Pesquisar No Site

Prefeitura inicia estudos para criação da Guarda Civil Municipal e projeto piloto de câmeras de monitoramento

Destaques
Monitramento
Prefeitura inicia estudos para criação da Guarda Civil Municipal e projeto piloto de câmeras de monitoramento

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, autorizou esta semana o início dos estudos para a criação da Guarda Civil Municipal.

#PraCegoVer : Dois monitores afixados na parede. Um mostra um mapa da cidade e outro mostra a simulação de busca do rosto do secretário em uma rua da cidade (Fotos: Marielle Fernandes/PMC)

Uma equipe técnica já trabalha no tema e fará o diagnóstico da quantidade de guardas que será necessária, se a corporação será armada ou não, sobre o treinamento dos servidores e o edital para a realização do concurso público.

O objetivo do prefeito Aguilar Junior é de que a Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba esteja atuando nas ruas no início do ano que vem.

Além disso, em parceria com a Concessionária Caraguá Luz, a Prefeitura de Caraguatatuba já iniciou o projeto piloto de monitoramento voltado às questões de segurança pública.

O prefeito Aguilar Junior, acompanhado do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella, e do diretor da Caraguá Luz, Pedro Iacovino, esteve nesta semana também vendo o sistema que prevê a instalação de 10 câmeras de monitoramento de alta resolução nos postes de iluminação.

O projeto piloto é uma iniciativa da concessionária em conjunto com a NEC Corporation, e sem custo para a Prefeitura de Caraguatatuba.

Uma das ferramentas mais importantes do sistema será o reconhecimento facial de procurados pela Justiça e a divulgação de dados analíticos de veículos roubados, por exemplo.

Trata-se do conceito de safe city, ou seja, cidade mais segura. “Essas câmeras são para identificação de pessoas através de biometria e identificação de veículos atrás da leitura da placa do carro. As câmeras têm zoom de aproximação de até 400 metros em tempo real. Diferentes dos sistemas mais antigos, em que operadores ficam olhando as imagens na tela para identificar alguma irregularidade, esse tem inteligência artificial acoplada”, revelou o prefeito Aguilar Junior.

O próprio sistema lê a placa de um veículo e compara com o banco de dados, gerando um alerta para mapear pelas próprias câmeras o roteiro do carro roubado ou irregular, além de poder localizar procurados da Justiça e pessoas desaparecidas. Com o alerta emitido, as autoridades policiais são acionadas.

Na próxima semana, as 10 câmeras espalhadas por locais de grandes aglomerações começam a funcionar.

Mais câmeras

Já está em fase de publicação de edital de licitação a aquisição de mais de 1,8 mil câmeras de monitoramento na cidade.

Serão instaladas câmeras em logradouros públicos em locais com maior índice de criminalidade, segundo dados repassados pelas Polícias Militar e Civil. Além disso, outras serão implantadas em 113 prédios públicos, incluindo escolas, Unidades de Saúde, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), entre outros. O objetivo é evitar casos de furtos e aumentar a segurança no entorno das unidades escolares.

A Prefeitura trabalha também na criação do COI (Centro de Operações Integradas), que vai gerenciar o monitoramento de toda a cidade e repassar informações em tempo real às autoridades policiais.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo

Após o fim das audiências públicas da Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur), o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu em reunião ordinária na última quinta-feira (4), para fazer uma avaliação dos encontros e finalizar o Plano. O PDTur é um documento que

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 08/04/2024
Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu
Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou esta semana uma atividade em grupo no Centro Comunitário Calixto Leandro, CRAS Massaguaçu, com o tema “O Planeta Precisa da Sua Ajuda. Preserve. Faça Sua Parte”. A atividade contou com o renomado biólogo José Donizeti de Oliveira Santos

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 14 - Vida na água Publicado em 19/04/2024
Hospital Regional do Litoral Norte lança Serviço de Oftalmologia
Hospital Regional do Litoral Norte lança Serviço de Oftalmologia

Capacidade inicial é de cerca de 30 atendimentos mês O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes, lançou em abril o novo serviço de cirurgia oftalmológica, com o objetivo de oferecer mais comodidade à população local e agilizar a fila de espera de quem aguarda por

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal

O final de semana contou com 22 jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal, no Ginásio do Poiares. O evento reuniu as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), 15 jogos acirrados movimentaram o dia. Enquanto no domingo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, incluiu mais uma modalidade no projeto Nova Onda, que é o Beach Tennis. As aulas serão na quadra de areia do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). As aulas serão ministradas em diversos horários durante a semana, com

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 26/03/2024