Pesquisar No Site

Projeto social para atender famílias em vulnerabilidade no Litoral Norte é lançado em Caraguatatuba nesta quinta (14/02)

Destaques
IMG_3812
Projeto social para atender famílias em vulnerabilidade no Litoral Norte é lançado em Caraguatatuba nesta quinta (14/02)

Foi assinado nesta quinta-feira (14/02) o protocolo de intenções para a implantação do projeto “Inovações Metodológicas para o Trabalho Social com Famílias”, nas quatro cidades do Litoral Norte. O evento ocorreu na parte da manhã, no Núcleo de Assistência Social do bairro Morro do Algodão, em Caraguatatuba.

O projeto é uma parceria dos quatro municípios do Litoral Norte (Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba) com a Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (NECA) e a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS), com o patrocínio da Petrobras e do governo federal.

Numa breve explanação ao público, a coordenadora da NECA, Maria Ângela Maricondi, explicou que o programa tem o objetivo de contribuir para a melhoria da política pública de proteção social, por meio da qualificação de seus profissionais e da sistematização de conteúdos, com vistas à disseminação de metodologias e experiências de trabalho social com famílias. O público-alvo são os profissionais do Sistema Único de Assistência Social das quatro cidades.

No dia 28 de março haverá um seminário técnico inicial para 200 profissionais. Depois será realizado um curso de formação em 12 encontros de 8 horas para multiplicadores do projeto. A terceira fase é a multiplicação de conteúdos e práticas pelos formadores (1ª geração) para os demais técnicos das redes sócio assistenciais dos quatro municípios (2ª geração).

#PraCegoVer: Posam para foto, da esquerda para a direita, Márcio de Lima de Macedo, diretor regional das Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social do Vale do Paraíba e Litoral Norte (DRADS); secretário executivo de Desenvolvimento Social do Estudo de São Paulo, Paulo Mathias de Tarso; diretor presidente do NECA, Celso Veras Baptista; Campos Junior, vice-prefeito de Caraguatatuba; Jonas Fontes, secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de Caraguatatuba; os vereadores De Paula e Dennis Guerra. Paulo Mathias de Tarso e Campos Junior seguram o protocolo de intenções. (Foto: Luis Gava/PMC)

O secretário executivo de Desenvolvimento Social do Estudo de São Paulo, Paulo Mathias de Tarso, prestigiou o encontro e disse que o governo do estado está de portas abertas para o Litoral Norte. “Sabemos que nessa região há muitas famílias carentes, que precisam da atenção especial do estado. Parabenizamos a equipe do NECA pelo sucesso do projeto em sua 1ª edição em nove municípios da Baixada Santista e com certeza fará um excelente trabalho nessa 2ª edição”, declarou.

O vice-prefeito de Caraguatatuba e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior, enfatizou o compromisso do prefeito Aguilar Junior com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para assistência e melhoria da qualidade de vida da população, principalmente com a parcela em estado de vulnerabilidade. “Esse encontro reforça a importância de pensarmos o Litoral Norte como um todo para que possamos empreender ações que beneficiem a população das quatro cidades de forma ampla”, acrescentou.

O diretor-presidente do NECA, Celso Veras Baptista, chamou a atenção para o fato de que a conjuntura atual do país acirra a disputa por verbas de vários setores e que manter a verba para o social é de suma importância. “A consolidação das políticas públicas, desde antes da Constituinte, é o resultado dos anseios e necessidades da sociedade. É muito importante que nos empenhemos em defender as políticas públicas conquistadas”, ressaltou.

Estiveram presentes na assinatura do protocolo de intenções, Jonas Fontes, secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de Caraguatatuba; Francisco das Chagas Almeida, secretário adjunto de Desenvolvimento Social de São Sebastião; Nilce Signorini, secretária municipal de Desenvolvimento e Inclusão de Ilhabela; Vanderlei Aparecido de Amorim, secretário de Assistência Social de Ubatuba; Márcio de Lima de Macedo, diretor regional da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social do Vale do Paraíba e Litoral Norte (DRADS); o deputado estadual, Sérgio Victor; e os vereadores, Dennis Guerra e João Silva De Paula.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha

A Associação dos Pescadores e Maricultores da praia da Cocanha (MAPEC) promoveu a ação socioambiental “Farol do Lixo, um farol de soluções para um oceano sustentável” na última sexta-feira (29). A limpeza foi realizada na Praia da Cocanha e resultou na retirada de 563 quilos de resíduos. Ao todo, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/04/2024
Núcleo Criativo Pratika Labs: Inovação e Criatividade para jovens artistas via Lei Paulo Gustavo
Núcleo Criativo Pratika Labs: Inovação e Criatividade para jovens artistas via Lei Paulo Gustavo

Projeto abrange audiovisual, jogos, games e animação. Inscrições seguem até dia 30 de abril  O Núcleo Criativo Pratika Labs está abrindo suas portas para jovens talentos interessados em explorar o vasto mundo do audiovisual, jogos, games e animação. Com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Fundacc, o projeto promete ser

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou a pintura da ciclovia paralela a Avenida Emiliano Campidelli, no trecho que liga os bairros Casa Branca e Olaria, região Centro/Norte da cidade. Os trabalhos foram realizados pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob), que pintou de vermelho o trecho de 700

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 08/04/2024
Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira
Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira

Pessoas com idade entre 15 e 29 anos têm até quinta-feira (11) para se inscrever na eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (Conjuve) – gestão 2024/2026. Serão eleitos oito membros titulares e oito suplentes de seis segmentos da sociedade civil. A inscrição pode ser feita das 8h30 às

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT

O município de Caraguatatuba está sendo representado pelo confeiteiro Felipe Barreto Pereira na 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT. Morador de Caraguá há oito anos, onde atua como professor de confeitaria, Felipe passou pela primeira prova do reality e agora, no dia 9

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 05/04/2024