Pesquisar No Site

Prefeitura prorroga por mais seis meses prazo para regularização de imóveis

Publicado em: 08/02/2019
Destaques
títulos
Prefeitura prorroga por mais seis meses prazo para regularização de imóveis

A Prefeitura de Caraguatatuba prorrogou o prazo para regularização de imóveis que se enquadram na Lei nº 2.428, sancionada em 12 de julho de 2018.

A lei estabelece diretrizes, normas técnicas e procedimentos para a regularização onerosa de edificações residenciais e comerciais construídas e/ou utilizadas em desacordo com a legislação urbanística no município.

O prazo de regularização era de 180 dias (seis meses), mas a lei prevê prorrogação por mais 180 dias através de decreto assinado pelo prefeito Aguilar Junior.

Trata-se do Regulariza Imóveis, no qual estão inseridas as edificações que apresentam problemas, tais como: taxa de ocupação; coeficiente de aproveitamento; recuos frontal, lateral e de fundo; imóveis com até dois pavimentos, sendo o térreo e o primeiro pavimento; e a falta de projeto aprovado da construção. Após a aprovação do projeto de regularização pela Secretaria de Urbanismo, o Alvará de Regularização da Edificação e o respectivo “Habite-se” serão expedidos.

O benefício abrange edificações residenciais ou comerciais reformadas, ampliadas, concluídas e/ou em fase de conclusão, com área construída de até 200 m²; edificações residenciais, de cunho social (em ZEIS e Áreas Específicas), com área construída de até 100 m²; e edificações de uso misto, com área construída de até 300 m².

Todos os casos específicos serão analisados por comissão de técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

A Lei 2.428/2018 está prevista nos Artigos 229 (Inciso IV) e 239 do Plano Diretor (Lei Complementar 42/2011), que é o instrumento básico da política de desenvolvimento urbano e do planejamento municipal, além de ser obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes. Os benefícios da legislação têm seis meses de vigência e podem ser estendidos por mais seis meses, a partir da data de publicação.

Em caso de dúvidas, o munícipe deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Urbanismo, através do telefone (12) 3886-6060.  O endereço é Av. Brasil, 749 – Sumaré.

Documentação

Os interessados em regularizar sua edificação devem apresentar pedido na Seção de Protocolo Geral da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, juntando-se os seguintes documentos: cópia simples do RG e do CPF, ou, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no caso de pessoa física; cópia simples do CNPJ e do Contrato Social, no caso de pessoa jurídica; cópia simples do comprovante de endereço do requerente; procuração específica, com firma reconhecida em Cartório, caso o requerente não seja o proprietário/possuidor do imóvel a ser regularizado; cópia simples do demonstrativo de lançamento do carnê de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); cópia simples da matrícula do imóvel atualizada, se houver, ou da escritura ou do instrumento de compromisso de compra e venda, cessão de direitos possessórios, com firmas devidamente reconhecidas em cartório; três vias do projeto de construção, assinadas pelo proprietário/representante legal e pelo profissional devidamente habilitado, com prova de responsabilidade técnica Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou  Registro de Responsabilidade Técnica (RRT); Termo de Declaração e Responsabilidade – Regularização de Construção, conforme o ANEXO III da Lei 2.428/2018, link (https://caraguatatuba.legislacaocompilada.com.br/Arquivo/Documents/legislacao/html/L24282018.html); e, demais documentos relativos à regularização, caso necessários.

Social

Os proprietários de imóveis estritamente residenciais inseridos em Zonas Especial de Interesse Social (ZEIS) e Áreas Específicas, com área construída inferior a 100 m² (cem metros quadrados), têm direito a isenção da 1 VRM/m² (50% do valor cobrado para imóvel estritamente residencial) após cumprir as seguintes exigências, cumulativamente: comprovação de renda familiar de até três salários mínimos, conforme Declaração de Renda – Anexo I da Lei 2.428/2018, link (https://caraguatatuba.legislacaocompilada.com.br/Arquivo/Documents/legislacao/html/L24282018.html); e ser proprietário de um único imóvel urbano ou rural no município; não possuir débito com a Prefeitura de Caraguatatuba; além de apresentar os documentos: certidão negativa de débitos, emitida pela Prefeitura, em nome do responsável/proprietário e do seu cônjuge; certidão negativa de propriedade de imóvel, emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis de Caraguatatuba, em nome do responsável/proprietário e do seu cônjuge; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), do responsável/proprietário e do cônjuge (todos os moradores da residência);  extrato do benefício de aposentadoria ou o informe de rendimentos da aposentadoria do responsável/proprietário e do seu cônjuge; e, qualquer outro documento oficial apto a comprovar a renda do responsável/proprietário e do seu cônjuge.

