Pesquisar No Site

Caminhada marca fim da programação de atividades ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Caminhada marca fim da programação de atividades ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo

As atividades referentes ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, lembrado no dia 2 de abril, encerraram no último sábado (06/04), com uma caminhada promovida pelo grupo de mães de autistas, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba. O evento reuniu mais de 200 pessoas.

#PraCegoVer: várias mulheres participando de caminhada, vestido roupa azul, algumas seguram faixa escrito: Autismo: uma maneira diferente de ser, sentir e ver o mundo (Fotos: Lucas Camargo/PMC)

Os participantes usaram durante o trajeto bolas e fitas azuis, a cor simboliza o autismo, pois representa a maior incidência de casos no sexo masculino. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que os meninos representam 80% do total de crianças.

A caminhada seguiu até a Praça da Cultura, com brincadeiras na cama elástica, música, zumba e pintura no rosto.

A creche Santo Antônio, no bairro Tinga, também realizou caminhada com a participação de 100 pessoas, entre crianças e alunos da escola estadual Dr. Eduardo Correa da Costa.

Roberta Dominato, mãe de Davi, de quatro anos, conta que quando o filho foi diagnosticado com autismo, há três anos, foi bem difícil, mas hoje, usa essa experiência para buscar melhores condições e ajudar outras mães.

“Eu busco procurar todos os direitos e fazer valer minha força e voz e participo de tudo que é ofertado para eles. Espero que, com minhas experiências, outras mães sejam alertadas e busquem o melhor para seus filhos”, acrescentou Roberta.

#PraCegoVer: com telão dentro; há pessoas sentadas assistindo filme. (Fotos: Luis Gava/PMC)

Durante a semana, diversas atividades foram promovidas aos pais, familiares e profissionais que atuam com autistas. Dentro do cinebus, foi apresentado o trailer “Em um mundo interior”, com uma roda de conversa e debate dos participantes.

A psicóloga do setor de reabilitação do Centro de Especialidades Médicas (CEM), Michele Cardoso, reforçou a importância de se relacionar com as pessoas autistas e principalmente a amá-los e respeitá-los.

Ela também alertou que alimentação, vacina, açúcar, entre outros mitos, não causam e nem curam o autismo. “O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um fator genético do neurodesenvolvimento que ainda não tem causa e nem cura descoberta. No município, mais de 100 pessoas foram diagnosticas com autismo”, acrescentou a psicóloga.

Outro alerta é para que as pessoas parem de achar que os casos de autismo aumentaram. “O que acontece é que, hoje em dia, os profissionais estão mais capacitados, diagnosticando mais precocemente e a divulgação está mais ampla”, disse Michele.

#PraCegoVer: salão do Ciapi lotado com pessoas assistindo a palestra, sentadas em cadeiras de plástico brancas; há idosos e pessoas com deficiência (Fotos: Luis Gava/PMC)

O tema também foi abordado no Ciapi, com uma palestra ministrada pela coordenadora da Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, Juliane Ribeiro. Cerca de 100 pessoas participaram.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, com objetivo de derrubar preconceitos e sensibilizar a todos, sobre esse transtorno que afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo todo.

O TEA envolve atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja de linguagem, seja no comportamento social. Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo
Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão implantará uma operação especial, visando ofertar aos usuários do serviço de transporte público coletivo linhas especiais com destino ao local da 14ª Encenação da Paixão de Cristo. O evento será realizado na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 27/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas
Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou uma reunião nesta terça-feira (2) com representantes de empresas de caçambas. O encontro, liderado pelo secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, e pelo diretor de Meio Ambiente, Ronaldo Cheberle, teve como objetivo alinhar mudanças e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024
Enviar mensagem para o Whatsapp é a mais nova forma para pagar o estacionamento rotativo Zona Azul
Enviar mensagem para o Whatsapp é a mais nova forma para pagar o estacionamento rotativo Zona Azul

Caraguatatuba conta com mais uma facilidade para fazer o pagamento do estacionamento rotativo de vagas na região central da cidade, a zona azul. Com acesso pelo WhatsApp, o interessado pode enviar uma mensagem para o número 81-4003-1476. Em seguida, irá selecionar a opção desejada: 1- Cadastrar placa para notificação e

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
Hospital Regional do Litoral Norte lança Serviço de Oftalmologia
Hospital Regional do Litoral Norte lança Serviço de Oftalmologia

Capacidade inicial é de cerca de 30 atendimentos mês O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes, lançou em abril o novo serviço de cirurgia oftalmológica, com o objetivo de oferecer mais comodidade à população local e agilizar a fila de espera de quem aguarda por

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024
Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira
Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira

Pessoas com idade entre 15 e 29 anos têm até quinta-feira (11) para se inscrever na eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (Conjuve) – gestão 2024/2026. Serão eleitos oito membros titulares e oito suplentes de seis segmentos da sociedade civil. A inscrição pode ser feita das 8h30 às

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024