Pesquisar No Site

Temporada de Verão em Caraguatatuba termina com autuação de 41 ônibus e vans

Publicado em: 29/03/2019
Destaques
Fiscalização de ônibus e vans
Temporada de Verão em Caraguatatuba termina com autuação de 41 ônibus e vans

Equipes de transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana de Caraguatatuba, fiscais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos EMTU), fiscais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Polícia Militar autuaram 41 ônibus e vans que entraram no município entre os dias 8 de dezembro de 2018 e 5 de março de 2019, período que compreende a temporada de verão.

#Pracegover: Agentes de trânsito fiscalizam van de turismo em conjunto com funcionários da ARTESP

As infrações foram lavradas com base no artigo 231 VIII do Código de Trânsito Brasileiro, que dispõe sobre efetuar transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não for licenciado para esse fim e artigo 167, quando os passageiros não fazem uso do cinto de segurança.

Neste período, outros 10 tiveram que retornar para suas cidades por não terem autorização para entrar no município. Eles desrespeitaram a Lei nº 2.456 (que entrou em vigor em dezembro de 2018), que estabelece normas e disciplina a circulação e o estacionamento de veículos de fretamento turístico de outros municípios em Caraguatatuba.

No dia 27 de janeiro houve a apreensão de um veículo que realizava transporte clandestino, vindo do Mato Grosso do Sul, e não estava legalizado perante à ANTT para tal exercício.

O coordenador de Fiscalização de Transporte e Trânsito, Wagner Leandro da Silva, explica que a fiscalização intensiva inibe a quantidade de veículos fretados. “Nosso objetivo é fazer com que o turismo na cidade seja organizado e seguro, pois nossa fiscalização está atenta às condições dos veículos e a segurança dos passageiros”.

Estacionamento

A Lei nº 2.456 regulamenta entrada, circulação e estacionamento de ônibus, micro-ônibus ou vans, veículos de fretamento turístico destinados às excursões e eventos em Caraguatatuba, mediante a autorização expedida pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Com a lei, 25 veículos por dia dedicados a essa atividade podem entrar na cidade e ficar estacionados em locais pré-estabelecidos.

#Pracegover: Agentes de trânsito fiscalizam van de turismo em conjunto com funcionários da ARTESP

Neste verão, os pontos preferidos de parada dos ônibus de excursões, os chamados “turismo de um dia”, segundo a Secretaria de Urbanismo, foram Prainha, Martin de Sá e Cocanha.

A empresa ou responsável pelos veículos de turismo de um dia deve solicitar a senha com, no mínimo, 10 dias úteis de antecedência, observando o limite diário das vagas de estacionamento.

Importante destacar que a senha é obrigatória, seja para a utilização das áreas de estacionamentos privados ou para a hospedagem dos excursionistas em hotéis, pousadas, colônias de férias, casas de aluguel, campings ou congêneres.

Verificada a finalidade da viagem, os transportes serão catalogados da seguinte forma: turismo de um dia; destinados a estabelecimentos hoteleiros, campings, colônias de férias e similares, cujos atos de constituição e demais exigências de órgãos públicos estejam plenamente satisfeitas; excursões e eventos de natureza cultural, artística, religiosa, esportiva, de cunhos sociais e educacionais; destinados a entidades filantrópicas ou organizações não governamentais, destinadas única e exclusivamente ao assistencialismo; e direcionados às residências de aluguel por temporada.

Uma “senha” de autorização, expedida pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, identifica veículos de fretamento turístico, emitida após a comprovação do recolhimento de uma taxa, que varia de acordo com o número de assentos.

Cabe destacar que é premissa da Prefeitura isentar a taxa para excursões que ela entenda passíveis de isenção.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Confira o resultado final da eleição do Conselho da Juventude
Confira o resultado final da eleição do Conselho da Juventude

A eleição para formação da Sociedade Civil do Conselho Municipal da Juventude (Conjuve), realizada na última quinta-feira (18), contou com a participação de 71 eleitores, que compareceram à urna montada na Fundacc, no Centro. Após o encerramento da votação, os votos foram apurados pelos representantes da comissão eleitoral, na presença

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 19/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa que a Coleta Seletiva estará suspensa amanhã (29), em função do feriado da Sexta-feira Santa. Do mesmo modo, os Ecopontos funcionarão em horários reduzidos, das 8h30 às 14h. No sábado os locais abrem normalmente, das

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Teatro Mario Covas recebe exposição de Sara Goldman Belz
Teatro Mario Covas recebe exposição de Sara Goldman Belz

A abertura será no dia 19 de abril, às 19h Em homenagem ao aniversário de Caraguatatuba, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza a mostra da artista plástica Sara Goldman Belz, no saguão do Teatro Mario Covas. A abertura será no dia 19 de abril, sexta-feira, às 19h. Às 20h, acontece

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 16/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça inscrição no processo seletivo para professor esportivo
Prefeitura de Caraguatatuba reforça inscrição no processo seletivo para professor esportivo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, abriu novo processo seletivo para a contratação de professores nos polos esportivos da cidade. O Projeto Nova Onda, por meio do Instituto Social Boa Esperança, está à frente da contratação dos profissionais. Os educadores físicos interessados em participar

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/04/2024