Pesquisar No Site

Rede Municipal de Ensino comemora Dia da Amizade e inicia Programa Antibullying

Publicado em: 15/02/2019
Destaques
Secretaria de Comunicação
Rede Municipal de Ensino comemora Dia da Amizade e inicia Programa Antibullying

#PraCegoVer: Vários meninos e meninas, uns com uniforme da rede municipal de Caraguatatuba outros não, estão de pé, no corredor da escola acompanhados de três professoras, em frente a árvore de papel cartolina acenam para o fotógrafo. (Foto: Lucas Camargo/PMC)

O Dia Nacional da Amizade, 14 de fevereiro, foi comemorado, nas unidades escolares de Caraguatatuba com atividades que ressaltaram a importância dessa relação afetiva entre as pessoas, como também marcou o início das ações antibulluying, durante o ano letivo, previstas pela Lei Federal 13.185/2015, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática em todo país.

Bullying é um termo da língua inglesa que quer dizer “valentão” e traduz todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, exercidas por um ou mais indivíduos, dentro de uma relação desigual de forças ou poder e que causa dor e angústia ou sofrimento à vítima.

#PraCegoVer: Árvore feita de papel e cartolina, com tronco marrom e folhas verde claro e verde médio colada na parede de entrada da EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira (Tabatinga) Dois professores e alunos colam na árvore, mensagens escritas em papéis brancos, recortados em forma de mão. (Foto: Lucas Camargo/PMC)

A coordenadora pedagógica da EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, Pricila Perossi Magalhães, contou que na escola foram feitas cinco atividades. Na entrada foi colocada uma “árvore da amizade”, onde alunos, professores, funcionários, pais e responsáveis podiam deixar escrita uma mensagem sobre este sentimento.

Da 1ª Fase ao 5º ano, as crianças fizeram a “dinâmica do coração”, em que cada grupo passava uma bexiga em forma de coração para o colega expressando uma palavra de afeto (amor, alegria, respeito, etc.).

Também foram espalhados pela escola painéis onde cada alunos pode expressar um pouco da sua personalidade para conhecimento de outros colegas, professores e servidores, inclusive de outro turno (manhã e tarde).

#PraCegoVer: Vários meninos e meninas, uns com uniforme da rede municipal de Caraguatatuba outros não, estão de pé, no corredor da escola. Eles seguram bambolês com os dedos. Duas professoras orientam a atividade. (Foto: Lucas Camargo/PMC)

Já na dinâmica “Quanto mais, melhor”, grupos de cinco alunos tinham que equilibrar um bambolê com um dedo esticado. “Para levantar e abaixar o brinquedo, eles tinham que prestar atenção no que o colega estava fazendo, ou seja, ritmo, equilíbrio, concentração, enfim, se não fosse um trabalho sincronizado, a brincadeira não funcionava”, explicou Pricila.

Para encerrar, houve um piquenique com alimentos trazidos de casa por cada um. “Os maiores tiveram a incumbência de cuidar dos menores, durante o lanche. Assim, trabalhamos o cuidado, respeito e amizade”, disse Pricila.

Mãe do Enzo, 5 anos, Cláudia Murakami, 43 anos, participou das atividades. Ela acompanhou a “dinâmica do bambolê” e também deixou mensagem na árvore da amizade. “Fiquei muito feliz com o trabalho da escola. Acredito que para formarmos adultos bem sucedidos, temos que investir na promoção da inteligência emocional das crianças. Essa atividade mostrou aos participantes o quanto é importante o trabalho interpessoal, em grupo, ser proativo e cooperativo”, avaliou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (10), o quadro de vagas de emprego para 234 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 10/04/2024
A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O cantor Diogo Nogueira em sua turnê traz novas leituras para os sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”,
167 anos de Caraguatatuba será marcado pelos shows de Diogo Nogueira e Zé Felipe neste final de semana

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto

A apresentação é no dia 19 no Teatro Mario Covas. Participam do espetáculo o Água Viva Coral e o Corpo de Baile de Caraguatatuba. A entrada é gratuita Em comemoração aos 60 anos da Banda Municipal “Carlos Gomes”, comemorado dia 20 de abril, e aos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/04/2024
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participantes do evento “Saberes e Sabores Caiçaras”
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participantes do evento “Saberes e Sabores Caiçaras”

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) está com inscrições abertas para os estabelecimentos interessados em participar da terceira edição do festival “Saberes e Sabores Caiçaras”, que será realizado de 10 a 12 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. A inscrição é facultada a

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 23/04/2024
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a exposição “Ecoar”, do grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, em comemoração ao aniversário do município. A abertura é dia 20 de abril, às 18h. A entrada é gratuita e a mostra é livre para todos os públicos. Entre outros eventos culturais

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024