da Conferência, às 8h.

Podem participar todo cidadão maior de 16 anos, devidamente inscrito, representantes dos poderes públicos, sociedade civil e entidades, que residam ou atuem em Caraguatatuba.

Caberá aos protagonistas da conferência, entre outros, analisar a conjuntura da área cultural no município e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas de Cultura, para desenvolver Projeto de Lei do Plano Municipal de Cultura, a ser submetido ao Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba (CMPCC) e, posteriormente, encaminhado à Câmara de Vereadores.

Eles também devem discutir a cultura com ênfase na construção de políticas transversais em nível local, regional e nacional, nos seus aspectos da memória, de produção simbólica, da gestão, da participação social e do pleno exercício da cidadania.

Está na meta a promoção de debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões; propor estratégias para universalizar o acesso da comunidade à produção e à fruição dos bens e serviços culturais e consolidação dos sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura; mapear a produção cultural, reunir pensamentos, demandas, propostas, necessidades da população de Caraguatatuba, discutir suas peculiaridades, contradições e necessidades.

Outra propositura é mobilizar a sociedade e os meios de comunicação para a importância da cultura, bem como de suas manifestações, para o desenvolvimento sustentável do município, da região e do país; identificar e fortalecer a transversalidade da Cultura, fortalecendo os mecanismos de articulação institucional entre o município e a sociedade civil; fortalecer e facilitar a formação e funcionamento de fóruns e redes de artistas, agentes, gestores, investidores e ativistas culturais.

A organização, bem como o desenvolvimento das atividades da 3ª Conferência Municipal de Cultura, que será integrada por representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, terá caráter mobilizador, formulador e propositivo, sendo subsidiada por meio de uma Comissão Organizadora.

A 3ª Conferência será presidida por pessoa de notório saber designada pela Fundacc e terá como coordenador geral um assessor técnico cultural. A Comissão Organizadora será presidida por assessor técnico cultural da Fundação ou seu suplente indicado.

As modalidades definidas para a conferência são Painel Expositivo com Eixos Temáticos que contemplarão cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento sem prejuízo das questões municipais e estaduais.

As discussões temáticas serão debatidas pelos Grupos de Trabalho Teatro e Circo, Música, Artes Visuais e Artesanato, Dança, Literatura, Grupos étnicos e grupos de gênero, Audiovisual, fotografia e novas mídias, Patrimônios Culturais e tradições populares e Produtores Culturais que serão instâncias de deliberação e de proposição

A última modalidade é a Plenária que será instância de deliberação e aprovação de propostas.

Lembrando que terão direito a voz e a priorizar propostas os inscritos da sociedade civil e representantes do poder público; convidados terão direito a voz e não a voto, enquanto titulares do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba ou seus suplentes terão direito a voz, a priorizar propostas e a voto.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo
14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo

Além do novo local, a encenação contará com tradução em libras Em um espaço de quase 5 mil m², com estruturas de arquibancada, palcos que ocupam 970m² e painéis de led de cenários cobrindo 90m², a 14ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba será realizada na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 22/03/2024
1ª Etapa do Circuito Mirim de Natação será realizada no sábado
1ª Etapa do Circuito Mirim de Natação será realizada no sábado

Caraguatatuba terá um final de semana agitado com a 1ª Etapa do Circuito Mirim de Natação, que será realizado neste sábado (9/3), às 9h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. Organizado pela Federação Aquática Paulista, o evento promete reunir 164 jovens atletas, com idades entre 6 e 10 anos, de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 07/03/2024
Torneio Aniversário da Cidade de futebol de campo e futsal agitam final de semana
Torneio Aniversário da Cidade de futebol de campo e futsal agitam final de semana

Caraguatatuba terá novas disputas do Torneio Aniversário da Cidade de futebol de campo e futsal que prometem animar o final de semana. Já nesta sexta-feira (8/3), o Ginásio Morro do Algodão vai receber os jogos entre Unidos Ponte Seca e Raíz Negra, às 20h, seguido por Ajax e Hidráulica Caiçara,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba planeja ações para fomentar o ecoturismo na cidade
Prefeitura de Caraguatatuba planeja ações para fomentar o ecoturismo na cidade

Integrantes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Caraguatatuba participaram nessa segunda-feira (11), de um encontro para planejamento de ações voltadas para as áreas de turismo e ecoturismo. O evento foi realizado no Auditório do Parque Natural Municipal Juqueriquerê, no bairro Porto Novo, e contou com

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 12/03/2024
Fundacc e Pontos MIS realizam oficina de adaptação de texto para roteiro audiovisual nesta quarta-feira
Fundacc e Pontos MIS realizam oficina de adaptação de texto para roteiro audiovisual nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (20), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e o Pontos MIS, oferece gratuitamente a Oficina Quem conta um conto aumenta um ponto, com Raphael

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/03/2024