Pesquisar No Site

Professores da Rede Municipal de Caraguatatuba iniciam o ano letivo com palestra sobre desafios e oportunidades na Educação

Publicado em: 04/02/2019
Destaques
IMG_3025
Professores da Rede Municipal de Caraguatatuba iniciam o ano letivo com palestra sobre desafios e oportunidades na Educação

#PraCegoVer: O prefeito Aguilar Junior está no palco junto com a secretária de Educação, Márcia Paiva. Ele veste terno cinza escuro e camisa social azul clara. Ela está de vestido em tons de branco e bege. O prefeito segura o microfone com a mão direita e fala para uma plateia de professores entre homens e mulheres de diversas idades, que lota o Teatro Mario Covas. Fotos: Luís Gava/PMC)

A palestra “Os desafios e oportunidades para a transformação da Educação no século XXI”, com o consultor educacional Ton Ferreira, abriu o ano letivo para os professores da rede municipal de ensino, nessa sexta-feira (1º), no Teatro Mário Covas. Na parte da manhã, o encontro foi com os profissionais da Educação Infantil, Fundamental I (1.º ao 3.º anos) e Adjuntos. Na parte da tarde, com os do Fundamental I (4.º e 5.º anos), Fundamental II, da EJA e Adjuntos.

Ferreira é licenciado em Matemática pela Unesp, mestre em Ciências pela USP, pós-graduado em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP e MBA Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal). Iniciou as palestras interagindo com a plateia por meio do jogo das assinaturas e do jogo das afirmações, dinâmicas que, segundo ele, são eficientes para trabalhar com os alunos conteúdos acadêmicos, socioeconômicos e cognitivos em sala de aula.

O consultor elogiou o desempenho de Caraguatatuba no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), desde que foi criado em 2007, para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. “Parabenizo a todos os professores do município pelos índices alcançados no IDEB. Caraguá sempre esteve acima da meta projetada pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura)”, ressaltou.

O palestrante destacou ainda que, este ano, a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e Prova Brasil serão substituídos pela prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que além de aferir os conhecimentos em Matemática e Português, também medirá o aprendizado em Ciências Naturais e Humanas.

Afirmou ainda que o ideal para a rede de ensino não é “correr atrás para alcançar determinada nota”, pois “focar em números é frustrante. A proficiência (capacidade, competência, habilidade) dos alunos é o mais importante”, disse.

Lembrou também que em 2019 começa a avaliação na Educação Infantil, onde serão aplicados questionários a Dirigentes, Diretores e Professores, com objetivo de aferir a qualidade da oferta das creches e pré-escolas brasileiras no que diz respeito à infraestrutura, gestão e pessoal. Os questionários serão aplicados por meio de dispositivo eletrônico com funcionamento on-line e off-line.

Durante a explanação, Ton Ferrreira trouxe dados internacionais na Educação. “Singapura, atualmente, é o país com o mais alto rendimento no aprendizado e índice de felicidade dos alunos; em contraponto com a Coreia do Sul, onde o nível de aprendizado é alto, mas o número de suicídios entre alunos é também altíssimo. A diferença é que o primeiro, foca na cooperação e o segundo na competição. É possível que no Brasil tenhamos um desempenho como Singapura? Sim, o exemplo disso é o município de Sobral (CE), cidade que possui o melhor índice do IDEB. “Com todos os problemas pertinentes a qualquer município brasileiro, a rede de Sobral conseguiu se sobressair adotando várias condutas de valorização do professor e do aluno”, contou o professor que foi lá conferir o trabalho, in loco.

Uma das sugestões propostas pelo consultor foi a de que os professores em Caraguatatuba adotem trabalhos em grupos sempre mesclando alunos com alto, médico e baixo rendimento. Dessa forma eles se complementam entre si.

Reforçou, igualmente, a conclusão da pirâmide de aprendizagem do psiquiatra de William Glasser (1925-2013), onde o aprendizado se dá de forma mais plena quando ensinamos ao outro. “A boa educação é aquela em que o professor pede para que seus alunos pensem e se dediquem a promover um diálogo para promover a compreensão e o crescimento dos estudantes”, disse William Glasser.