Quem não possuir comprovante de renda, pode apresentar a Declaração de Autônomo, com firma reconhecida em cartório, conforme o ANEXO II da Lei 2.428/2018, link (https://caraguatatuba.legislacaocompilada.com.br/Arquivo/Documents/legislacao/html/L24282018.html).

A Prefeitura de Caraguatatuba fica na Rua Luiz Passos Júnior, 50 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8100 (Protocolo). O horário de atendimento ao público é das 9h às 16h30.

VRM’s/m² 

A regularização ocorre mediante o pagamento de multa em Valor de Referência do Município (1 VRM= R$ 3,48) pelo interessado, conforme a metragem quadrada da edificação a ser beneficiada pela lei, sem prejuízo da responsabilidade e do recolhimento de eventuais tributos, multas e despesas administrativas devidos, na forma seguinte: imóvel estritamente residencial, multa no valor correspondente a 2 VRM/m²; imóvel comercial ou de uso misto, multa no valor correspondente a 3,5 VRM/m²; e imóvel residencial de cunho estritamente social, multa correspondente a 0,2 VRM/m².

Para as residências inseridas nas Zonas Especial de Interesse Social (ZEIS) e Áreas Específicas, conforme o estabelecido no Plano Diretor do Município de Caraguatatuba, aplicam-se multas equivalentes a 1 VRM/m² (50% do valor cobrado para imóvel estritamente residencial).

Não passível de regularização

Ainda segundo a lei, não será regularizada a edificação que cause impacto negativo à vizinhança; ao meio ambiente e/ou à ordem urbanística; em ruína; que esteja interferindo ou impactando negativamente o sistema viário local; que interfira ou dificulte a implantação de logradouros e demais obras e construções públicas; que não satisfaça as mínimas condições de habitabilidade, salubridade e segurança; cujo interessado não apresente documento probatório da posse ou da propriedade em seu nome; inserida em área com embargo judicial, salvo se houver decisão em contrário; construída sobre faixas de segurança ou sob linhas de alta tensão; construída sobre faixas de domínio de rodovias; inserida em área de preservação permanente ou área pública; integrante de unidade autônoma em condomínios horizontais e verticais; e inserida em área de risco, conforme o definido nos estudos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e/ou estabelecido pela Defesa Civil.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Equipes Sub 15 e Sub 16 do Caraguá Basktball estreiam na Liga Paulista
Equipes Sub 15 e Sub 16 do Caraguá Basktball estreiam na Liga Paulista

Os meninos que representam a equipe de base do basquete da cidade (Caraguá Basketball) fizeram a estreia no sábado (16/03) na Liga Paulista, nas categorias sub 15 e sub 16. Depois de longos três meses de treinamento, muita dedicação e comprometimento, o time abriu o campeonato com uma vitória contra

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 19/03/2024
Prefeitura abre inscrições para workshop de técnica de vendas na próxima semana
Prefeitura abre inscrições para workshop de técnica de vendas na próxima semana

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza de 25 de março a 4 de abril, inscrições para jovens entre 16 e 29 anos que queiram participar do workshop de técnicas de vendas. Serão disponibilizadas 40 vagas e o objetivo é qualificar esse público para o primeiro emprego. Durante o curso, os jovens

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 18/03/2024
Travessão recebe 3º mutirão contra dengue neste sábado
Travessão recebe 3º mutirão contra dengue neste sábado

A Prefeitura de Caraguatatuba continua com os trabalhos para conter o avanço dos casos de dengue e alertar a população, por isso, um terceiro mutirão será realizado neste sábado (23), desta vez, no bairro Travessão, na região Sul. A mobilização prevê o envolvimento de diversas pessoas, numa força tarefa que

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 19/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza sinalização de solo em ruas do Indaiá
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza sinalização de solo em ruas do Indaiá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop), promove a revitalização de diversas sinalizações de trânsito no bairro do Indaiá, região central da cidade. Nas avenidas Maranhão e Minas Gerais, foram demarcadas vagas para estacionamento destinadas a idosos e Pessoas com Deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 06/03/2024
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol tem jogos válidos pelas quartas de final neste domingo
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol tem jogos válidos pelas quartas de final neste domingo

Quatro jogos serão disputados pelas quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo neste domingo (24/3). No campo do Morro do Algodão, a partir das 11h tem a disputa entre EC Primavera e EC beira Mar, valendo uma vaga nas semifinais. Logo depois, às 13h, Pegorelli

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024