Pesquisar No Site

Caraguatatuba amplia guerra contra o mosquito da dengue

Publicado em: 01/03/2019
capa
Caraguatatuba amplia guerra contra o mosquito da dengue

Nesta sexta-feira (01/03), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, passará mais uma vez pelos bairros Ponte Seca e Caputera com aplicação de inseticida por meio do nebulizador veicular, carro que transporta equipamento de nebulização. A ação acontece desde a última quarta-feira (27/02).

#PraCegoVer: Foto mostra saveiro com nebulizador dentro da caçamba com dois funcionários ao redor (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ricardo Fernandes, esta estratégia tem a capacidade de nebulizar até 40 quarteirões por dia, o que, certamente, será um mecanismo importante no combate ao Aedes aegypti na cidade. Durante a ação, um drone também foi utilizado para facilitar a localização de focos de dengue em terrenos do bairro.

“Hoje reiniciamos os trabalhos com o nebulizador em formato de teste e deu tudo certo. Foi muito boa a eficiência do material. Não tivemos nenhum problema em campo com a máquina e conseguimos lançar o inseticida em uma área muito mais ampla do que o nebulizador costal seria capaz”, avaliou.

De acordo com o Ministério da Saúde, com o nebulizador costal, o inseticida pode ser aplicado somente no raio de 150 metros da casa de moradores com casos positivos para a dengue. Já o nebulizador veicular pode ser utilizado em toda área do bairro com casos confirmados da doença.

Dados atualizados nesta quinta-feira (28/02) pela Secretaria de Saúde de Caraguatatuba apontam que são 29 casos positivos de dengue no município.

Destes casos, quatro casos positivos são atendidos pela UBS Perequê-Mirim, oito na UBS Porto Novo, cinco na UBS Jaraguazinho, seis na UBS Sumaré, três casos passam pela UBS Tinga, um pela UBS Morro do Algodão; um caso é atendido na UBS Casa Branca e um caso vem sendo assistido na UBS Jetuba.

Ainda nesta quinta-feira, a paciente J. C. T., de 62 anos, moradora do bairro Lagoinha, em Ubatuba, deu entrada no Pronto Atendimento 24 horas do Massaguaçu em Caraguatatuba, com nível de plaquetas muito baixo e não resistiu às complicações, vindo a falecer.

O quadro clínico da paciente não era dengue e não havia exames comprobatórios sobre a doença. A causa principal da morte não foi registrada como dengue, porém, o caso segue sendo investigado pelo município de Ubatuba.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã (27 e 28/3) a distribuição de chocolate a todos os alunos da rede municipal de ensino. Além dos tradicionais coelhinhos a base de chocolate, o município distribuirá opções zero lactose e diets para crianças alérgicas, diabéticas ou com intolerância alimentar. A entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2024
Representantes de municípios da região debatem sobre Vigilância Sanitária em oficina de gerenciamento de risco
Representantes de municípios da região debatem sobre Vigilância Sanitária em oficina de gerenciamento de risco

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Vigilância Sanitária, em conjunto com o Grupo de Vigilância Sanitária Estadual, promoveram nesta quinta-feira (7), a 1ª Oficina de Gerenciamento de Risco em Vigilância Sanitária. O evento foi realizado no auditório do polo da Fundacc, no Centro, e reuniu representantes dos municípios do

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 08/03/2024
Prefeitura e Polícia Militar combatem perturbação do sossego e venda de bebidas alcoólicas a menor de idade
Prefeitura e Polícia Militar combatem perturbação do sossego e venda de bebidas alcoólicas a menor de idade

A Prefeitura de Caraguatatuba, em conjunto com as secretarias de Urbanismo, Saúde e Fazenda, promoveu uma operação de combate à perturbação do sossego e à venda de bebidas alcoólicas a menores de idade. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e do Vigésimo Batalhão da Polícia Militar,

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 01/03/2024
Espetáculo infantil “FIM?” é atração no TMC
Espetáculo infantil “FIM?” é atração no TMC

A entrada é gratuita e livre para todos os públicos O coletivo teatral Esparrama apresenta seu espetáculo FIM? Na próxima quarta-feira (13/3,) no Teatro Mario Covas, às 14h. Às 15h tem oficina Esparramação com o público. A direção é de Iarlei Rangel, a entrada é gratuita e a classificação é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 06/03/2024
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, recebeu a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa no último sábado (23), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais de 160 atletas, com idades entre 9 a 70 anos, participaram do evento que destacou

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024