Pesquisar No Site

Educatech 2019: Palestra de abertura sugere que aluno deve ser principal agente do aprendizado

Publicado em: 29/03/2019
Secretaria de Educação
Educatech 2019: Palestra de abertura sugere que aluno deve ser principal agente do aprendizado

#PraCegoVer: No palco da esquerda para a direita, o vice-prefeito Campos Júnior, a secretária Márcia Paiva, e os professores Bruno Nacano, Rúbia Costa e Leandro de Souza. (Foto: Lucas Camargo/ PMC)

O II Congresso de Tecnologia na Educação – Educatech 2019 teve início nessa quinta-feira (28), às 19h, no Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba.

O encontro deste ano teve como objetivo demonstrar experiências práticas assertivas em sala de aula bem como os excelentes resultados.

Na abertura, o vice-prefeito, Campos Júnior, ressaltou que os educadores são a mola propulsora de transformação na sociedade e que esse evento trará mais conhecimento e troca de experiências aos professores e alunos.

A secretária de Educação Márcia Paiva ressaltou a importância do Educatech enquanto espaço de aprendizado e aperfeiçoamento profissional e agradeceu especialmente à equipe do setor de Informática Educativa pela organização – professores Rúbia Costa, Bruno Nacano e Leandro de Souza.

Em seguida, o professor de Matemática. Fernando Mello Trevisani abordou o tema “Metodologias Ativas: Relatos de Experiência”. Trevisani que é mestre Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (UNESP) e pós-graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Instituto Singularidades) começou explicando os conceitos da Educação 1.0 (aquela que o aluno aprende com o professor em sala de aula com recursos de livros, apostilas, quadro e giz); 2.0 (aquele onde há alguma troca entre alunos, utilizando hardware, software e materiais didáticos, porém ainda em sala de aula ou laboratórios); 3.0 (onde o aluno aprende com o professor e com os colegas com múltiplos recursos, podendo ser presencial ou à distância).

“Atualmente estamos no estágio 4.0, ou seja, o aprendizado ocorre por meio de problemas e situações reais, combinando equilibradamente atividades, desafios e informações contextualizadas”, disse Fernando.

O professor sugeriu que dentro do Ensino Híbrido (abordagem que combina espaços, ferramentas e estilos de aprendizagem para potencializar o desenvolvimento de cada aluno), os educadores podem utilizar a Rotação por Estações. Esse método consiste em criar uma espécie de circuito dentro da sala de aula, que propõe atividades diversas em cada estação baseada num tema central. A ideia é que os estudantes, divididos em pequenos grupos, façam um rodízio pelos diversos pontos.

“Dessa maneira é possível trabalhar o objetivo de sua aula de várias formas diferentes; possibilita o desenvolvimento da autonomia e responsabilização pelo próprio aprendizado; intensifica a interação aluno/professor e aluno/aluno; permite a personalização; e muda o gerenciamento da sala de aula”, apontou Trevisani.

Também apontou razões para usar o modelo Laboratório Rotacional. Assim como na Rotação por Estações, este ocorre em um laboratório de informática e possibilita o desenvolvimento da autonomia e responsabilização pelo próprio aprendizado, entre outras vantagens.

Outro ponto abordado pelo matemático foi a importância da organização do espaço escolar e das salas de aula de acordo com a realidade de cada comunidade de forma a contribuir para alcançar os elementos planejados e do tipo de aula que se quer desenvolver.

Destacou ainda a importância do trabalho em equipe. “Quando aplica-se o trabalho em grupo, espera-se que os alunos dependam uns dos outros, sendo responsáveis pelo seu aprendizado e do próximo. Para isso o professor deve decidir sobre quais normas e habilidades serão necessárias para que a tarefa seja executada e fazer a divisão adequada entre os participantes”, disse.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

“De Ponta a Ponta” comemora Dia Internacional da Dança
“De Ponta a Ponta” comemora Dia Internacional da Dança

Para comemorar o Dia Internacional da Dança, lembrado em 27 de abril, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza “De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante” para promover e reunir os grupos artísticos da nossa região em diversas apresentações gratuitas. “De Ponta a Ponta – Mostra

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 17/04/2024
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. A ação será realizada até 12 de abril (sexta-feira), sempre das 9h às 17h, em frente a UPA (Rua

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/04/2024
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart

Na última etapa da Copa São Paulo Light de Kart, realizada no renomado kartódromo Ayrton Senna em Interlagos, a jovem pilota de Caraguatatuba, Anna Luiza Pimpão, superou desafios e conquistou um lugar no pódio da F4 Graduados B, uma das categorias mais competitivas do campeonato. Após enfrentar dificuldades com seu

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, recebeu a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa no último sábado (23), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais de 160 atletas, com idades entre 9 a 70 anos, participaram do evento que destacou

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, promoveu uma reunião nesta quarta-feira (3) com o Cartório de Registro de Imóveis visando otimizar os serviços prestados à população. O encontro reuniu especialistas da Secretaria de Urbanismo com o oficial de registro de imóveis, Dr. Diego Selhane Perez, juntamente

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024