Para Ferreira o caminho para alcançar melhores resultados na Educação passa por Metodologias Ativas como processos interativos de conhecimento, análise, estudos, pesquisas e decisões individuais ou coletivas, com a finalidade de encontrar soluções para um problema, em que o aluno é protagonista do seu aprendizado e o professor é mediador do processo.

A professora do 2º ano, na EMEF Profª Jane Urbano Focesi (Perequê-Mirim), Fabiana Demétrio de Carvalho, disse que se sentiu apoiada e empoderada com a palestra para começar o ano letivo.

“A palestra não só foi motivadora como também trouxe dados importantes sobre o município e sobre aprendizagem. Normalmente já promovo trabalhos em grupo em sala de aula e gostei muito da sugestão de formar grupos incluindo alunos de alto, médio e baixo desempenho para que o resultado seja mais produtivo”, disse.

Novidades

O prefeito Aguilar Junior esteve na abertura da palestra para dar boas vindas aos professores e anunciou que o pagamento da progressão da categoria será efetuado ainda este ano.

“Esse é um assunto que não é enfrentado desde 2013 e nossa administração decidiu encará-lo com transparência. Há uma comissão formada por representantes da Prefeitura que está organizando a documentação. Até abril teremos uma definição para efetuarmos o pagamento este ano. Além disso, no próximo mês, o vale-refeição que passa a ser incluído no salário dos servidores públicos.”, declarou Aguilar Junior.

Outra questão abordada pelo prefeito foi em relação às reformas nas escolas. “É um desafio ter obras junto com as aulas. Mas é para o bem estar de todos: alunos, professores, funcionários, pais ou responsáveis”, disse.

Destacou ainda a entrega das camisetas na próxima semana, no início das aulas e que será feita licitação para compra de agasalhos para o período do inverno.

Prestes a completar 19 anos de rede municipal, a Secretária de Educação, professora Márcia Paiva, agradeceu ao prefeito pela confiança e reafirmou seu compromisso com a qualidade do ensino oferecido aos alunos, como também na qualificação e atendimento aos professores e funcionários. Anunciou a implantação do diário on-line para todas as escolas que tiverem interesse, a fim de facilitar o trabalho dos professores e eliminar o uso desnecessário de papel. “Estou muito feliz de estar à frente da secretaria de Educação. Que seja um ano abençoado e muito produtivo para todos”, afirmou.

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba dá ordem de serviço para desmobilização da ATT do Barranco Alto
Prefeitura de Caraguatatuba dá ordem de serviço para desmobilização da ATT do Barranco Alto

A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nos próximos dias os trabalhos de desmobilização, incluindo avaliação ambiental e destinação correta dos resíduos acumulados na ATT (Área de Transbordo e Triagem), localizada no bairro do Barranco Alto, Região Sul do município. A ação faz parte do cumprimento da sentença exarada da Ação Civil

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 01/04/2024
#PraTodos Verem: Cena de apresentação, atores fantasiados
15° Litoral Encena – Mostra de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba está com inscrições abertas

O Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba, tradicional festival de artes cênicas que reúne artistas e grupos teatrais de várias expressões, está com inscrições abertas. A 15ª edição em 2024, ocorre entre os dias 22 e 30 de novembro e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/04/2024
Eleição o Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo
Eleição do Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo

Interessados podem participar nesta quinta-feira (18), da eleição dos conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). A votação será das 10h às 17h, na Secretaria de Turismo, no Centro. O Conselho terá composição paritária entre membros do poder público e da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, deu início essa semana à obra de reconstrução da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por fortes chuvas ocorridas no ano passado e o problema foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 04/04/2024
Tuka Bike é campeão do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal 2024
Tuka Bike é campeão do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal 2024

A grande final do Torneio Aniversário da Cidade Futsal foi realizada no último sábado (20) e trouxe uma partida emocionante entre as equipes Tuka Bike e Rio do Ouro. O jogo se manteve equilibrado no tempo normal, terminando empatado em 2 a 2. Os gols foram marcados por Luiz Gustavo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/04/2024